NOVO! Nova revista digital Leia mais

Vendas S/A

01 de Outubro | Dia do Vendedor – especialista explica que, antes de vender, é preciso entender e encantar o cliente

4 Mins read

Autor do best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes’ dá dicas importantes para impulsionar as vendas

POR:  duetto comunicação

Comemorado anualmente em 01 de outubro, há mais de 80 anos, o Dia do Vendedor ganhou data específica para ser celebrado e, o verdadeiro profissional desta área, mais do que vendedor, é um artista, que além de atender, deve se especializar na arte de encantar.

Para o especialista em vendas, Erik Penna, de fato, o primeiro passo num processo de vendas é o atendimento e, de acordo com ele, não adianta querer vender sem antes entender e encantar o cliente. “Se assim o fizer, o vendedor ganhará além das vendas, pois conquistará divulgadores orgânicos do seu trabalho, que serão os multiplicadores e vendedores gratuitos para a empresa”, explica.

Mas, como prestar um atendimento de excelência? Erik enfatiza que a resposta é bem simples: é preciso investir constantemente em treinamento, avaliação e motivação, já que, a repetição é a melhor forma de aprendizagem para o ser humano.

Pode parecer clichê, mas, quer distinguir um vendedor vencedor de um perdedor? É fácil, pergunte o motivo do seu insucesso. Os medíocres fogem da responsabilidade e atrelam seu insucesso a algum fator externo, já os verdadeiros campeões olham para dentro de si e buscam internamente uma forma de aprimorar e vencer. E, assim, encaram suas dificuldades com persistência e resiliência, superam suas adversidades com disciplina e foco, conquistam suas metas e, não por acaso, chegam merecidamente ao topo.

O atendimento é uma das partes mais importantes na jornada de compra do cliente, e é esta etapa a grande responsável, por exemplo, em concretizar ou derrubar uma venda. Em seu mais novo lançamento, ‘A Arte de Encantar Clientes’, obra que já é best-seller e, segundo a Publishnews, está entre os 3 livros de negócios mais vendidos do país, Erik dedica alguns capítulos para discutir esta espetacular profissão e falar sobre a importância de se surpreender um cliente e conseguir encantá-lo, além de dicas de ouro para o sucesso de promissoras vendas.

Quer impulsionar as vendas? Confira abaixo, com quem entende do assunto, se você está incorporando o perfil de um vendedor de sucesso:

1- Você gosta de pessoas?

É imprescindível gostar de gente, de ajudar e inspirar as pessoas, de se relacionar levando soluções e ideias que melhorem a vida dos clientes. É preciso gostar do produto que vende e conhecer bem o que vai oferecer, afinal, ninguém ama aquilo que não conhece.

2- Costuma perguntar antes de oferecer?

Saber perguntar para entender e só depois atender a real necessidade do cliente é a forma mais efetiva de proceder. Alguns vendedores não se sentem à vontade para fazer perguntas e alegam que os clientes não apreciam esta prática. De fato, algumas pessoas não gostam de ser questionadas, mas duas dicas podem resolver isso: a) pergunte em tom de bate-papo e não de interrogatório; b) justifique as perguntas, ou seja, avise o cliente que fará algumas questões para conseguir entender melhor a necessidade dele e, de acordo com as respostas, você poderá buscar a melhor opção e condição monetária. Pronto! Sabendo disso, muitos clientes sentirão que serão beneficiados e responderão bem mais motivados.

3- Está escutando o seu cliente?

Escute mais e fale menos! Com o passar do tempo, o profissional de vendas que atua com excelência evoluiu e aprendeu que não adiantar mais falar, falar, falar e vencer o cliente pelo cansaço ou com alguma mentira. Ele precisa dizer a verdade e escutar para descobrir a melhor sugestão para apresentar. O mercado no passado valorizava o vendedor que falava bastante, mas hoje isso mudou. Diversas empresas preferem o vendedor introvertido, aquele que fala menos, mas escuta atentamente e responde de forma assertiva. O falastrão que engana os clientes para vender a qualquer custo está fadado ao fracasso, pois o peixe morre pela boca.

4- Investe em treinamentos?

Treinar continuamente. Antigamente, um vendedor fazia meia dúzia de cursos e, com algum tempo de trabalho, já se apresentava como um expert das vendas. O treinamento já é o terceiro fator mais valorizado na hora de reter talentos nas organizações. Hoje, quando realizo palestras motivacionais e treinamentos de vendas em diversas empresas e entidades por todo o Brasil, percebo que o nível de interesse por parte do funcionário com a capacitação aumentou consideravelmente, afinal, quem acha que sabe tudo na verdade não sabe nada.

5- Como estão suas metas?

Supere as metas! Elas existem para serem ultrapassadas! Walt Disney disse certa vez: “A diferença entre ganhar e perder é muitas vezes…não desistir”. Mas você já reparou como as pessoas desistem facilmente das metas quando elas começam a ficar difíceis? Meta fácil qualquer um bate, mas para metas difíceis chame um campeão, pois ele é incansável, corajoso, persistente e só sossega quando atinge seu objetivo. O ser humano tende a ficar na zona de conforto, mas os grandes vitoriosos fogem desta cilada mortal e buscam sempre novos desafios.

obre Erik Penna

Com uma promissora atuação no segmento de empreendedorismo em todo o país, além de atuações também no exterior, os serviços oferecidos por Erik representam hoje o 1º lugar no Brasil em busca orgânica do Google como “Palestrante em Excelência no Atendimento”, além do canal no YouTube ter batido a marca de mais de 1 milhão de views.

Seu currículo engloba MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Administração e Marketing, Gestão Escolar e Graduação em Economia além dos cursos de capacitação internacional no Instituto Disney, Universidade Tampa e Boston College. Erik também é autor dos livros: A Divertida Arte de Vender (Vendas), Motivação Nota 10 (Motivação), O Dom de Motivar na Arte de Educar (Motivação na EDUCAÇÃO), 21 Soluções para Impulsionar o seu Negócio (Empreendedorismo), Atendimento Mágico – Como Encantar Clientes (Atendimento – inspirado Case Disney), entre outros.

 

Erik já participou como especialista em empreendedorismo no programa É de Casa da TV Globo.

www.erikpenna.com.br

Related posts
Vendas S/A

Fórum das Locadoras vai debater a venda online de veículos

1 Mins read
ABLA confirma J.R. Caporal, CEO da MegaDealer e presidente da Auto Avaliar, entre os palestrantes do Fórum Internacional das Locadoras POR AGÊNCIA…
Vendas S/A

Tutty Kids é o mais novo e-commerce de itens infantis diferenciados

2 Mins read
Tutty Kids vai comercializar roupas, calçados, maquiagens e acessórios para crianças POR CONECTE COMUNICAÇÃO   Brincar com a maquiagem da mãe, tia ou…
Vendas S/A

Conheça 4 erros que vendedores cometem e como superar cada um com as vendas outbound

3 Mins read
POR: PIAR COMUNICAÇÃO  Vender envolve diversos detalhes, como técnica, habilidade e estratégia, e em um cenário de pandemia e com a concorrência…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.