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A jornada da gamificação: da seleção, treinamento, contratação, até as vendas

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Uso da gamificação está se tornando essencial já que 61% dos que participaram de treinamentos convencionais se sentem entediados e improdutivos (Pesquisa da TalentLMS)

POR: Queissada Comunicação

A melhor maneira de levar a empresa ao caminho do sucesso é apostar em novos processos que tragam mais resultados eficientes. De certa forma, as novas tendências da tecnologia estão inspirando novos caminhos para solidificar essa missão de crescimento. A gamificação vem para apoiar a jornada de uma empresa, tornando mais simples e interativos processos como seleção, treinamento/operações e vendas.

 

“venda” está inserida na jornada da gamificação, que auxilia na melhora da performance do vendedor, por meio de mecanismos básicos. Segundo dados coletados pela Review (site de avaliações de produtos), 42,95% dos colaboradores gostam de usar elementos de jogos em seus trabalhos e 72% dos profissionais relatam que a gamificação incentiva-os a se dedicarem mais aos seus trabalhos.

 

Para Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, entregar na mão do funcionário o acompanhamento gamificado de seus objetivos é a maneira mais inteligente de atingir melhores resultados. “Já faz 8 anos que estamos colhendo o sucesso de implantar na Coca-Cola FEMSA uma estratégia de gamificação que usa um aplicativo capaz de medir a produtividade dos colaboradores e premiá-los por bons resultados. Foi um grande sucesso unir o Marketing de Incentivo com uma campanha muito interativa. Foi revolucionário para o mercado”, relatou Carvalho.

 

A gamificação é o uso de mecânicas de jogos para engajar, aperfeiçoar comportamentos e facilitar um aprendizado, tornando conteúdos complexos mais flexíveis e simples, não necessariamente associados a jogos. Por esta razão, muitas empresas vêm aplicando a gamificação nos seus processos. De acordo com a pesquisa do Google, o termo “Gamificação” apresentou 87% de buscas no dia 08 de abril de 2022, enquanto no mesmo dia do mês de março apresentou 31%, um crescimento de 56%.

 

Nos “processos de operações” dentro das empresas, a Gamificação também é essencial para manter um fluxo mais dinâmico e ao mesmo tempo sincronizado. A estratégia é usar elementos dos jogos em situações corriqueiras, com o propósito de aperfeiçoar a equipe para a realização de uma tarefa. A gamificação está envolvida tanto nos ambientes corporativos, quanto nas aulas de especialização e de lógica. Uma pesquisa da TalentLMS (sistema de gerenciamento de aprendizado premiado) feita com 900 trabalhadores, de 2019, destacou que 83% dos trabalhadores se sentiram motivados em cursos gamificados. Já 61% dos que participaram de treinamentos convencionais se sentiram entediados e improdutivos.

 

Continuando na jornada da gamificação, encontramos o “treinamento”, que também é parte importante do sucesso de uma empresa. Tanto para selecionar pessoal quanto para treinar uma equipe, a Minds Idiomas é referência nesse tipo de assunto ao estabelecer a gamificação. “Promover novas formas de treinar ou de criar novas atividades educacionais não precisa ser um desafio, já que a tecnologia está sendo um aparato essencial nos dias de hoje. Nós, da Minds, utilizamos as estratégias da Gamificação durante a seleção de novos colaboradores, nos treinamentos e nas aulas do curso. É algo que nos traz resultados positivos a nossa rede de franquia”, relatou Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas.
Confira a jornada de gamificação de cada uma das empresas citadas:

  • Incentivar – Empresa de tecnologia em incentivo (Jornada Gamificação: Venda)

A Coca-Cola FEMSA e a Coca-Cola Solar BR, através da plataforma de Incentivo com o modelo Saas (Software as a Service), possuem o suporte do Marketing de Incentivo desde a concepção da campanha/planejamento, sustentação através da comunicação, insights de sucesso baseados em dados, até o suporte aos participantes e gestores do catálogo de prêmios. Através do software de incentivo, houve um aumento de participantes de 34% em uma das campanhas da Coca-Cola, que gerou também premiações que atenderam 59% dos participantes da Campanha FP (Fábrica de Pontos) da Coca-Cola FEMSA, apresentando um aumento de 4% em 2021 em relação ao ano anterior. “Estruturamos a maior campanha de incentivo no que resultou na maior quantidade de premiados (melhores performances de vendas) na história da Coca-Cola FEMSA, por meio da Copa KOF”, relata Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar. A empresa de software de incentivo possui modelos de incentivo para todos os tamanhos de empresas. Através de uma metodologia inteligente é possível aumentar o engajamento dos funcionários e facilitar a mensuração dos resultados. Saiba mais, aqui!

  • Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos (Jornada Gamificação: Processos operacionais e Educação)

A Gamificação cria um ambiente que permite que o estudante aperfeiçoe muitas competências necessárias para a vida. Por meio dos jogos, os alunos aprendem que os erros fazem parte dos desafios e desenvolvem a persistência para continuar a seguir a favor de seus objetivos. O Cebrac possui os cursos de Criação de Aplicativo e Criação de Games, em 22 unidades de franquia espalhadas pelo Brasil.

  • Minds Idiomas – Centro de formação da língua inglesa (Jornada Gamificação: Seleção, Treinamento e Educação)

O mundo dos jogos permite que uma criança desenvolva mais rapidamente o lado da criação, colaborando na construção da educação, tanto para aprender um novo idioma como o inglês, como tornar o raciocínio mais rápido. Além disso, a Minds Idiomas seleciona candidatos através de boardgames e games online. A gamificação ajuda a desenvolver mais a criatividade do aluno e do professor, e possibilita criar aulas mais atrativas. Muitas pessoas se interessam por games, e unir o aprendizado ou processos de trabalho ao jogo é fundamental. Segundo a Pesquisa Game Brasil, o público de jogos sobe para 74,5% no país. A Minds Idiomas possui cursos para o público. Saiba mais, aqui!

 

As vantagens de inserir a gamificação na sua empresa são de: aumentar a competição saudável entre os vendedores, no que estimula em atingir mais vendas; reconhecer a performance dos melhores vendedores; evitar o desgaste emocional do gestor durante uma avaliação e/ou de promover motivação; estabelecer um clima mais harmônico; e possibilitar ao gestor realizar um feedback mais eficiente.

 

Sobre a Incentivar

A empresa de software de incentivo, Incentivar, está há 3 anos no mercado colaborando com o sucesso das empresas através do Marketing de Incentivo, uma plataforma feita para engajar, premiar pessoas e ajudar empresas a usarem seus dados de forma estratégica e inteligente. Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, e com experiência em marketing há mais de 10 anos, conta com uma equipe de 50 colaboradores, em São Paulo. A Incentivar está dentro das melhores empresas/marcas, como: Coca Cola, Creditas, Hypera, Sicoob, Wizard, Cogna, Unimed, dentre outras. A empresa de software de incentivo vem ditando os avanços do mercado e é referência em inteligência de dados para equipes, a curto, médio e longo prazo.

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