NOVO! Nova revista digital Leia mais

Tecnologia S/A

A Construção Offiste chegou para ficar

2 Mins read

POR Paulo Salvador,

CEO da Modularis Offsite Building –  www.modularis.com.br

É possível reunir economia, agilidade, modernidade e sustentabilidade em um só projeto de construção ? Sim, isso se chama arquitetura modular ou offsite. Em outras palavras, a industrialização da construção. Acompanhando as mudanças do mundo e da sociedade, essa é uma área que também busca inovação e eficácia em tempo integral. A Tecnologia e o uso de novos recursos e processos têm permitido inserir os seculares canteiros de obras no ambiente disruptivo. A incorporação de métodos produtivos industriais, somados a  softwares e o uso do aço de maneira otimizada tornou realidade uma construção cada dia mais sustentável e inteligente.

A base dessa revolução começa  por algumas frentes.Toda modelagem dos projetos é feita dentro do BIM (um verdadeiro espelho digital do prédio que será construído que permite especificar o uso dos materiais locais de instalações elétricas e correções de patologias futuras) e a Construção Enxuta (Lean Construction), um método produtivo originado pela Toyota que otimiza toda cadeia de fornecedores bem estabelecida e otimiza desperdícios. Quem abraça a construção offsite  precisa cumprir essas etapas, de ponta a ponta – estruturar-se tecnologicamente, investir em pesquisas e no desenvolvimento de parcerias que possam amparar a esteira produtiva.

Segundo relatório da Reportlinker, a construção offsite  tem potencial para alcançar a casa dos US$ 51,9 bilhões até 2025, globalmente. Outra consultoria, a McKinsey, confirma o horizonte positivo. Segundo seus levantamentos, esse mercado representou, em 2020, US$ 82,3 bilhões com crescimento global de 5,5% ao ano (quase o dobro do crescimento da construção civil) . Não à toa, a construção offsite atrai cada vez mais o interesse dos novos profissionais, sejam eles engenheiros, arquitetos, incorporadoras e demais elos da cadeia, na especialização desse método. As oportunidades são imensas para quem quer começar.

Economia com qualidade

Uma outra pesquisa recente da McKinsey & Company aponta que a construção modular apresenta, em média, uma redução de até 20% nos custos de forma geral. Os processos e tecnologia empregados nesse sistema construtivo contribuem para a redução de desperdícios (podendo ser de até 5 vezes menos que o de uma construção convencional). Ou seja, a construção offsite traz vantagens não somente para o orçamento, mas reduz muito o impacto ambiental gerado durante a execução da obra e permite uma entrega mais rápida. Outro estudo, realizado pela da  Modular Building Institute (MBI), mostra que a entrega de uma edificação modular costuma ser de 30% a 50% mais rápida em comparação aos métodos tradicionais.

Já temos bons exemplos no Brasil. O Edifício Level, que fica em Tubarão (SC) e é o maior prédio modular da América Latina e que foi totalmente fabricado offsite, foi inteiramente montado no canteiro, em menos de 100 dias. O mesmo é possível em outros segmentos, como varejo, por exemplo. Na empresa que lidero, há pouco tempo, entregamos 150 lojas modulares para o maior fabricantes de chocolates do Brasil. Lojas flexíveis, modernas e entregues em tempo recorde, com a funcionalidade adequada para cada destino.

A construção offsite é o futuro presente. Ela integra qualidade, prazos e custos além de conforto acústico e térmico, sem sacrificar uma verdadeira liberdade arquitetônica. E tudo isso com o máximo respeito ao meio ambiente. Bem vindos aos novos tempos da construção e  ao incrível mundo da construção offsite.

Crédito: divulgação

Related posts
Tecnologia S/A

EDTECH RESILIA OFERECE OPORTUNIDADE DE CURSO NA ÁREA DA TECNOLOGIA

3 Mins read
As duas últimas turmas do curso de Desenvolvimento Web contarão com apoio de empresas parceiras: O iFood irá subsidiar auxílio financeiro para candidatos em…
Tecnologia S/A

O desafio da transformação digital

2 Mins read
Por Rodrigo Curcio Graças a Deus eu escutei a minha mãe! Ela dizia: “Para quem não sabe o que procura, quando acha…
Tecnologia S/A

Benefício do omnichannel na experiência do cliente

3 Mins read
POR Clóvis Souza  Do ano passado para cá, a tecnologia, que já estava presente em muitos processos no cotidiano das pessoas, ganhou ainda mais força….
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.