[radio_player id="1"]

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/economiasacom/public_html/wp-content/themes/inhype/inc/templates/post-header/post-header-image-2column.php on line 8
Moeda Forte

A indústria química é uma vocação do ABC

2 Mins read

POR: João Luiz Zuñeda

Quando estamos descrevendo os mercados com os quais a indústria química se relaciona, um amplo e diversificado espectro se abre. A gama de produtos vai de tintas para automóveis, eletroeletrônicos e embalagens, até produtos plásticos e artefatos de borrachas para as mais diversificadas aplicações. Podemos citar também matérias-primas para cosméticos, medicamentos, limpeza doméstica, assim como a base para os fertilizantes no agronegócio. Todos, produtos presentes, de diferentes formas, no nosso dia a dia.

Como um dos principais centros industriais do Brasil, o ABC, representa um valor econômico muito importante para o setor químico e petroquímico, com faturamento agregado de R$ 58,8 bilhões em 2018. Vocação importante da região, a indústria química agregada representa 10,5% deste setor no Brasil. É também a base para muitas outras cadeias produtivas em todo o estado, tendo contribuição positiva na geração de empregos, com cerca de 37 mil postos de trabalho.

A redução de faturamento das empresas locais e, inclusive, o fechamento de algumas, reflete a diminuição de 12,1% no valor deflacionado do faturamento agregado no período de 2013 a 2018. Uma queda de 2,5% ao ano, que impactou a maioria das pequenas e médias empresas. Porém, neste mesmo período de análise, cresceram as empresas fabricantes de petroquímicos básicos e resinas do Polo Petroquímico do Grande ABC, que tem se apresentado como alicerce da economia local.

Empresas como a Braskem e a Oxiteno fizeram com que a participação do Polo Petroquímico em relação ao total da indústria química agregada passasse de 13%, em 2013, para 16%, em 2018. Neste cenário, crescem também as empresas de tintas, esmaltes e vernizes, por exemplo. A geração de emprego é destaque e o valor econômico é muito importante. O número de empresas atuantes na região também segue sendo relevante.

Outro ponto que merece destaque na indústria química do Grande ABC é a sua produtividade. Mesmo com a crise econômica, o desempenho do trabalho na região cresceu mais do que a média nacional. A eficiência da indústria química agregada brasileira cresceu 7,3% no período 2013 a 2018, contra 21,3% no ABC. Ou seja, quase três vezes a média brasileira. Além disso, o salário médio mensal do setor na região é 50% maior que a da indústria de transformação do estado. Isto é riqueza econômica, tanto para as empresas quanto para a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Os desafios do setor ainda são muitos, assim como suas oportunidades de crescimento. Esta é uma região privilegiada, considerada base do crescimento industrial brasileiro. E, para seguir avançando, a indústria de transformação e química do ABC precisa ter custo de energia competitivo, que hoje ainda é elevado em relação aos padrões internacionais de competitividade. Os Estados Unidos, por exemplo, deram novo ânimo para sua indústria por meio da queda de custo de energia, valorizando o gás natural. Esta mesma matéria-prima está disponível no Brasil e pode gerar energia competitiva. Um dos desafios do ABC neste setor é se manter na discussão para a liberalização do mercado de gás natural no Brasil, com o protagonismo que lhe cabe, ampliando as possibilidades de matérias-primas para seu setor químico e trazendo competitividade para sua cadeia de transformação. Vocação a região já tem.

*João Luiz Zuñeda, sócio-fundador MaxiQuim

Related posts
Moeda ForteUncategorized

Ana Chaves, psicoterapeuta explica a importância de eventos para fortalecer os relacionamentos corporativos

2 Mins read
Falar de eventos corporativos é estar a frente de inúmeras possibilidades de realizações O evento pode acontecer em um hotel, em um…
Moeda Forte

Wepink fatura R$ 40 milhões somente no mês de julho

1 Mins read
Marca contou com três lançamentos neste período e já vendeu mais de 2,7 milhões de produtos na metade do ano de 2023…
Moeda Forte

Coca-Cola América Latina anuncia campanha "Somos Muitos" para celebrar o papel das pessoas nas mudanças positivas

6 Mins read
Campanha visa reforçar o compromisso de inovar e oferecer novas soluções aos desafios existentes por meio do empoderamento econômico, Mundo Sem Resíduos…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/economiasacom/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349