NOVO! Nova revista digital Leia mais

Beleza S/A

A Telemedicina como peça fundamental no enfrentamento do Covid Longo

2 Mins read

POR: Carolina Lara

Motivo de preocupação para os profissionais de saúde, a Síndrome do Covid Longo vem se mostrando uma realidade. O Covid longo, de acordo com o NICE (The National Institute for Health and Care Excellence) é definido por sintomas que persistem ou se desenvolvem após a fase aguda do COVID e não podem ser explicados por outras causas. A síndrome pós-aguda da COVID-19 pode ser divida em dois momentos, o primeiro que se estende entre 04 e 12 semanas do início dos sintomas gripais e o segundo, a partir de 12 semanas do início dos sintomas.

Dra Ana Vicenzi, Médica e CEO da Telehybrida, startup de inteligência na construção de serviços em telessaúde, ressalta que os estudos mostram que essa condição pode afetar um grande espectro de pacientes, desde aqueles que desenvolveram casos leves até os que evoluíram para a formas mais severas da doença. “Os pacientes continuam tendo sintomas como fadiga, cansaço persistente e principalmente sintomas neuropsiquiátricos como transtorno de estresse pós-traumático, depressão, alterações cognitivas, alteração de memória que podem comprometer muito a qualidade de vida da pessoa e também sua capacidade para voltar ao trabalho”, enumera.

Segundo a Médica, um dos principais fatores de risco que a comunidade de saúde tem observado para o desenvolvimento dessas complicações é o fato da pessoa ter sido hospitalizada. “É importante desenvolver uma conscientização de que a Síndrome do Covid Longo é uma realidade e o paciente precisa ser assistido em um processo de cuidado através de uma equipe multidisciplinar, analisa.

A Telehybrida entende que a Telessaúde pode complementar a jornada do paciente, sendo parte fundamental no processo de entrega de saúde de qualidade. Dra Ana Vicenzi ainda ressalta que “Em um país de dimensões continentais como o Brasil com uma distribuição heterogênea de Médicos, conforme nos mostra a Demografia Médica, ampliar o acesso a profissionais de saúde mostrou-se fundamental na pandemia e vai continuar sendo necessário com a chegada do COVID Longo.”

Yung Gonzaga, Médico Hematologista e coordenador da residência de Hematologia do INCA-RJ – Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro, acredita que seja uma recomendação muito importante para qualquer pessoa que tenha sido hospitalizada por Covid-19 e tenha desenvolvido sequelas neurológicas, psiquiátricas, emocionais, que após a alta, depois de um tempo não muito longo, procure o médico para monitorar o desenvolvimento desses sintomas e caso seja necessário, haja uma intervenção para que eles não se prolonguem e se tornem crônicos.

Sobre a Dra Ana Caroline

Dra. Ana Vicenzi é Médica, Facilitadora para Telemedicina na comunidade Médica, CEO & Founder da Telehybrida. Recentemente, a Dra. Ana esteve no Vale do Silício, na Califórnia – EUA, para se aprofundar no processo de Inovação em Saúde e na incorporação de novas tecnologias. Com atuação na área de Gestão em Saúde, Inovação e Empreendedorismo, a Médica também atua como Mentora de Telemedicina do Hospital Moinhos de Ventos além de professora e palestrante.

Sobre a Telehybrida

A Telehybrida, startup de Inteligência na construção de serviços em Telessaúde, conecta equipes de saúde capacitadas para atendimentos remotos com fluxos individualizados para os seus pacientes.  Entendemos o atendimento remoto como parte complementar de uma jornada Hybrida do paciente no sistema de saúde, em especial, por gerar acesso de qualidade em um país de dimensões continentais, como o nosso Brasil. Nascemos com a percepção de que saúde se faz localmente e há necessidade de conectar pacientes com profissionais de saúde alinhados com as demandas específicas da população atendida. Para mais informações, acesse https://telehybrida.com.br/

Related posts
Beleza S/A

Massagem manual ajuda contra a flacidez facial?

1 Mins read
POR: Rovella & Schultz Boutique Press Interactive  O envelhecimento facial é um processo natural, mas que acarreta em algumas alterações na pele,…
Beleza S/A

Ticiane Pinheiro é a nova embaixadora da marca Ad Clinic

5 Mins read
Godiva Propaganda está à frente da Campanha “Clínica de estética não é tudo igual” POR: Queissada Comunicação A escolha pela apresentadora vai…
Beleza S/A

Especialista fala sobre produto utilizado por Neymar

4 Mins read
POR: Conecta Agencia Taís Araújo, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, a cantora Anitta e o jogador Neymar. Você já deve ter visto esses…
Fique por dentro das novidades

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpriendentes.