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Quais as 11 melhores dicas para expandir o negócio e aumentar as vendas? Por Claudio Lasso Ceo Sapri Consultoria

5 Mins read

Hoje vou falar sobre formas de você expandir seu negócio. Segue as dicas explicadas nos tópicos seguintes podem ser aplicadas por negócios de qualquer tamanho e tipo, mas elas são voltadas para negócios que ainda têm bastante espaço para crescer em seus mercados.

1. Estude o mercado

O primeiro passo é questionar a praticabilidade de expansao. Você, certamente, já conhece muito bem o seu segmento. Ainda assim, fazer uma análise de mercado é necessário para evitar riscos, ser mais assertivo e aumentar vendas.

Esse estudo consiste em verificar diferentes aspectos do setor em que a empresa atua, como:

• se ocorrerão impactantes transformações nele;

• quais são as tendências e tecnologias que poderão impactá-lo;

• expectativas sobre o seu futuro, como o crescimento do ramo de atuação;

• qual é o comportamento atual dos clientes e se eles mudarão com o tempo.

Por exemplo, se houver um acontecimento externo ou surgimento de uma tecnologia desrupituva que mudará muitos aspectos do setor, então você precisará investir na adaptação do seu negócio antes de trabalhar sua expansão.

Isso aconteceu com o surgimento do Uber, por exemplo, que fez com que negócios de mobilidade urbana precisassem inovar e criar diferenciais para se manterem competitivos.

2. Faça uma análise interna

Depois de estudar os fatores externos é hora de olhar para dentro da sua empresa. O lucro médio nos últimos três anos é uma questão que deve ser observada com cuidado, pois indica a estabilidade financeira da organização.

Além disso, você precisa avaliar, também, se a empresa tem estrutura suficiente para a expansão, como, por exemplo, volume de estoque, pessoal e suporte. Um sistema ERP pode ajudar na tomada de decisões, pois fornece dados importantes que ajudarão na gestão do seu empreendimento.

Outro aspecto importante relacionado ao ERP que impacta na análise interna é a criação de escalabilidade, que é a capacidade aumentar suas vendas, operações, quantidade de lojas e outros fatores sem elevar os custos na mesma proporção.

3. Escolha um modelo de expansão

Feita essa análise, é o momento de decidir como expandir sua empresa. Existem muitas formas de você aumentar as vendas da sua empresa, entre elas:

• abrir uma filial: essa costuma ser a primeira opção que vem à mente, mas deve ser avaliada com cuidado. É importante que a empresa tenha um lucro consistente e venha apresentando crescimento constante ao longo dos últimos anos;

• montar um sistema de franquias: se a sua marca é bem consolidada, uma boa alternativa é expandir por meio de franquias. Assim, você não assume as despesas do investimento;

• licenciar o seu produto: vender a licença para a fabricação do seu produto pode ser uma boa forma de aumentar os lucros. É uma alternativa ao sistema de franquias, já que o isenta dos custos extras e você lucra com os royalties pagos pelos associados;

• adquirir ou fundir com outra empresa: comprar ou se unir a outra empresa é uma boa forma de ganhar mercado e aumentar o alcance da sua. Entretanto, esse é um investimento que deve ser avaliado com cuidado;

• montar um e-commerce: expandir o seu negócio para o ambiente virtual é uma forma simples, rápida e econômica para aumentar as vendas.

Existe uma série de ferramentas e recursos para tornar esse projeto viável, mas fique atento, apesar desses modelos de expansão serem mais prático, eles também exigem um bom planejamento!

4. Realize um planejamento estratégico

Expandir um negócio é quase como começar um novo empreendimento — a diferença é que agora você tem mais bagagem.

Portanto, fazer um planejamento estratégico é fundamental para que a sua expansão tenha sucesso. Atualizar o seu plano de negócios também é uma ação importante nesse processo, assim como criar um bom plano de marketing e uma projeção financeira para a sua empresa.

5. Estabeleça metas claras

Há gestores que simplesmente dizem para seus funcionários venderem o máximo possível, mas esse é um grande erro, pois o pessoal não ficará motivado a buscar novas vendas, melhorarem suas técnicas e superar expectativas. Podendo utilizar metodologias como OKR e SMART.

Elaborar boas metas é crucial para potencializar vendas.Essa última consiste em garantir que as metas sejam dotadas das seguintes 5 qualidades:

• S (specifics ou específicas): diretas e claras;

• M (measurable ou mensuráveis): possível de verificar o progresso;

• A (attainable ou atingível): a meta não deve ser impossível de ser batida;

• R (relevant ou relevante): trazer resultados reais à empresa;

• T (time-based ou temporal): ter um prazo limite para ser atingida.

Lembre-se de estabelecer recompensas adequadas para incentivar os colaboradores a atingirem tais metas. Isso significa que nem sempre o pagamento em dinheiro será o prêmio ideal, alguns funcionários podem preferir ganhar dias de folga, por exemplo. Faça reuniões com o pessoal e colete opiniões sobre as melhores compensações pelo atingimento das metas.

6. Conheça bem seu público-alvo

Todas as ações de vendas devem ser direcionadas aos seus clientes, por isso é fundamental que você tenha uma descrição detalhada sobre o público-alvo. Entre o que deve ser analisado está:

• idade média;

• grau de instrução;

• gênero predominante;

• poder aquisitivo;

• classe social;

• localização;

• hábitos de consumo;

• canais de comunicação mais utilizados.

Também é crucial verificar se há mudança no comportamento, seja atualmente ou probabilidade de alteração no futuro. Por exemplo, a pandemia do coronavírus fez com que mais indivíduos passassem a consumir produtos online.

7. Invista no marketing digital

Cada vez mais pessoas estão utilizando as redes sociais, especialmente depois da necessidade de realizar o isolamento social para evitar contaminação pelo novo coronavírus. Esse acontecimento fez com que as estrategias de marketing digital se tornassem mais eficazes para aumentar a visibilidade da marca, melhorar as vendas e expandir o negócio.

8. Acredite no produto ou solução

Quando uma estratégia de venda não tem o resultado esperado, há administradores que começam a achar que seus produtos ou serviços são o problema. Entretanto, se o que você vende tem demanda e diferenciais que atraem seu público, então não deixe de acreditar na sua solução.

9. Observe a concorrência

Também chamado de benchmarking, análise de concorrentes é importante para que você saiba como outras empresas do seu segmento atuam.

Isso pode ser feito ao visitar o estabelecimento ou acessar os ambientes online (site, aplicativos, redes sociais etc.) para analisar aspectos como:

• formas e qualidade do atendimento;

• nível de qualidade dos produtos e serviços;

• estratégias de marketing utilizadas;

• preço médio praticado;

• diferenciais competitivos;

• público-alvo que buscam alcançar, entre outros.

10. Aposte em um bom relacionamento com o cliente

Atualmente os clientes não se mantêm fidelizados a uma marca. A experiência que eles têm com a empresa é o fator decisivo para que eles decidam se voltarão a comprar no negócio ou recomendarão para outras pessoas.

Seu negócio deve investir em projetos que melhorem o relacionamento com o cliente. Entre elas estão:

• criação de programas de fidelidade;

• prestar um ótimo suporte pós-venda;

• realizar pesquisas de satisfação — podendo ser feito pelo NPS;

• focar em estratégias de longo prazo quanto ao relacionamento o cliente;

• a integração omnichannel,que unifica a experiência do cliente nos ambientes online e offline.

11. Invista em treinamento e capacitação

Como são os colaboradores que realizarão as vendas no campo prático, eles precisam conhecer as melhores técnicas de vendas, como utilizar o sistema de gestão implementado no campo prático. Com bons treinamentos, eles conseguirão alcançar metas mais ambiciosas de vendas.

Além disso, a capacitação constante permite que os funcionários auxiliem no desenvolvimento da empresa. Eles se profissionalizarão, especializarão e serão capazes de ocupar cargos de liderança. Por exemplo, eles poderão se tornar gerentes das novas unidades que o negócio abrirá durante sua expansão.

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