Por Cris Sabbag, CDO da Talento Sênior*
São Paulo, 02 de outubro de 2023 – Sempre vale o esforço de jogar luz para que cada iniciativa venha estimular a volta de profissionais 50+ ao mercado de trabalho. Esse é o caso do Projeto de Lei nº 4890 de 2019, que dispõe sobre incentivos para contratação de empregados com idade igual ou superior a sessenta anos. Há anos estudando sobre a chamada ‘Economia Prateada’, entendo que essa medida pretende não apenas incentivar a contratação de profissionais com 50 anos ou mais, mas traz uma série de benefícios para o mercado de trabalho e a sociedade em geral.
O Projeto de Lei nº 4890 DE 2019 coloca em destaque algo que há muito tempo deveria ser reconhecido: a riqueza da experiência profissional. Ao valorizar os profissionais com mais de 50 anos, estamos dando o devido crédito por anos de dedicação e conhecimento acumulado, o que traz consigo uma série de vantagens:
- Aumento da produtividade: profissionais experientes demonstram frequentemente maior produtividade devido à sua capacidade de resolver problemas com eficácia e tomar decisões embasadas na experiência.
- Redução da rotatividade: a contratação de profissionais experientes tende a resultar em menor rotatividade de funcionários, economizando recursos para as empresas em processos de recrutamento e treinamento.
- Mentoria e desenvolvimento de talentos: esses profissionais também podem desempenhar funções específicas como mentores para a geração mais jovem, contribuindo para o desenvolvimento de talentos internos.
Ao facilitar a promoção da diversidade geracional nas empresas, este projeto abre portas para a colaboração entre diferentes gerações. Isso é fundamental para um ambiente de trabalho dinâmico e inspirador, em que a troca de ideias floresce. Além disso, estamos combatendo ativamente o etarismo, uma forma de discriminação com relação a idade, que infelizmente ainda persiste em algumas organizações. Este projeto contribuirá para a erradicação dessa prática prejudicial.
Sobre os benefícios para empregadores e profissionais, uma das principais alterações propostas é a concessão de incentivos fiscais às empresas que optem por contratar profissionais com mais de 50 anos. Essa medida não apenas alivia os encargos financeiros das empresas, mas também promove uma cultura inclusiva, que valoriza a experiência. Além disso, o projeto visa investir em programas de treinamento e capacitação direcionados a profissionais especializados. Isso não apenas atualiza suas habilidades, tornando-as mais competitivas, mas também contribui para a inovação em suas áreas de atuação
- Incentivos fiscais: a concessão de incentivos fiscais às empresas que contratam profissionais com mais de 50 anos. Isso alivia a carga tributária e ajuda a reduzir os custos da folha de pagamento.
- Acesso a talentos experientes: Os empreendedores têm a oportunidade de aproveitar uma vasta reserva de talentos experientes, o que pode trazer inovação e competitividade.
- Estabilidade financeira para profissionais: o projeto oferece estabilidade financeira e oportunidades contínuas de crescimento em suas carreiras.
Além dos benefícios diretos para funcionários e profissionais, o Projeto de Lei também pode ter um impacto positivo na economia em geral:
- Estímulo ao consumo: profissionais mais experientes têm maior probabilidade de consumo, impulsionando setores como varejo e serviços.
- Redução do desemprego: a medida pode contribuir para a redução do desemprego, aliviando as pressões econômicas e sociais.
- Aumento da estabilidade econômica: com uma força de trabalho mais diversificada e experiente, a economia pode se tornar mais estável e resistir às flutuações.
Nesse sentido, a PL representa uma oportunidade real de promover a valorização da experiência e colher os benefícios que vêm com ela. É um passo em direção a um mercado de trabalho mais inclusivo, produtivo e economicamente robusto.
À medida que o Projeto de Lei avança no cenário legislativo, é crucial que estejamos atentos ao seu desenvolvimento e aos impactos que ele poderá ter no mercado de trabalho. Cabe a nós, sociedade, acompanhar de perto e colaborar para garantir que a experiência seja valorizada e que todos tenham oportunidades justas. Dessa forma, podemos construir um ambiente de trabalho inclusivo, diversificado e cada vez mais inovador.
Sobre Cris Sabbag
Cristina Sabbag é CDO (Chief Diversity Officer) e sócia e principal Research da Talento Sênior – empresa do grupo Talento Incluir, empresa de Talent as a Service focada em profissionais com mais de 45 anos. Como mestre em Gestão para Competitividade pela Fundação Getúlio Vargas, defendeu o tema: “Envelhecimento nas organizações: práticas de diversidade etária como estratégia e inovação”.
Desenvolve estudos para entender o impacto do envelhecimento da força de trabalho na capacidade competitiva e de inovação das empresas e o preconceito etário nas organizações. Atua também como consultora e palestrante, elaborando trabalhos de curadoria sobre temas como a importância da diversidade para inovação, viés inconsciente, ageísmo e suas intersecções, gestão multigeracional e cultura inclusiva. É também facilitadora em programas de diversidade e participa de workshops de cocriação utilizando metodologias como ‘design thinking’ e ‘curadoria de conhecimento’.
Previamente, trabalhou por mais de 10 anos em implementação de projetos estratégicos na área de operações de TI, integração unidades de negócios, implantação de novas tecnologias, processos de change management, gestão de equipes e gestão de contratos de múltiplas modalidades de fornecedores e prestadores de serviços, em empresas como: Hotchief do Brasil, Grupo Pão de Açúcar, Itaú Unibanco e Banco Original.
Formada em Administração, Cris tem MBA pela Fundação Dom Cabral, e pós-MBA no programa internacional FDC/Kellogg School of Management, além de ‘Curadoria de conhecimento’ e ‘Black Belt em Six Sigma’.
Sobre a Talento Sênior
A Talento Sênior é uma empresa de Talent as a Service, que atua na contratação de profissionais 45+ sob demanda. Uma empresa do Grupo Talento Incluir, que gera impacto social a partir de modelos de contratação que impulsionam a inclusão social e econômica de profissionais seniores. Foi finalista do ‘Prêmio Inovação Social da Fundação MAPFRE’, na categoria “Economia Sênior” e é acelerada pela Seniortech Ventures.