POR: Tuddo Comunicação
A novidade teve sua estreia no dia 17 de outubro, sábado passado, durante o clássico Sporting CP x FC Porto, às 16h30, horário de Brasília. A partida foi válida pelo Campeonato Português.
A primeira fase do projeto no Estádio José Alvalade consiste em utilizar painéis de Led de alta resolução e alto brilho, onde as marcas terão um novo espaço para se conectarem a torcedores apaixonados.
Além da tradicional exposição das marcas, a iniciativa inclui trocas de conteúdo em tempo real que permitem adaptar as mensagens à história do jogo.
Segundo os responsáveis, a comunicação poderá ser ajustada ao longo da partida dependendo do resultado parcial.
As interações dos torcedores em redes sociais durante as disputas também serão monitoradas e poderão influenciar os conteúdos veiculados.
O projeto, desenvolvido juntamente com o Departamento Comercial do Sporting CP, é uma iniciativa que gera resultados relevantes para todas as partes envolvidas. Os torcedores passam a ter um novo canal de interação durante os jogos, enquanto as marcas terão uma oportunidade de enviar mensagens mais contextualizadas aos torcedores, no momento em que estão vivendo a conexão com o time do coração. O clube, por sua vez, tem uma nova fonte de receitas.
“A forma de se ver a publicidade mudou. As pessoas valorizam experiências em todos os lugares. Nós pensamos no cliente de forma exclusiva, ou seja, a marca não irá apenas aparecer, ela fará parte da experiência, do contexto do jogo, com o intuito de envolver as pessoas”, explica Joaquim Lopes, diretor da empresa.
“O grande desafio foi ajustar a demanda de inovação e geração de receitas dos clubes de futebol ao alto investimento necessário para se implementar o projeto. Estamos há quase 2 anos trabalhando para viabilizar este primeiro negócio. Nosso roadmap prevê expansão para outras ligas da Europa, além de avançar nas negociações já em andamento com clubes brasileiros”, revela Matheus Pardini, também diretor da 4YouSee Arenas e que atua do escritório de Lisboa.
Mesmo com a restrição de público nos estádios, o projeto no José Alvalade já nasce com grande visibilidade, dado que os Leds são estrategicamente posicionados muito próximos à área de jogo do gramado, sendo exibidos nas imagens captadas para a TV e serviços de streaming.
Os empreendedores já se preparam para as novas fases do negócio, que irão contemplar a implementação de outros elementos de experiências para torcedores no estádio (quando for permitido) ou em suas casas.
A 4YouSee Arenas é uma empresa com sede em Lisboa, que surgiu da união de empresas brasileiras e portuguesas. O braço de tecnologia fica por conta da 4YouSee Digital Signage, uma empresa brasileira de soluções para comunicação digital que já havia fornecido tecnologias para comunicação em estádios brasileiros, como Allianz Parque e Mineirão.
Alguns números de audiência do futebol em Portugal
No ano passado, dos 15 programas de TV mais assistidos em Portugal, 12 foram sobre futebol.
Em 2019, o pós-jogo entre Portugal e Holanda pela “Liga das Nações” foi o programa mais visto, concentrando 2,699 milhões de telespectadores.
A final da “Taça da Liga Allianz Cup” entre Sporting CP e FC Porto teve uma audiência média de 22,3%.
Informações da foto: Matheus Pardini, diretor da 4YouSee Arenas que atua no escritório em Lisboa