Por Luan Gabellini
Quem ousaria discordar que as vendas pela internet surgiram com a finalidade de tornar a experiência de compra mais prática e cômoda? Se antes essa modalidade era uma alternativa, hoje se torna regra. O e-commerce não para de crescer! No Brasil, por exemplo, as vendas em ambiente digital no ano passado cresceram 27% na comparação com 2020, alcançando R$ 182,7 bilhões de faturamento. A informação consta na edição 45ª do relatório Webshoppers, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay.
Frente a essa demanda, não dá para negar que aprimorar constantemente sua plataforma de vendas on-line e estar atento às tendências do setor, atualmente, é uma conduta obrigatória para não ser deixado para trás. Então, que tal estar por dentro das cinco principais dicas que prometem fazer a diferença no comércio eletrônico?!
1- Escolha a plataforma certa
A escolha da plataforma é fundamental para o sucesso do negócio. Alguns aspectos devem ser levados em consideração. Layout é um deles. É muito importante que seja de fácil uso e boa velocidade e que seja compatível com smartphone, que é o principal meio pelo qual os brasileiros fazem compras. Ou seja, é necessária uma ferramenta que proporcione uma boa navegação e que faça a experiência do cliente fluir com bastante tranquilidade por todos os caminhos de compra.
A dica também é não deixar que os valores cobrados pela plataforma afetem o lucro da empresa.
2- Processo de compra em três cliques
Se o consumidor conseguir chegar ao produto que deseja em até três cliques, pode-se considerar que a empresa tem um processo de compra curto, como deve ser. O caminho para conseguir isso é utilizar filtros que permitam uma busca rápida. E isso faz total diferença, porque quem gosta de navegar por diversas páginas até concluir um processo?
3- A loja virtual deve carregar rapidamente
De nada adianta ter o melhor produto, o melhor layout do e-commerce, um processo de compra eficiente, mas a cada clique a página demorar para carregar. Quem usa o digital para fazer compras leva esse aspecto muito em consideração. O que pode ajudar a não correr tal risco é manter as fotos em um tamanho adequado e também textos escritos com clareza.
4- Utilize as mídias sociais
O investimento em marketing digital, que chegou ainda mais forte durante a pandemia, é uma das estratégias mais adotadas por diversas empresas. É importantíssimo ter um planejamento das ações que vão ser realizadas e como serão feitas. As vendas nas redes sociais têm ajudado muitas marcas a alcançar o tão sonhado sucesso.
5- Facilidade na hora de pagar
Também não é novidade que a forma de pagamento do consumidor mudou. Por isso, a loja que não oferece meios para pagar on-line vai sair perdendo. De acordo com uma pesquisa da PWC Brasil, a expectativa é que até 2025 os volumes de pagamentos digitais cresçam em mais de 80%. Se hoje a circulação do dinheiro em espécie já diminuiu, daqui para frente vai reduzir cada vez mais.
Diante disso, fica mais fácil concluir que as transformações, dependendo da velocidade em que ocorrem, assustam, mas são sempre bem-vindas e fundamentais para a evolução e o sucesso da marca, ainda mais em um setor em constante crescimento, como o e-commerce.
* Luan Gabellini é sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para e-commerce e clubes de assinatura – e-mail: betalabs@nbpress.com
Sobre a Betalabs
Criada em 2011 por Luan Gabellini e Felipe Cataldi, a Betalabs é uma empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce e clubes de assinatura. Inicialmente focada no desenvolvimento de projetos sob medida em cloud computing, atualmente a empresa oferece uma única plataforma a seus clientes, mas com diversas funcionalidades e possibilidades de integração com outras tecnologias, como marketing e logística. Entre os recursos disponíveis estão plataforma de e-commerce para lojas virtuais, plataforma específica para clubes de assinatura, ERP Cloud e integração com marketplaces. Mais informações, acesse: www.betalabs.com.br
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