Saiba por onde começar e quais pontos são fundamentais para conquistar seus objetivos e metas de forma efetiva
POR: Press FC Assessoria e Consultoria
O segmento de startups continua em alta, mesmo em meio a instabilidades econômicas do país. Para se ter uma ideia, segundo um relatório da Sling Hub, nos últimos 5 anos, startups da América Latina receberam mais de US$ 36 bilhões em investimento. O mercado segue aquecido, porém ser uma empresa de destaque para o mercado começa não somente com a ideia certa de negócio, mas também com um bom planejamento estratégico.
De acordo com Fernando Patara, sócio da 2Simple, companhia que auxilia com estratégias para o crescimento sustentável de startups, o planejamento estratégico é a base de uma startup para que ela tenha um crescimento sustentável. “É o planejamento que vai definir quais são as metas de uma empresa e quais serão as estratégias para alcançá-las. Entretanto, por mais que possa parecer fácil e que o empreendedor tenha tudo o que quer em mente, é importante que ele seja detalhado, como o documento mais importante para uma companhia. Além disso, vale dizer que diferente do que muitos pensam o plano estratégico pode ser feito sempre que for necessário. Pode ser aplicado a cada três anos ou a cada um mês. Em especial no último ano, percebemos que o caminho pode ser alterado diversas vezes, de acordo com a necessidade da startup”, explica.
E para ser um apoio para quem precisa fazer ou renovar o planejamento estratégico, o especialista dá 5 dicas importantes. Confira!
1 – Defina seu ponto de partida
Antes de partir para seu plano, saiba de que ponto está saindo. Faça uma análise juntamente com sua equipe do que precisa ser melhorado na companhia, pontos de melhoria e também o que está dando certo. Em geral, um levantamento sobre as forças, fraquezas, oportunidades e as ameaças da empresa.
2 – Metas e Objetivos
Para trilhar o caminho é importante saber onde quer chegar. Qual é o seu objetivo com esse planejamento? Defina suas prioridades para saber qual alcançar primeiro. Sua meta é financeira ou de marketing? Deixe isso claro para todos da equipe para que assim, eles também possam ter consciência de suas responsabilidades e colaborarem de maneira efetiva
3 – Mercado
Estude a concorrência, veja o que eles estão oferecendo, entenda suas falhas e suas forças. Analise o mercado. Assim, você estará atento às oportunidades, uma maneira de estar sempre um passo à frente.
4 – Plano de Negócios
Momento de agir! Depois de definir suas metas e objetivos, é hora de tirar tudo do papel e delimitar datas e responsáveis por cada ação. Não esqueça de documentar tudo, além de determinar as prioridades de trabalho, afinal algumas ações são mais importantes que outras para a conquista do objetivo.
5 – Acompanhe o processo
Não deixe de estar por dentro do que está acontecendo. Após colocar o plano em ação, é importante saber como está o andamento e os resultados. “Faça reuniões com a equipe, se possível toda semana. O diálogo, a confiança e a transparência são fundamentais para uma execução de um trabalho bem sucedido”, finaliza Patara.
Sobre a 2Simple
Fundada em 2017, a 2Simple nasceu da vontade de garantir que ideias inovadoras conquistem investimentos e incentivo para se tornar escalável e saudável, conectando empreendedores com investidores, já com a ideia de negócio estruturada. A empresa atua com foco em marketing e business, que busca organizar a estratégia de negócio de startups e tem como missão contribuir com o fortalecimento do ecossistema de inovação. A empresa acredita em um mercado com startups saudáveis, com culturas definidas, profissionais maduros, times afinados, posicionamentos claros, produtos escaláveis e que estão prontas para receber grandes aportes.
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