Segundo uma pesquisa do Google, o termo “Rebranding” apresentou 16% de aumento nas buscas em outubro de 2022, comparado ao mesmo período de 2021
POR: Queissada Comunicação
As marcas estão cada vez mais preocupadas com a modernidade e se importando com todos os nichos dentro da empresa, a fim de estarem alinhados com as inovações do mercado. Quando se trata do nome e do logo, a mudança envolve as cores, formatos e toda a imagem que a empresa sempre passou ao seu público. Muitos gestores se apegam com essas características, porque nunca foram alteradas, mas o mundo se encontra em um momento que, a todo instante, algo novo está surgindo, e para acompanhar o ritmo, as empresas precisam se atualizar, ou serão prejudicadas.
O nome que se dá ao processo de redirecionar uma marca a um novo sentido e a uma nova essência é conhecido como Rebranding. Segundo uma pesquisa do Google, o termo “Rebranding” apresentou 16% de aumento nas buscas em outubro de 2022, comparado ao mesmo período em 2021.
A transformação digital trouxe novas empresas já nascidas no ambiente online e que seguem as tendências do mercado e com mais flexibilidades para as mudanças, enquanto as companhias antigas estão se reinventando para entrar na competição desse mercado. Na Taruman, Agência de Marketing Digital, os profissionais são especialistas em fazer o rebranding de várias empresas, onde é alterada a identidade visual e em algumas vezes até o próprio nome da empresa. “Nós já recebemos algumas instituições que tinham nomes/marcas semelhantes com outras marcas de outro nicho, e reformulamos a identidade, em: nomes, cores e formatos da marca, para que cada uma seja reconhecida por suas características”, comenta Caio Damasceno, CEO da Taruman.
Sendo assim, a individualidade de um negócio é essencial, principalmente para conquistar novos clientes e deixar a marca registrada no mercado, seja por cores do logo ou um slogan que seja ‘chiclete’, isso fará com que ela não seja confundida e/ou esquecida.
É necessário ter um estudo sobre o planejamento, inteligência de mercado, estratégias e análises para promover tais mudanças, já que o consumidor está acostumado com a maneira de se relacionar com a marca. E por esta razão, é importante que a mudança não seja feita de forma tão extrema, e sim de forma leve, sem colidir totalmente com a identidade anterior. A marca representa toda a história de uma empresa.
Pensando nisso, o especialista em Marketing, Caio Damasceno, trás 5 motivos para mudar a identidade visual da sua empresa no próximo ano:
1- Expansão do negócio: Se você pretende captar novos clientes e levar o seu negócio para outros níveis, chegou a hora de dar uma repaginada;
2 – Tendências do mercado: O mercado está todos os dias se reinventando, é válido ver quais as tendências que se encaixam na hora de mudar a identidade visual do seu negócio, mas lógico, seguindo os padrões e o planejamento, de acordo com o que atrai o seu público;
3 – Saia da zona de conforto: Deixe para trás o velho e vá atrás de novas estratégias para que a sua empresa tenha um destaque ainda maior;
4 – Nome forte: Com um bom slogan e um nome em potencial lembrado pelos seus, a empresa tem muito mais chances de sucesso do que outros negócios que não investem em um bom nome, ou que deixam o slogan de lado para focar em outras áreas;
5 – Evolução: Evoluir é um processo importante para todas as empresas. Chega um momento que é necessário focar nesse processo e buscar novos ares, para captar novos clientes, novas estratégias e uma nova linguagem. A mudança do logo também significa uma nova etapa da vida da empresa, uma nova forma de trabalho ou alguma inovação, que seja tão marcante, que é hora de não se prender tanto ao passado.
Procure por profissionais que façam exatamente o que você tem em mente, mas com um olhar estratégico para saber se a sua ideia irá funcionar. “Aqui na Taruman realizamos o rebranding seguindo as cores e formatos do antigo logo para que a marca não se torne esquecida no mercado. O principal objetivo é modernizar as marcas”, comenta Paulo Leocadio, CEO da Taruman.
Sobre a Agência Taruman:
A Agência de Marketing com foco em inovações inteligentes e modernas, Taruman, com sede em São Paulo – Capital, foi fundada em 2021 pela parceria de Paulo Leocádio e Caio Damasceno. A empresa atende diversas empresas que são reconhecidas nacionalmente, como: Helbor, Desinchá, Eco Tomorrow, Ingredientes Online e entre outros. Os empreendedores têm como foco sempre trazer inovações para as suas campanhas e fazendo diferença nesse mercado, os principais serviços que eles fornecem são: campanhas publicitárias, criação e edição de vídeo curtos, produção de podcast, lives e websites. Saiba mais, aqui