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Negócios

5 negócios digitais que deram certo na pandemia

3 Mins read
De churrasqueiro a veterinário, empreendedores lucram milhões com infoprodutos
POR: Fala Criativa
O avanço tecnológico acelerado e as dificuldades durante o cenário de pandemia fizeram com que o empreendedorismo digital alavancasse o Brasil, já que muitas empresas se voltaram para esse universo, devido ao boom do e-commerce e do distanciamento social. Isso foi percebido também pelas ferramentas que ajudam os pequenos empreendedores a hospedarem e divulgarem infoprodutos, como por exemplo, cursos online.

E foi nesse cenário que a HeroSpark, solução unificada para empreendedores digitais, viu seus números darem um salto: cresceu mais de 50 vezes o número de alunos nos cursos hospedados na plataforma, além de 1002% o número de empreendedores buscando a solução.

“A pandemia fez com que muitos empreendedores repensassem suas carreiras, muitos deles entraram no universo digital seja para começar algo novo ou para conseguirem uma renda extra neste momento complicado”, avalia Rafael Carvalho, COO da HeroSpark. Abaixo estão cinco negócios que deram certo ao entrarem no universo digital. Confira:

Independência financeira
Paulo Roberto, conhecido como “Morpheus”, em referência ao personagem do filme Matrix, precisou abandonar sua graduação na faculdade pela necessidade de trabalhar. Ele investiu, inicialmente, R$ 50 para tentar empreender digitalmente e ingressou no chamado mercado de afiliados, no qual atuava como revendedor de produtos físicos e digitais, recebendo comissão por isso. “Faturei múltiplos de seis dígitos nesse meio tempo. Fui premiado e reconhecido a ponto de ser convidado a me tornar gerente de afiliados e, então, passei a ensinar outras pessoas a terem resultados na área”, conta Morpheus. Em 2020, o Portal Matrix registrou um faturamento de R$830 mil e, no último semestre, a empresa já bateu esse valor em duas vezes.

Churrasco
Durante a pandemia, o churrasqueiro Lamonnyel Moraes precisou buscar uma outra forma de empreender e ganhar dinheiro. Foi quando ele decidiu, no início deste ano, abrir um curso online que ensina como fazer churrasco. No primeiro mês do curso ele reuniu cerca de 80 alunos e faturou mais de R$25 mil. “Acreditar que eu poderia por meio do meu conhecimento fazer a diferença na vida das pessoas foi minha virada de chave. Entendo que para quem quer empreender deve buscar conhecer a fundo o mercado em que irá atuar, a estratégia de negócio, todas etapas da produção, quais os prós e contras, montar um plano de negócio analisando possíveis cenários e o principal: dedicar toda energia para fazer isso dar certo”, comenta o churrasqueiro.

Escritores de livros e e-books
Com o aumento do número de livros escritos no Brasil, a Editora Gente investiu no universo digital. Com a iniciativa, a editora ajuda mais autores, por meio de uma imersão Best-Seller online a produzirem e lançarem seus livros. “Há mais autores apostando neste mercado, empreendedores e pessoas de diversos setores escrevendo sobre suas experiências. Em momentos de pico, a nossa editora chegou a receber cerca de 800 projetos para analisar em um mês”, revela Rosely Boschini, CEO da Editora Gente. A venda de livros em fevereiro foi 6,29% a mais do que no ano passado, ainda segundo o levantamento, registrando R$ 172 milhões no mês.

Medicina veterinária
Com investimento inicial de R$ 300, o médico veterinário João Amadio decidiu começar o próprio negócio em Curitiba: a VeteduKa, empresa que oferece cursos de educação continuada online para estudantes de medicina veterinária e médicos veterinários já formados. Inicialmente, a operação funcionava de forma apenas presencial, mas, em 2017, ele conseguiu migrar o negócio para o formato de educação a distância (EAD), por meio da plataforma oferecida pela HeroSpark. Em dezembro de 2019, a companhia tinha 367 alunos matriculados; já em 2020, o número subiu para 3.323, com um faturamento anual de R$ 2 milhões.

Medicina tradicional chinesa
A MTCBox foi fundada em 2019 por duas nutricionistas, apaixonadas pelas Medicinas Integrativas, que no decorrer de suas carreiras perceberam o quanto era importante – e mais efetivo – tratar os pacientes em suas várias dimensões: mental, física e espiritual. Em 2020, as sócias Eleonora Comucci e Carolina Borba lançaram o primeiro curso. O lançamento coincidiu justamente com o início da pandemia de COVID, então as viagens pararam, os eventos deixaram de existir e os alunos foram “obrigados” a migrar para os meios digitais de educação. Em 2020, a empresa fechou o ano com um faturamento 100% maior do que no ano anterior.

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