[radio_player id="1"]
EmpreenderNegócios

6 tendências impulsionadoras do empreendedorismo feminino em 2024

3 Mins read

Maior pessoalidade nos negócios, netweaving, investimento em impacto social, ESG e tecnologia foram algumas das citadas por especialistas do setor

Segundo um levantamento do Sebrae, mulheres empreendedoras atuam majoritariamente no setor de serviços e representam 34,4% do universo total de proprietários de empreendimentos no país. Os estados com maior proporção de mulheres à frente de empresas são: Rio de Janeiro (38%), Ceará (38%), São Paulo (37%) e Goiás (36%).

Com o cenário crescente do empreendedorismo feminino, sendo o Brasil o 7° país com maior número de empreendedoras, especialistas do setor separaram algumas tendências impulsionadoras para a prática no país:

1. Investimento em ESG, estudo e pessoalidade

“Hoje, a simples incorporação da sustentabilidade no dia a dia não basta mais. É necessário que tanto consumidores quanto marcas priorizem a adaptação a um novo contexto climático e se preocupem com todas as vertentes do ESG. Além disso, reforço a importância de um estudo aprofundado no segmento e no público-alvo e de buscar sempre uma pessoalidade maior nos valores, vertentes e negócios”, afirma Laís Macedo, presidente do grupo de networking Future Is Now.

2. Netweaving como forma de se relacionar no mundo globalizado

“O netweaving é a evolução do networking. O networking se resume ao processo de conhecer e conversar com pessoas que podem ser úteis para você, em busca de ser recompensado de alguma forma. Já o netweaving é um conceito que fala de troca de experiências sem expectativas, o que torna as relações mais sólidas, duradouras e genuínas. Vá além de querer vender algo ou ganhar alguma vantagem, conexão vale mais que dinheiro. É aquele famoso ditado de fazer o bem sem olhar a quem ou oferecer uma boa ação sem esperar nada em troca”, aponta Carolina Fernandes, fundadora e CEO da Cubo Comunicação, hub de comunicação e marketing que fornece soluções personalizadas e customizadas para marcas de diferentes segmentos e portes.

3. Negócios de cuidado tecnológico:

“Costumamos relacionar a mulher a um lugar de gestão humana e cuidado emocional. No entanto, percebo que, cada vez mais, estamos indo para um cuidado tecnológico. As mulheres estão cada vez mais entrando no campo da tecnologia aplicada a produtos para melhorar a vida e o bem-estar, criando soluções que incluem tecnologia em sua essência. É uma tendência crescente ver mulheres liderando mudanças significativas em tecnologias de saúde, esporte e bem-estar, expandindo seu impacto para além do cuidado tradicional e emocional”, diz Ana Julia Kiss, fundadora e CEO da Humora, startup de cannabis medicinal.

4. Investimento em impacto social:

“Perceber qual o impacto positivo que o seu negócio está afetando na sociedade e nas comunidades, além do lucro, é uma tendência em negócios liderados por mulheres. Em função da nossa construção social em relação ao cuidado, essa é uma constante pauta de empreendedoras, e que vai continuar mais forte. Mulheres precisam equilibrar os desafios profissionais com suas vidas pessoais, e priorizar a saúde mental e o bem-estar das colaboradoras também vira uma tendência”, adiciona Carine Roos, fundadora e CEO da Newa, consultoria de impacto social.

5. Investimento em tecnologia:

“Quando falamos de investimento em tecnologia, abrimos um universo de possibilidades. A inteligência artificial, por exemplo, vem ganhando destaque na otimização de processos e entregas entre as empreendedoras. No entanto, outras soluções como a computação em nuvem, utilizada para gerenciamento e armazenamento de dados, e a blockchain, indicada para operações de contratos inteligentes com segurança e menor custo, são estratégias a serem consideradas no apoio ao negócio”, diz Eduarda Gouvêa, Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Droom Investimentos, ecossistema de aplicações financeiras em ativos judiciais. 

6. Inovação que valoriza a vida:

“É comum observarmos organizações sem uma visão clara de seus horizontes para inovação que valorize as pessoas, resultando na falta de planos de diversidade e com métodos de trabalho tradicionais. Nesse cenário, quando falamos de incorporar estratégias ESG e inovação que valorizam a vida, falamos de iniciativas que não apenas impactam positivamente o negócio, aumentando sua eficiência, como também podem promover uma mudança estrutural no mercado”, acrescenta Alline Goulart, diretora da Semente Negócios, empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida.

Related posts
Negócios

Inovara Consultoria: Excelência em consultoria empresarial para Clínicas, Consultórios e Hospitais

2 Mins read
Transformando a gestão no setor de saúde com soluções inovadoras e resultados mensuráveis A Inovara Consultoria é uma empresa especializada em consultoria…
Negócios

SP recebe evento com renomados profissionais do mercado financeiro

2 Mins read
(Na capa: Fabio Louzada, economista, fundador da Eu me banco e idealizador do evento Conexão EMB) Encontro reúne grandes nomes em jornada…
Empreender

Empreender no litoral: entenda por quê o mercado de limpeza pode ser a "onda perfeita" de negócio

5 Mins read
Alta demanda de hotéis, clubes e restaurantes, clima e variedade de clientes tornam o setor de limpeza uma excelente oportunidade de negócio…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.