[radio_player id="1"]
Empreender

60% das lojas online são administradas por mulheres, aponta Nuvemshop

3 Mins read

• Em apenas um ano, volume de mulheres no ramo dos negócios online cresceu 10 pontos percentuais
• Moda, Acessórios e Artes são os segmentos mais vendidos por elas
• Para mais de 40% das clientes, empreender com um loja online é a realização de um sonho
• No mês da mulher, plataforma de e-commerce líder na América Latina com foco em pequenas e médias empresas realizou pesquisa com mulheres empreendedoras

POR: Nuvemshop

O empreendedorismo feminino está em alta, é o que aponta a pesquisa realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 75 mil lojas online e focada em pequenos e médios empreendedores. De acordo com os resultados do estudo feito este mês, 60% dos negócios virtuais da Nuvemshop no Brasil são administrados por mulheres, o que significa um crescimento de 10 pontos percentuais em relação aos 50% registrados em março de 2020.

A pesquisa mostrou que 95% das mulheres são donas do próprio negócio. A maioria delas encontra-se na faixa etária de 25 a 39 anos de idade (56,5%), seguidas por 40 a 59 (24%) e 18 a 24 (16%). Apesar de estarem localizadas em todo território nacional, a maior parte das empreendedoras se encontram no Estado de São Paulo (45%). O Rio de Janeiro aparece na segunda posição com 11% e em terceiro está Minas Gerais com 8%. Os segmentos mais vendidos por elas em todo país são o de Moda (44%), Acessórios (12,5%) e Artesanato (10%).

Entre os principais motivos para empreender, 43% das mulheres comentam que sempre tiveram o sonho de ter o seu próprio negócio, enquanto 22% reforçam que queriam ter mais autonomia e liberdade. Além disso, as empreendedoras também destacaram que ainda sentem algumas dificuldades para administrarem o seu próprio negócio, como gestão de tempo para fazer tudo o que é necessário durante o dia (40%) e falta de recursos e créditos para quem está começando (33%).

De acordo com Mylena Gama, head de Comunicação e Marca da Nuvemshop, os números mostram que, cada vez mais, as mulheres estão ocupando seu espaço no mercado de trabalho e realizando seus sonhos. “É motivo de orgulho saber que a nossa dedicação em reduzir as barreiras do empreendedorismo esteja impactando diretamente na vida de milhares de brasileiras. Mais do que uma fonte de renda, empreender é também uma forma de expressão, de posicionamento, de protagonismo. De uma forma coletiva, o empreendedorismo está sendo um meio para que nós, mulheres, ocupemos o nosso devido lugar na sociedade”

Empreendedoras utilizam redes sociais para alavancar seus negócios

Outro ponto interessante da pesquisa é que as redes sociais têm se destacado na estratégia adotada pelas mulheres, quando o assunto é ação de marketing para amplificar o alcance de suas lojas online. 32% das empreendedoras utilizam o Instagram, o Facebook e o WhatsApp para comunicar seus produtos, falar com seus clientes e aumentar suas vendas.

Além disso, a parceria com influenciadores digitais é realidade para quase metade das empreendedoras. 44% afirmam que fornecem produtos em troca de divulgação, enquanto 8% investem algum valor para isso. No entanto, ainda há espaço para crescimento, uma vez que 30% ainda não fizeram ações com os famosos, mas têm interesse em fazer em 2021. Por outro lado, 17% não pretendem utilizar esta estratégia.

Sobre a Nuvemshop:

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e reconhecida pela ABComm como a “Melhor Plataforma” do Brasil. Com mais de 75 mil lojas ativas, ela integra produtos, pagamentos e envios com diferentes canais de vendas, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. A plataforma está preparada para que as marcas de todos os tamanhos criem suas lojas com facilidade e segurança. Atualmente, a empresa tem mais de 360 colaboradores trabalhando em home office nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e diversos outros estados do Brasil, além de Buenos Aires e Cidade do México. Com recente aporte de U$S 30 milhões, a empresa irá aprimorar o ecossistema da plataforma junto aos parceiros, ampliar a oferta de novos serviços aos clientes e expandir suas operações para outros países da América Latina.
Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.