[radio_player id="1"]
Empreender

60% das lojas online são administradas por mulheres, aponta Nuvemshop

3 Mins read

• Em apenas um ano, volume de mulheres no ramo dos negócios online cresceu 10 pontos percentuais
• Moda, Acessórios e Artes são os segmentos mais vendidos por elas
• Para mais de 40% das clientes, empreender com um loja online é a realização de um sonho
• No mês da mulher, plataforma de e-commerce líder na América Latina com foco em pequenas e médias empresas realizou pesquisa com mulheres empreendedoras

POR: Nuvemshop

O empreendedorismo feminino está em alta, é o que aponta a pesquisa realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 75 mil lojas online e focada em pequenos e médios empreendedores. De acordo com os resultados do estudo feito este mês, 60% dos negócios virtuais da Nuvemshop no Brasil são administrados por mulheres, o que significa um crescimento de 10 pontos percentuais em relação aos 50% registrados em março de 2020.

A pesquisa mostrou que 95% das mulheres são donas do próprio negócio. A maioria delas encontra-se na faixa etária de 25 a 39 anos de idade (56,5%), seguidas por 40 a 59 (24%) e 18 a 24 (16%). Apesar de estarem localizadas em todo território nacional, a maior parte das empreendedoras se encontram no Estado de São Paulo (45%). O Rio de Janeiro aparece na segunda posição com 11% e em terceiro está Minas Gerais com 8%. Os segmentos mais vendidos por elas em todo país são o de Moda (44%), Acessórios (12,5%) e Artesanato (10%).

Entre os principais motivos para empreender, 43% das mulheres comentam que sempre tiveram o sonho de ter o seu próprio negócio, enquanto 22% reforçam que queriam ter mais autonomia e liberdade. Além disso, as empreendedoras também destacaram que ainda sentem algumas dificuldades para administrarem o seu próprio negócio, como gestão de tempo para fazer tudo o que é necessário durante o dia (40%) e falta de recursos e créditos para quem está começando (33%).

De acordo com Mylena Gama, head de Comunicação e Marca da Nuvemshop, os números mostram que, cada vez mais, as mulheres estão ocupando seu espaço no mercado de trabalho e realizando seus sonhos. “É motivo de orgulho saber que a nossa dedicação em reduzir as barreiras do empreendedorismo esteja impactando diretamente na vida de milhares de brasileiras. Mais do que uma fonte de renda, empreender é também uma forma de expressão, de posicionamento, de protagonismo. De uma forma coletiva, o empreendedorismo está sendo um meio para que nós, mulheres, ocupemos o nosso devido lugar na sociedade”

Empreendedoras utilizam redes sociais para alavancar seus negócios

Outro ponto interessante da pesquisa é que as redes sociais têm se destacado na estratégia adotada pelas mulheres, quando o assunto é ação de marketing para amplificar o alcance de suas lojas online. 32% das empreendedoras utilizam o Instagram, o Facebook e o WhatsApp para comunicar seus produtos, falar com seus clientes e aumentar suas vendas.

Além disso, a parceria com influenciadores digitais é realidade para quase metade das empreendedoras. 44% afirmam que fornecem produtos em troca de divulgação, enquanto 8% investem algum valor para isso. No entanto, ainda há espaço para crescimento, uma vez que 30% ainda não fizeram ações com os famosos, mas têm interesse em fazer em 2021. Por outro lado, 17% não pretendem utilizar esta estratégia.

Sobre a Nuvemshop:

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e reconhecida pela ABComm como a “Melhor Plataforma” do Brasil. Com mais de 75 mil lojas ativas, ela integra produtos, pagamentos e envios com diferentes canais de vendas, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. A plataforma está preparada para que as marcas de todos os tamanhos criem suas lojas com facilidade e segurança. Atualmente, a empresa tem mais de 360 colaboradores trabalhando em home office nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e diversos outros estados do Brasil, além de Buenos Aires e Cidade do México. Com recente aporte de U$S 30 milhões, a empresa irá aprimorar o ecossistema da plataforma junto aos parceiros, ampliar a oferta de novos serviços aos clientes e expandir suas operações para outros países da América Latina.
Related posts
DestaquesEmpreender

De Aracaju ao Topo da Creator Economy: A Ascensão Inspiradora de Victor Cabral

2 Mins read
Victor Cabral, de 29 anos, natural de Aracaju, Sergipe, vem se consolidando como um dos grandes nomes mais proeminentes da Creator Economy…
EmpreenderNegócios

6 tendências impulsionadoras do empreendedorismo feminino em 2024

3 Mins read
Maior pessoalidade nos negócios, netweaving, investimento em impacto social, ESG e tecnologia foram algumas das citadas por especialistas do setor Segundo um…
Empreender

Inovação aberta: quatro passos para uma corporação criar um CVC

3 Mins read
No Brasil, o mercado de CVC (Corporate Venture Capital) tem crescido significativamente nos últimos anos, refletindo o interesse das corporações em se…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.