[radio_player id="1"]
Empreender

7 dicas para uma gestão que retém e cativa clientes

3 Mins read

*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

Você pode ter a loja mais bonita, no melhor ponto comercial, ou o maior e-commerce do país, mas, se você não tiver clientes e tratá-los bem, de nada vai adiantar oferecer frete grátis nas compras.

A gestão de clientes não ocorre apenas no momento da venda, mas ao longo de toda sua jornada até chegar à sua loja, à conversão da compra e ao pós-venda – quesito muito importante, às vezes deixado de lado. Criar relacionamento com os consumidores é tão valioso quanto o tíquete de compra. Atendimento e ofertas personalizadas são um diferencial para reter os clientes. Um outro ponto a ser observado são os consumidores que não estão totalmente fidelizados e podem ir para a concorrência. Com essas informações, é possível tomar providências.

As estratégias para trabalhar a gestão de clientes são inúmeras, vou citar algumas:

  1. Definição qualitativa de metas: saber onde chegar é fundamental para traçar os caminhos. Definir quais são os objetivos a partir de um parâmetro também é importante (por exemplo, conforme o desempenho dos últimos seis meses), e, a partir desse cenário, com dados que ajudem a tornar o plano plausível, criar as metas e mensurar seus resultados posteriormente.
  2. Segmentação dos clientes: por gênero, faixa etária, localidade – é fundamental criar grupos estratégicos de ação, pois para cada público a abordagem e o relacionamento mudam.
  3. Qualidade na entrega: por mais que a carteira de clientes seja importante, números não substituem o bom atendimento. Consumidores satisfeitos não apenas retornam, como indicam para outras pessoas, o que reforça a importância do bom relacionamento.
  4. Reativação de contatos: por mais que um consumidor tenha feito apenas uma compra em sua loja, ele continua sendo importante. Ative estratégias para que ele volte a visitar seu negócio e entenda o porquê da evasão para a reconquista.
  5. Conheça o comportamento do consumidor: quanto mais informações sobre ele, melhor. Mais do que nunca, dados hoje são insumos valiosos para qualquer tomada de decisão.
  6. Tecnologia: ela é uma grande aliada. Usar um sistema que organize sua base de dados e facilite as estratégias é cada fez mais fundamental. Sem falar de softwares de envio de e-mail marketing, mobile marketing, que registra as interações do usuário no site, o abandono de carrinho.
  7. Esteja atento às sazonalidades: prepare com antecedência as campanhas. Dia das Mães, Namorados, Natal, são datas importantes para o comércio, não deixe de realizar ações para elas.

A gestão de clientes é uma estratégia valiosíssima para qualquer negócio. Todo mundo gosta de receber um bom atendimento durante e depois da compra, não é mesmo? Coloque o cliente no centro das decisões e faça de tudo para alcançar os resultados desejados.

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com

Sobre a Giuliana Flores  

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.