João Appolinário, presidente e fundador da Polishop, referência no varejo brasileiro e mundial, além de “tubarão” do Shark Tank Brasil, é quem explica o que os empreendedores podem aprender com o reality show de maior sucesso no Brasil
POR: oxoflow
Ao vivo 24 horas por dia, as câmeras do Big Brother Brasil, reality show de grande sucesso da TV Globo, mostram o dia a dia dos participantes da casa mais vigiada do país. Entre estratégias, festas, discussões e os famosos “paredões”, é possível acompanhar a rotina dos participantes, em tempo real, e se divertir assistindo ao game. Porém, o papel dos integrantes da casa vai muito além do entretenimento dos telespectadores e fãs, sendo possível aprender e tirar lições importantes sobre o comportamento dos brothers, nas dinâmicas e regras do jogo. Assim como no mundo corporativo, os participantes do BBB vivenciam desafios, estabelecem alianças, acertam e erram em seus discursos e ações, os quais resultam em consequências e sucesso, dentro e fora da reality.
É possível, sim, tirar lições e aprender com o jogo, mesmo não estando dentro da casa. João Appolinário, presidente e fundador da Polishop – referência no varejo brasileiro e mundial, além da maior empresa omnichannel do país – mostra que o poder do reality show pode ir muito além do entretenimento. “A principal analogia entre o Big Brother Brasil e o empreendedorismo é que, em ambos os casos, os profissionais e os participantes lutam pela sobrevivência, com o objetivo de conquistar um grande prêmio. No caso do BBB, é a fama e o valor de R$1,5 milhão de reais na conta. Já para o empreendedor, equivale à construção de uma marca de prestígio e notoriedade perante o mercado e a concorrência, visando o lucro e realização profissional”, explica.
Pensando nisso, o presidente da Polishop apresenta, a seguir, os principais ensinamentos que o BBB pode oferecer para os empreendedores. Confira, abaixo:
1. Conheça o seu potencial
Em todas as edições do programa, os nomes dos participantes ficaram marcados pelo seu protagonismo e singularidade dentro do jogo, mesmo não ganhando o prêmio final. Características como determinação, inteligência emocional, coragem e persistência, são algumas das qualidades para que um jogador seja considerado forte dentro do reality. “Já no mercado de trabalho, o empreendedor que conhece e acredita em seu potencial e no de seu negócio é aquele que permanece firme, apesar dos obstáculos e das batalhas diárias que enfrenta”, descreve João.
E, segundo ele, conhecer o seu potencial, seja no jogo ou no mercado de trabalho, é saber identificar os pontos positivos e negativos, tanto de sua personalidade, como da empresa. “No mundo corporativo, isso é conhecido como ‘Análise de Swot’, que estabelece um panorama real das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que uma empresa possui. Tendo essas informações em mente, as ações e decisões tornam-se mais seguras e bem pensadas”, complementa.
2. A importância da liderança
A maior e mais acirrada disputa no BBB, tirando o prêmio final, é pela liderança do jogo. Além de imunidade e a segurança de permanecer mais uma semana na casa, o poder de indicar um participante ao paredão é o maior trunfo e, ao mesmo tempo, a maior responsabilidade que o líder possui. “Quanto maior for o cargo do profissional, dentro do negócio, maior será a sua responsabilidade para com a empresa e seus colaboradores. Sendo assim, a forma como ele gerencia e administra seu negócio é o que vai determinar o sucesso ou o fracasso da operação”, afirma o empresário. Um bom líder deve ser capaz de inspirar, engajar e motivar seus colaboradores. “Seja no game ou no mercado de trabalho, é competência da liderança demonstrar e transmitir, interna e externamente, um protagonismo diligente e eficaz, com competência, inteligência e eficiência”, completa.
3. Controle emocional
Quanto mais o jogo avança, mais os participantes do Big Brother demonstram e transparecem suas emoções, cada dia mais à flor da pele. A pressão, o tempo de confinamento, a saudade dos familiares e a ansiedade vão se tornando cada vez mais potentes e são os principais motivos da desestabilização emocional entre eles. “Assim como no mercado de trabalho, o BBB é uma disputa entre pessoas e, ao lidar com elas, você também lida com as suas emoções”, revela Appolinário. Seja no jogo ou no mundo empresarial, uma atitude precipitada ou impensada, pode trazer consequências graves e, muitas vezes, irreversíveis. “O caminho do empreendedorismo, na maioria das vezes, é árduo e desafiador. Por isso, é fundamental que o empreendedor seja capaz de controlar suas emoções e exercitar a inteligência emocional, a fim de não dar um passo em falso e colocar tudo a perder”.
4. Gestão Financeira
Nem só de motivação e inspiração é movido um negócio, nem o Big Brother. Em um mundo capitalista, até mesmo os reality shows exigem controle e sabedoria financeira dos participantes. Moeda da casa do BBB, as estalecas são motivo de contas, compras, punições e até mesmo discussões e atritos entre os participantes. “Saber administrar bem o dinheiro, seja ele pessoal, profissional ou empresarial, é um dos pontos principais para garantir estabilidade, equilíbrio e segurança na vida”, ressalta. E, para o sucesso de um negócio, é essencial que o gestor tenha um controle minucioso de suas finanças.
“Administrar o financeiro de uma empresa vai muito além das entradas e saídas. É preciso conhecer, a fundo, todos os custos diretos e indiretos da operação, a porcentagem da margem dos produtos, o valor direcionado aos investimentos, ou seja, compreender todos os lucros e as despesas da operação como um todo”, explica João. Dentro da casa do BBB, as consequências de má conduta e advertências aos jogadores são devidamente punidas com a perda de estalecas, individualmente e, em alguns casos, de todo o grupo. “No ambiente corporativo, a má gestão administrativa pode acarretar em consequências mais drásticas como dívidas, processos e a falência da empresa”, completa.
5. Alianças e network
O sentimento de pertencimento e identificação entre os participantes é nítido dentro da casa, a partir da formação de grupos, de acordo com a afinidade de cada um. Seja por segurança, amizade ou para combinar votos, todos os participantes do BBB desejam – e muito-, fazer parte de um grupo. A relação entre pessoas, seja no jogo, dentro de uma empresa ou no mercado de trabalho, é capaz de estreitar laços e alianças que, consequentemente, proporcionam vivências e possibilidades. “Uma empresa não nasce sozinha e muito menos cresce sozinha. O network entre profissionais e organizações é fundamental para que a empresa usufrua de oportunidades, benefícios, privilégios e vantagens competitivas”, revela Appolinário. Seja no âmbito criativo, financeiro, intelectual, administrativo ou pessoal, as associações são fundamentais para o negócio e, também, para continuar no jogo do BBB.
6. Aprenda com os erros
A famosa frase “é errando que se aprende” cabe ao comportamento dos participantes do jogo, bem como aos desafios do empreendedorismo. “O empreendedor vai cometer muitos erros ao longo do seu caminho. Cabe a ele aprender com eles ou desistir no primeiro obstáculo”, revela. Os participantes que assumem seus erros e os tiram de lição são vistos com bons olhos pelo público e pelos integrantes da casa, assim como os líderes que possuem humildade e discernimento para compreender seus equívocos. “Errar é humano e é com eles que se aprende diariamente. Ao desistir, você não se dá a chance de acertar”, reverbera.
7. O poder da persuasão
“Ninguém mais, além de você, vai saber o valor do seu negócio. Mas, para ter sucesso, esse valor não pode ficar só no papel ou na cabeça do empreendedor. É preciso saber comunicar ao público e aos seus clientes”, revela. O poder da persuasão, dentro de uma organização, é capaz de motivar os funcionários e colaboradores, valorizar a identidade da marca e posicioná-la no mercado. “Assim como no mundo empresarial, a importância da persuasão no jogo do BBB permite atrair aliados, fortalecer o posicionamento no jogo e conquistar uma posição forte e concreta, diante dos outros jogadores e para os telespectadores”, finaliza o presidente da Polishop.
Sobre João Appolinário
Presidente, fundador da POLISHOP e empreendedor por vocação, João Appolinário deixou o grupo de empresas da família para abrir seu próprio negócio. Em 1999 fundou a POLISHOP com um conceito inovador de Varejo Multicanal. Tornou-se um dos líderes do varejo no Brasil, com um estilo único de apresentar e vender produtos em uma rede de vendas que alcança todo o país, incluindo mais de 280 pontos de venda próprios, catálogo, internet, telemarketing, vendas diretas com 150 mil empreendedores cadastrados e 6 canais próprios de televisão, que oferecem produtos e soluções inovadoras 24 horas por dia. João Appolinário é um dos ‘tubarões’ do programa SHARK TANK BRASIL, veiculado nos canais SONY e BAND.