POR: JB PRESS
A procura por imóveis nos EUA por Brasileiros vem crescendo a cada ano. Imóveis no Sul da Flórida são uma ótima opção de investimento para brasileiros, pois eles apreciam muito a região devido ao clima e algumas similaridades com o Brasil. Pensando nisso consultamos a especialista em locação e vendas de imóveis nos Estados Unidos Alessandra Sleiman, que nos ajudou com um passo a passo para quem deseja investir nos Estados Unidos.
1- Quais são os documentos necessários para adquirir um imóvel nos Estados Unidos?
Para comprar à vista, tudo pode ser feito do Brasil sem visita presencial aos EUA, evitando até necessidade de visto. O prazo de escritura pode ser menos de duas semanas neste caso.
Para aquisições financiadas são necessários passaporte com visto válido, comprovante de residência e comprovação de renda financeira mediante extrato bancário ou aplicação financeira, que seja coerente com o valor do imóvel escolhido.
2- É possível financiar o imóvel?
Apesar das compras à vista possuírem condições mais atrativas, sim, é possível. O financiamento para estrangeiros, no momento, está disponível em diversas instituições financeiras e nas seguintes condições:
- a) Entrada 30% ou 50% e o saldo financiado, em até 30 anos, com juros em média de 4.5% ao ano, dependendo do pacote. A taxa inicial será fixa nos primeiros cinco anos e depois reajustada anualmente;
- b) O investidor deverá ser aprovado pelo banco e as condições podem variar em função da instituição financeira e do imóvel.
3- Como é o processo de compra à vista?
Após a escolha do imóvel, o comprador estrangeiro envia os recursos para sua própria conta no exterior, previamente aberta. É uma remessa de patrimônio, feita após a aprovação do Banco Central. Depois, transfere-se esse valor para a conta “escrow” (fiduciária) e os advogados fazem toda a transação, inclusive verificação jurídica do vendedor e do imóvel.
O advogado prepara toda a documentação de transferência e, somente após a assinatura do vendedor, é efetuado o pagamento. 100% dos negócios imobiliários nos Estados Unidos são realizados por meio das “Title Companies”(Companhias de Títulos), que são formadas por advogados licenciados para atuarem no mercado imobiliário, e que são os responsáveis pela legalidade da transação.
4- Como fazer para comprar um imóvel nos Estados Unidos usando ou não financiamento bancário?
Como estrangeiro, o processo de compra é relativamente simples. A burocracia acontece em todos os lugares, mas nos Estados Unidos é sistemática e com prazos rígidos. Não se faz negócios nos EUA sem a intermediação de um corretor, ao contrário do Brasil. Como estrangeiro, sugere-se realizar o processo por meio de uma assessoria jurídica, que poderá orientar o investidor sobre as questões jurídicas e, inclusive, na abertura de uma empresa para proteção do seu investimento.
5- Qual a documentação necessária para a compra à vista?
- Cópia do Passaporte: páginas 1 e 2
- Comprovante de endereço;
- Prova do valor da compra por meio de cópia de extrato bancário ou demonstrativo de aplicação financeira.
6- Quais os documentos necessários para a compra financiada?
- Cópia do Passaporte: páginas 1, 2, 3 e a do Visto;
- Comprovante de residência;
- Conta bancária nos Estados Unidos;
- Carta do Contador;
- Cópia dos dois últimos anos do imposto de renda, PF e PJ, neste último caso se houver;
- Cópia dos três últimos extratos bancários;
- Prova dos valores, isto é, do valor da entrada e mais 6 meses correspondentes às prestações do financiamento em conta ou aplicação bancária nos EUA.
Importante: Todos os documentos devem estar traduzidos para o idioma inglês, por um tradutor juramentado.
7- A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física serve como documento para comprovação de renda?
Sim, a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física é um documento aceito pelos bancos como comprovação de renda.
8- Depois de comprar o imóvel, pode-se alugar?
Sim, pode-se alugar por meio de uma imobiliária gestora para o imóvel. Ela ficará encarregada de angariar inquilinos, receber os aluguéis e fazer manutenção no imóvel. O custo para essa administração varia entre 10%a 15% do valor do aluguel. O retorno bruto para o proprietário varia entre 2% e 7% ao ano, dependendo do tipo de imóvel e sua localização.