Análise é de Mateus Lucio, CEO do Grupo GR Discovery, fintech brasileira multifacetada que opera na Bolsa de Valores de Chicago
POR: inFATO – Marcela Parra
É preciso uma boa dose de otimismo ou pessimismo para acreditar que o BREXIT, que é a saída do Reino Unido da composição da União Europeia, deve ocorrer tão cedo, se é que um dia ocorrerá.
O prazo final, que era março deste ano, vem sofrendo sucessivas postergações por falta de um acordo, mesmo passados mais de três anos do famigerado referendo, pois persistem vivas as controvérsias.
“Os problemas em aberto são muitos, que vão desde o tratamento dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido ou vice-versa, até questões envolvendo traslado de mercadorias, multas a favor da União Europeia, em caso de saída”, ressalta Mateus Lucio, CEO do Grupo GR Discovery -fintech brasileira multifacetada que atua em diversas áreas financeiras e opera na Bolsa de Valores de Chicago-.
O CEO da GR Discovery comenta que cada vez mais se mostra invariável e inegavelmente muito difícil chegar a um acordo que satisfaça simultaneamente os interesses do Reino Unido e o europeu.
A saída sem-acordo se revela uma solução ainda mais desastrosa, pois significaria que, automaticamente, os cidadãos europeus residentes, por exemplo, na Inglaterra passariam subitamente a se encontrarem em situação de irregularidade. Fora as importações e exportações entre o Reino Unido e União Europeia, que de um dia para o outro passariam a ser taxadas como importação comum, situação especialmente grave às empresas com sede ou manufatura no Reino Unido, além de filiais ou centros de distribuição em países da União Europeia.
“Os críticos mais efusivos reiteram que foi um erro terem realizado o referendo em primeiro lugar e os entusiastas pelo BREXIT culpam a falta de vontade política para traduzir em realidade a decisão da população”, acrescenta Lucio.
O Grupo GR Discovery
Fundado há dez anos, o Grupo GR Discovery tornou-se referência como uma fintech multifacetada, com soluções financeiras integradas para atender as necessidades diversas dos clientes em prol do aporte monetário.
A companhia opera na Bolsa de Valores de Chicago e oferece serviços relacionados a investimentos de rendas variáveis e contrato de mútuo –empréstimo de pessoa física para pessoa jurídica-, cartões pré-pago e imposto de renda.
O Grupo GR Discovery conta com uma carteira de 6 mil clientes e outros 2 mil em espera, e vem crescendo em média 2% ao mês. A empresa tem sede em São Paulo e possui escritório em Chicago, com atuação em todo mercado brasileiro e americano. Mais informações pelo site www.grdiscovery.com.br.