O projeto Bellas Empreendedoras, criado pela empresária Marcella Porta, foi desenvolvido com o objetivo de promover a sustentabilidade do bairro da Mooca por meio da troca de serviços e experiências.
POR: Marcia de Oliveira
Atualmente cerca de 2000 mulheres empreendedoras e moradoras do tradicional bairro italiano da Mooca, zona leste de São Paulo, SP, passaram a interagir entre elas e os moradores da região para usufruir do comércio local. Nomeado de Bellas Empreendedoras, o projeto tem o objetivo de incentivar a economia colaborativa, ou seja, fazer com que elas comprem os produtos umas das outras, promovendo uma economia autossustentável. Marcella Porta, fundadora do Bellas, conta que o grupo tem o objetivo de proporcionar aos moradores da região a oferta de serviços e produtos dentro do próprio bairro. Uma das ações do Bellas são encontros, palestras e workshops como forma de instruir as participantes a divulgar, aperfeiçoar e profissionalizar seus negócios de forma estratégica.
“Existem casos de mulheres que começaram a empreender despertadas pelo grupo e viram a oportunidade de monetizar atividades que inclusive enquanto auxiliares do lar já desenvolviam com maestria; outras aperfeiçoaram as suas empresas e tiveram ganho de eficiência e novos clientes ao aderir o movimento”, diz Marcella. A economia colaborativa visa o compartilhamento de serviços, produtos, mas também a troca intelectual. A dica que pode impulsionar os negócios de uma pode conter dicas importantes de vendas para outras, por exemplo. Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 89% dos brasileiros que já experimentaram esta modalidade de negócios colaborativos ficaram satisfeitos com seus resultados. O mesmo estudo revela que a cada dez consumidores brasileiros, nove acreditam que a economia compartilhada é uma prática que vem ganhando mais espaço. Outro dado importante é que 61% dos usuários considera que o consumo colaborativo foi uma estratégia para economizar, sendo que 88% acham que a quantia poupada é significativa.
“É possível o convívio entre mulheres sem competição e é preciso desmitificar isso. A mulher tem habilidades que são reconhecidas mundialmente, inclusive no mercado de trabalho são gestoras e lideres aptas. Hoje somos mais de 50% da população brasileira, temos que entender a responsabilidade e a relevância desses números. O Bellas Empreendedoras tem como foco a sustentabilidade e esta é nossa única bandeira”, comenta Marcella Porta.
Uma história real Nalva Alves, membro do grupo Bellas Empreendedoras, relata sua experiência antes e depois de fazer parte da comunidade: “era tudo muito solto, transitava em muitas regiões e públicos de São Paulo, conseguia atender somente um cliente por dia. O restante do tempo era no trânsito, em média 4 horas por dia, e no outro dia tinha que atender os clientes que ficaram pendentes e, com isso, trabalhava 51% do tempo, o restante era só em deslocamentos. A partir da primeira reunião tive uma transformação desse quadro e, com a economia colaborativa local, tive a redução de tempo no trânsito, do combustível e da alimentação. Ganhei mais tempo para minha vida pessoal, ganhei novos clientes da própria rede e ainda ganhei de patrocínio um uniforme personalizado. Tenho respaldo nas áreas de marketing, vendas e entre outras formações profissionais”, declara.
Sobre Marcella Porta Uma das mulheres mais influentes da Mooca, é bacharela em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Empresária e administradora de negócios desde os 22 anos, sua principal habilidade é desenvolver networking. Também é apresentadora do Programa Ela é Show Tv que tem como foco o fomentar e empreendedorismo feminino. Apaixonada por pessoas, Marcella desde pequena faz conexão de pessoas e negócios com um único propósito: ajudar a estabelecer relações entre os amigos e ver os negócios acontecerem entre eles.