Setor registrou recorde de produção em outubro, trazendo confiança para 2020
POR: Predicado Comunicação
Termômetro da economia, o setor de embalagem de papelão ondulado registrou alta de 2,66% em outubro, na comparação ao mesmo período do ano passado. Quando comparado a setembro, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 10,11%. Os dados, divulgados pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), trazem boas expectativas de retomada da economia.
As vendas de papelão ondulado utilizados em embalagens – caixas, acessórios e chapas – totalizaram 334.027 toneladas em outubro, volume recorde da série histórica, iniciada em 2005.
As indústrias da área estão celebrando o aquecimento. No mês de novembro, por exemplo, um fator que alavancou o consumo foi a Black Friday. Levantamento realizado pelo Compre&Confie mostrou que o faturamento da campanha foi de R$ 3,87 bilhões – valor 30,9% maior do que o mesmo período de 2018. Agora, com as compras para o Natal, o ritmo de produção segue acelerado.
“A queda dos juros básicos, que estão atualmente em 5% ao ano e é o menor patamar da história do regime de metas de inflação; a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em setembro e a recuperação no nível de emprego trouxeram fôlego para o consumidor”, avalia o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.
Com a movimentação do cenário econômico, a empresa tem feito série de investimentos para impulsionar a produção. Um deles foi a aquisição de equipamento vindo da China e que aumentou a capacidade de fabricação em 20%. “No início de 2020 chegarão outros importantes equipamentos que nos permitirão atender a demanda com ainda mais agilidade e qualidade”, salienta Eduardo. “O ano, que teve início com uma economia desalentadora, agora dá sinais de que terá um encerramento vigoroso e com melhores perspectivas para um próspero 2020”, conclui.
Sobre a Mazurky
Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado. Localizada em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.