Existe uma crença em que as pessoas colocam os termos empreendedor e empresário como sinônimos, mas a verdade é que eles dizem respeito a papéis diferentes e complementares.
POR: Jaqueline Santos – jspress.com.br
Empreendedor é quem realmente se arrisca, identifica oportunidades para gerar riquezas e na maioria das vezes não no sinal de “sugar” recursos de alguém, mas por simples sobrevivência. No mundo do trabalho, aquele tipo de pessoa que é capaz de criar uma empresa ou negócio a partir de uma simples ideia. Empresário, por sua vez, é todo indivíduo que tem competência para perpetuar essa mesma empresa ou negócio. Que consegue fazer crescer e prosperar aquilo que foi concebido e ainda precisa amadurecer. Traduzindo seria um administrador de uma idéia.
Algumas pessoas se tornam grandes empreendedores, mas permanecem empresários ruins, quantos negócios não vimos abrir e fechar, ou até mesmo um conhecido que abriu e fechou várias empresas. Poucos indivíduos são, ao mesmo tempo, empresários e empreendedores competentes.
É muito difícil ser bom nesses dois papéis, pois eles exigem competências bem diferentes. Enquanto o empreendedor precisa ser apaixonante quando comunica sua visão acerca do futuro e demonstrar um nível de ousadia bem acima da média, o empresário geralmente convence as pessoas com base em argumentos concretos e toma decisões em conformidade com aquilo que analisou.
Uma outra diferença clara, que muitas vezes é enxergada o empreendedor é o individuo que muitas vezes começa o negócio e sente a presença dele em cada detalhe, isso é desde o pipoqueiro até o dono de mercados de bairro. E quando pegamos um modelo de negócio pronto como as diversas franquias e redes de franquiados, a administração seria dos empresários.
Espero que com este artigo possa ter estimulado vocês a curiosidades sobre o assunto, um pequeno consultório odontológico como o meu me considero um empreendedor, por ter a motivação apaixonante e por ter a necessidade do meu braço para a conclusão de diversos trabalhos finais ligados a odontologia, o ramo do negócio, porém sou empresário por ter a equipe, o gerenciamento, planilhas, planos de expansão. Em Resumo, não conseguimos separar, mas é claro que as funções são diferentes e complementares. A um investidor que somente injeta financeiramente e Administra sem ideias novas para o negocio seria um exclusivo empresário.
Dr Giancarlo Zanoli Trentim
Cirurgião Dentista – pela USP
Empreendedor na região de Santo André -SP