5 razões para promover a criatividade em sua empresa
POR: Natália Mancio – Baskara
Apple é uma empresa sinônimo de criatividade. É uma marca que incentivou outras pessoas a “pensarem diferentes” e realmente fez isso acontecer. Simplesmente ver o logotipo da Apple desperta a criatividade nas pessoas.
A criatividade nos negócios é um passo crucial que precisa ser priorizado pela liderança da empresa. Uma pesquisa realizada pela IBM com mais de 1.500 diretores executivos mostrou que a criatividade foi classificada como o fator número um para o sucesso dos negócios – acima da disciplina, integridade e até visão da gerência. Uma razão para isso é: os líderes criativos estão mais à vontade com a ambiguidade. E, à medida que as indústrias continuam evoluindo, as metas e prioridades de negócios precisarão mudar. Oito em cada 10 CEOs pesquisados disseram esperar que seu setor se torne significativamente mais complexo.
“Por diversos fatores, nós estamos vendo mudanças no mundo que nenhuma outra geração viu. Conforme a velocidade de mudanças do mundo aumenta, as empresas buscam cada vez mais profissionais flexíveis, criativos e com facilidade de adaptação. E na contramão disso, ainda é muito comum ouvir pessoas falarem “eu não sou criativo”. E isso é um mito. Todos somos criativos. O que acontece é que muitas vezes a criatividade está “adormecida”. Por achar que não somos criativos, não encontramos novas soluções.”, explica Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação na empresa Girasole Desenvolvimento Humano.
5 razões para promover a criatividade em sua empresa
É preciso estar aberto ao novo e deixar os pré-conceitos sobre o tema de lado. Deixar de acreditar que tudo só tem uma resposta certa, e buscar por novas possibilidades. Na hora de busca uma solução, que tal começar com “E se….”? Você pode ter grandes surpresas.
Entre as razões para promover a criatividade estão:
- Recompense a criatividade
Nem toda ideia será um sucesso, mas grandes descobertas não ocorrerão se a empresa jogar com segurança. Os executivos precisam se sentir confortáveis com o erro e dar aos funcionários a liberdade e a flexibilidade para experimentar e explorar novas oportunidades.
“Muitos acham que a criatividade é coisa só de artista, publicitário…. outro mito. A criatividade está em qualquer área, profissão, em todos os momentos da nossa vida. Ela serve para solução de problemas do dia a dia. Descobrir uma nova solução para um fluxo de pagamento de uma empresa por exemplo, que reduz tempo ou custo, é criatividade. Acredite!”, completa Daniela.
- Acredite nas pessoas
Nem todo mundo acredita que é criativo, mas todos podem aprender ferramentas e técnicas para ser inovador.
- Tente a abordagem “Sim, e …”
Um método para estimular o brainstorming criativo é tentar uma técnica usada no teatro de improvisação: “Sim e …” A abordagem incentiva as pessoas a desenvolver os pensamentos de seus colegas, primeiro concordando e depois acrescentando algo à discussão. Tirar o “não” da mesa garante que todas as ideias sejam ouvidas. Daniela ressalta que não vale ter ideias e avaliá-las ao mesmo tempo. Quem quer explorar novas ideias, não deve corrigi-las enquanto está pensando. “Primeiro criamos, depois criticamos – esse é um dos princípios de uma solução criativa.”.
- Experimente horários flexíveis de trabalho
Nem todo mundo é adequado para a programação tradicional das nove às cinco. A oferta de acordos flexíveis, como a capacidade de trabalhar em casa, é conhecida por tornar os funcionários mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos.
- Dê aos funcionários tempo para recarregar
A criatividade também pode se esgotar, assim como as nossas energias. Os funcionários precisam de tempo para recuar e clicar no botão “atualizar”.
A criatividade se prestará a buscar soluções diferentes e pouco convencionais para problemas. Como tudo em que queremos aprimorar, a criatividade precisa de prática. Sair da zona de conforto e adotar o olhar criativo no dia a dia.