POR: Carolina Lara
Uma das plataformas mais utilizadas por brasileiros e também no restante do mundo, o YouTube tem ganhado os olhos de empresas de todos os segmentos. No entanto, é preciso entender como aplicar a comunicação para cada tipo de rede, pensando principalmente no público que se pretende conquistar e fidelizar.
O Youtuber e produtor de conteúdo Brancoala explica que a ferramenta é sim um ambiente aberto para todos, sejam produtores de conteúdo, empresários, influenciadores ou qualquer outra coisa, mas que é preciso focar em alguns detalhes. “O principal motivo para estar na internet é de conversar diretamente com o público alvo, uma vez que as redes sociais permitem impactar os consumidores que a empresa visa atingir”, relata.
Em comparação com plataformas tradicionais, como a TV e o rádio, que atingem quase toda a população, o Youtube e outras redes como Instagram e Facebook funcionam com precisão porque conseguem identificar características semelhantes entre usuários.
Mas ter um perfil nas redes sociais ou um canal no Youtube apenas para estar próximo a um determinado nicho. A principal dica de Branco para as empresas é justamente oferecer algo que as pessoas considerem útil, pois é preciso gerar algum valor para o público.
Atualmente, muitas companhias produzem vídeos com fins corporativos, explicando como a empresa funciona, os serviços que presta ou os produtos que vendem, mas se esquecem que os usuários precisam se conectar com o conteúdo de forma genuína, do contrário esse canal não ficará ativo por muito tempo. “Por exemplo, eu acompanho canais de fabricantes de teclados e microfone. Ao invés de exaltarem os produtos, eles dão dicas e apresentam tutoriais de como tocar ou configurar esses equipamentos e é isso que gera valor e vontade de continuar consumindo conteúdo e, eventualmente, os produtos deles”, explica o youtuber.
Segundo Brancoala, uma novidade no cenário de comunicação e marketing digital que vem funcionando bastante como forma de inserir marcas em mídias sociais, é usar influenciadores como um veículo. O método funciona tanto no Youtube quanto em qualquer outra rede social e é extremamente efetivo.
Sobre Brancoala
Com mais de 6 milhões de seguidores, Branco, ou “Brancoala”, possui um canal com conteúdo voltado para a família. Atualmente, ele mora nos Estados Unidos com a esposa e os dois filhos. É um papai style, cantor, produtor musical, designer gráfico, youtuber e escritor. Passa a maior parte do tempo gravando, editando vídeos, tocando violão e brincando com os filhos. Branco também lançou o livro “Brancoala e Família”, explicando como é possível reconectar-se com seu propósito de vida aprendendo a alinhar com seus objetivos e sonhos. Além do conteúdo sobre autoconhecimento, há uma parte dedicada a história da família, como eles começaram a vida em outro país do zero, qual a melhor hora para ter um filho e como os pais de primeira viagem podem lidar com as próprias ansiedades e dúvidas. São situações engraçadas e inusitadas pelas quais todos os pais passam. Para saber mais, acesse – https://www.youtube.com/user/brancoala
Para saber mais, acesse – https://brancoala.com. No Youtube, pelo https://www.youtube.com/user/Brancoala, canal com mais de 6 milhões de seguidores e Instagram @Brancoala, onde mais de 261 mil pessoas recebem diariamente novos conteúdos.