Seja na vida pessoal ou profissional todo mundo se depara, cedo ou tarde, com a necessidade de alcançar ou conquistar algo. Mas, nem todo mundo consegue. Por que?
POR: Jaqueline Santos – jspress.com.br
Um estudo americano empenhado em descobrir isso revelou que reclamação é o que difere, na maioria das vezes, quem alcança de quem não alcança metas.
Pois é, nosso cérebro procura sempre a forma mais rápida e já conhecida por ele de transmitir as informações às células cerebrais.
Então, a pessoa que tem o hábito de reclamar gera, através do circuito elétrico do cérebro uma memória desse caminho e, quanto mais utilizado esse caminho, mais fácil e acessível ele será. Logo, quanto mais reclamamos, mais reclamaremos.
O ato de reclamar prejudica nossa percepção das coisas e das situações e gera em nosso corpo um mal estar, uma falta de energia.
Uma pessoa que traça uma meta, mas está sempre reclamando e tendo comportamento pessimista, gera uma energia ruim e tende a visualizar só as partes ruins de alcançar seu objetivo. A tendência de abandono do projeto é muito maior.
É possível mudar o comportamento e o hábito de reclamar. Não é fácil, mas com treino e paciência a mudança é eficaz.
Mas, é necessário entender que reclamar não é um ato proibido. Às vezes acalma e alivia o estresse, o que não pode é transformar isso em um hábito.
Já entendemos que reclamar nos distância de nossos objetivos. E o que nos aproxima?
Algumas dicas para ter êxito nas conquistas são:
Tenha objetivos claros (por exemplo: quero guardar dinheiro (é um objetivo vago) para ser especifico pense em um valor real pra você e estabeleça essa meta)
Estude tudo o que precisa fazer para alcança-lo
Entenda que dificuldades e obstáculos vão surgir, fazem parte do pacote;
Estabeleça um prazo, assim você direciona melhor suas ações para a conquista;
Reclame menos e caminhe com foco na linha de chegada.
Maria Leocádia Ladeira Cintra de Campos Miranda, psicóloga.