[radio_player id="1"]
Moeda Forte

FLORACTIVE SE DESTACA INSPIRADA NA NATUREZA

5 Mins read
A empresa venceu o Prêmio ABIHPEC Beleza Brasil como a melhor companhia nacional na Categoria Empreendedorismo

POR: JOELMA MARINO 

A Floractive Indústria e Comércio de Cosméticos é uma empresa brasileira que atua no mercado da beleza desde 2011 e fornece produtos de qualidade que se destacam por sua eficiência e segurança para seus consumidores. Com 2 polos industriais e sede administrativa em Cajamar, SP, a empresa está em constante evolução e aperfeiçoamento para atender sempre com excelência. Possui o Certificado Halal, ISO 9001, registros da Anvisa, além de ser filiada da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Na sétima edição do Prêmio ABIHPEC Beleza Brasil, foram reconhecidas as melhores práticas empresariais e inovadoras da indústria de HPPC, nas modalidades Empresas, Produtos e O Perfumista. A Floractive se destacou na Categoria Empreendedorismo. A cerimônia foi realizada em dezembro de 2019, em São Paulo, e contou com a presença de lideranças do setor, autoridades e, formadores de opinião.

História de protagonismo feminino

A força das mulheres, sua disposição e capacidade para idealizar, coordenar e realizar projetos e serviços, além da iniciativa para implementar novos negócios, mesmo diante de riscos decorrentes da inovação, tem sido o destaque no mundo do empreendedorismo.

A história está repleta de casos relevantes de sucessos de mulheres empresárias. Empreender significa fazer valer que crises também são oportunidades. A Floractive, Indústria e Comércio de Cosméticos EIRELI ME, nasceu como resultado da jornada de superação de uma mulher diante da crise econômica do ano de 2008. A pedagoga Jane Sarrasi, CEO da Floractive, deparou-se com a necessidade de despertar seu tino comercial para atuar como representante na venda de cosméticos.

Ela então percebeu que a busca por beleza e estética pode ser associada à responsabilidade clínica e ambiental. Desta forma, percebeu que um nicho de mercado estava despontando diante de si: pessoas preocupadas com os efeitos do uso de determinados produtos químicos no corpo. Assim, foi criada a primeira progressiva livre de formol, seguida por toda uma linha de produtos que, hoje, em fase de grande expansão, está presente em mais de 50 países sob a implementação do ISO 9001, bem como a certificação Halal, exigida pela clientela muçulmana.

O que se segue é um exemplo de superação e sucesso, escrito com lágrimas, suor, princípios e o desejo de oferecer não apenas produtos de ótima qualidade, mas a esperança de um mundo melhor.

Estratégias para chegar lá!

A Floractive é uma empresa comprometida com a excelência no desenvolvimento, produção e, distribuição de cosméticos. Para honrar esse compromisso, a primeira preocupação é manter a harmonia com a natureza, visando colher do que ela oferece, matéria-prima para entregar qualidade e beleza ao distribuidor e consumidor.

Para chegar a esse resultado, as táticas comerciais foram divididas em dois tópicos principais:

1. Marketing – O sucesso da Floractive é resultado de uma percepção diferente do consumo tradicional: demonstrar ao público ecologicamente responsável, preocupado com qualidade de vida e com o bem-estar dos animais, produtos que atendam às suas expectativas.

2. Apresentação Prática – É realizada através de um portfólio dividido em oito categorias: Tratamento, Coloração, Home Care, Finalizadores, Matizadores, Alisamento, Lavatório e Barbers. Demonstrações sobre uso e resultados são realizados nas principais feiras de beleza do Brasil e do mundo. Em nível nacional, a marca é exposta e gerenciada com o apoio dos distribuidores regionais na Hair Brasil, Beauty Fair, Sul Beleza e Beauty Manaus.

Em nível internacional, os produtos são divulgados na Cosmoprof, edições Las Vegas e Bologna, Middle East World Beauty, Expo Beauty South África, Expo Beauty Show México, Salón Look International Madri, InterCharm Professional Moscou, Marroco Beauty Expo e Hair Expo Austrália. As mídias digitais desempenham papel fundamental na apresentação de todo o catálogo de produtos.

Dedicação às questões sociais

1) Gestão de pessoas: O bem-estar do colaborador, Qualidade do ambiente de trabalho e do relacionamento com a equipe são prioridades da empresa. Todos são parte de uma engrenagem que evolui com desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, após a análise da Diretoria, é oferecido até 100% do valor para custear a formação acadêmica e profissionalizante dos colaboradores. Em 2018, a Floractive passou a contratar pessoas refugiadas no Brasil.

2) Gestão Ambiental: Os recursos naturais são limitados, por isso são alvo recorrente de debates nas esferas de administração industrial e política. Por isso, a matéria-base para a produção de cosméticos é biodegradável, assim como as sacolas oferecidas para distribuição no ato da compra. Os polos industriais contam com estações para tratamento da água utilizada, antes do descarte na rede de esgoto.

3) Programas Sociais: Junto ao Museu Catavento, são desenvolvidos dois programas de incentivo ao empreendedorismo, nas comunidades do Centro e da zona leste da cidade de São Paulo, o “Barbeiros do Bem” e “O corte mais chave”. Através de cursos, concursos e premiações, incentiva-se a formação e valorização profissional.

Nestes eventos, estende-se a possibilidade de colaboração com 2 kg de alimentos para confecção de cestas básicas distribuídas em comunidades carentes, asilos e centros de apoio a dependentes químicos. Também há o programa de incentivo à leitura com o Livro Missionário do Ano, distribuído gratuitamente. A CEO Jane Sarrasi, como pedagoga, acredita que o conhecimento vem através da leitura e que podemos mudar o mundo ao nosso redor através da educação.

Desempenho de destaque

Os setores de Cosméticos e Beleza têm mantido um índice de projeção satisfatório, na contramão da crise econômica que afeta boa parte do mercado mundial. Em uma pesquisa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, as maiores varejistas do setor movimentaram R$ 4,7 bilhões entre janeiro e março de 2019. Um crescimento de 10,64% em relação ao mesmo período do ano de 2018. Para se ter uma idéia, entre janeiro e março de 2018, o desempenho foi de 4,58%.

Em 2017, 3,73%. Comparado com o ano de 2017, no ano de 2018, a Floractive teve um crescimento percentual de 40% no desempenho de negócios. Os números obtidos no ano de 2019 já permitem uma estimativa de crescimento em torno de 60% até o meio do ano de 2020. Qualidade do produto, trabalho de marketing comercial e logística de distribuição são os responsáveis por este resultado. O desejo dos consumidores de adquirir um produto de estética e beleza ecologicamente e eticamente correto foi o grande diferencial para o índice de faturamento da empresa. Além disso, o crescimento do mercado de cosméticos no Brasil tem ajudado a fortalecer as marcas 100% nacionais. Segundo dados da empresa de pesquisas Euro Monitor International, as vendas do setor de produtos de beleza e cuidados pessoais alcançaram R$ 109,7 bilhões em 2018, uma alta de 1,53%.

Case premiado

A história de sucesso da Floractive competiu na Categoria Empreendedorismo, Modalidade Empresas, do Prêmio ABIHPEC Beleza Brasil, edição 2019. Foi relatado o protagonismo e a idealização de Jane Sarrasi, que de pedagoga e consultora de cosméticos, alçou a CEO de uma empresa construída a partir de um período de crise econômica. A Estratégia Comercial passou pelo desenvolvimento e confecção dos produtos até a apresentação e promoção junto ao mercado nacional e internacional.

A Logística da empresa mostra uma forma muito bem organizada para venda, distribuição e abastecimento de estabelecimentos parceiros da marca. Já nos quesitos sociais, a Floractive se destaca em ações estratégicas que melhoram a vida de colaboradores e residentes de comunidades carentes na cidade de São Paulo.

Em relação ao Desempenho de Mercado, mostra os números comparativos de vários anos de atividade, com uma projeção de crescimento relevante associado ao desenvolvimento do setor em contexto nacional de uma maneira geral. O case é marcado pelo sucesso no empreendedorismo, alcançado através de dedicação e muito empenho, atendendo às expectativas de pessoas que valorizam o comprometimento da Floractive com um futuro sustentável e o respeito à Natureza.

Serviço

Floractive Rua Josué Lemes de Lima, 412, Jardim Panorama, Cajamar, SP.

Telefone: (11) 4408-6582

Site: www.floractive.com.br

Instagram: @floractiveofficial

Facebook: www.facebook.com/floractiveofficial

Related posts
DestaquesMoeda Forte

A ousadia do Poder

1 Mins read
* Por Laura Porto, Administradora, Escritora e Mentora Organizacional Dizem que poder e sedução são armas infalíveis de sucesso; o poder é…
BusinessMoeda Forte

Funcional celebra um ano do seu cartão multibenefícios Funcional Multi com lançamentos e expectativa de movimentar R$ 1 bi em transações

3 Mins read
Empresa anunciou no CONARH 2024 o lançamento da carteira Multi CashCare, que reverte o valor gasto nas compras de medicamentos em créditos para investimento…
Moeda ForteViral

Ana Chaves, psicoterapeuta explica a importância de eventos para fortalecer os relacionamentos corporativos

2 Mins read
Falar de eventos corporativos é estar a frente de inúmeras possibilidades de realizações O evento pode acontecer em um hotel, em um…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.