[radio_player id="1"]
Educação

Escolas se adaptam a métodos digitais para dar continuidade ao período letivo

2 Mins read

POR: Trevo Comunicativa 

Diante do anúncio do Secretário Estadual da Educação, Pedro Fernandes, sobre o fechamento das escolas pela previsão de mais 90 dias, as instituições estão tendo que se adaptar para que os alunos continuem o período letivo mesmo estando em casa. Sendo assim, o CEAT – Centro Educacional Anísio Teixeira e o Eleva Educação tomaram algumas medidas para facilitar o acesso dos alunos ao material e às aulas online.

Com reuniões periódicas entre coordenadores educacionais, o CEAT tem preparado materiais constantemente e enviado aos pais. Mesmo sem avaliação das atividades, a escola mantém o contato com os estudantes e seus familiares, a fim de garantir a interação e aprendizado constante. São enviados textos para leitura, exercícios e outras atividades para os estudantes, respeitando suas capacidades em cada nível, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Estes retornam por ambiente virtual com dúvidas e exercícios realizados.

Na Quarentena Literária, atividade criada para exercícios online, as crianças recebem orientação de criar cartazes com a ajuda da família. Na primeira semana, elas criaram desenhos e versos de músicas para enumerar cuidados com objetos e partes do corpo a serem desinfectados durante a crise do Covid-19.

A coordenadora contou que uma das atividades de sucesso na primeira semana após afastamento presencial da escola foi do aluno Leonel, da Educação Infantil, que fez com sua mãe o bolo para o aniversário da avó, após envio do passo a passo por uma das professoras. “Estamos tendo uma resposta incrível dos pais, todos estão agradecendo”, revela a Yvana, que é responsável pela edição em vídeo dos materiais enviados pelos professores.

Já a equipe pedagógica do Eleva Educação elaborou cronogramas para cada série, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, com conteúdo e atividades a serem distribuídos por canais digitais. A ideia é reforçar que o período de isolamento não representa férias e manter ativa a rotina de aprendizado e construção de conhecimento nesse momento.

Para os alunos da Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Médio, foram enviados calendários semanais com atividades a serem realizadas todos os dias. A lista de afazeres inclui videoaulas, indicação de exercícios, atividades lúdicas e dicas de livros e filmes que dialogam com os conteúdos estudados, além de suporte remoto oferecido aos alunos.

Já os estudantes da 3ª série do EM e do Pré-Vestibular, que estão num ano decisivo para suas vidas, também estão recebendo apoio receberão apoio. O Eleva Educação, através da plataforma Eleva Educação, elaborou videoaulas adicionais que cobrirão a ementa planejada para o período de reclusão. Os vídeos começaram a ser liberados no último dia 17. Para os alunos do curso preparatório Militar, por sua vez, estão disponíveis conteúdos direcionados aos concursos da área.

Related posts
Educação

Vittude lança trilha educativa focada em preparar profissionais para a Norma Regulamentadora N.º 1

2 Mins read
Série de webinares mensais vai abordar detalhes da normativa, que passa a exigir o mapeamento e gerenciamento de riscos psicossociais no trabalho…
Educação

Reunião Mundial sobre a Educação 2024 no Brasil conta com a participação do Instituto Nelson Wilians

2 Mins read
Evento reúne líderes globais e destaca o compromisso do INW com a educação e a Cultura da Legalidade dentro dos Objetivos de…
Educação

De olho no futuro, Rede Daltro Educacional oferece bolsas de ensino para jovens, crianças de baixa renda e atletas

1 Mins read
A iniciativa busca promover inclusão e garantir oportunidades por meio da educação Em um país onde o acesso à educação de qualidade…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.