Comércio eletrônico torna-se a melhor alternativa para que as vendas não parem nas distribuidoras de bebidas
POR: Engenharia de Comunicação
Com o isolamento social provocado pelo Coronavírus, a prática do comércio online tem crescido em todo o Brasil e se tornado uma opção para as empresas manterem suas atividades durante a pandemia. No setor de bebidas, isso não é diferente.
A MMV, importadora de vinhos com sede em Curitiba (PR), está implementando novas medidas para garantir que os negócios continuem funcionando. Afetada pelo fechamento de restaurantes e demais estabelecimentos gastronômicos pelo país, a empresa agora aposta no e-commerce para impulsionar as vendas.
Para isso, reorganizou a equipe e antecipou o lançamento de sua loja online, que até então estava programada para ser colocada em prática somente no ano que vem.
“A maior parte dos nossos clientes são restaurantes e como eles estão fechados, fomos afetados diretamente. Fechamos março com uma taxa de faturamento 90% inferior à média esperada. Por conta disso, resolvemos adiantar nossa entrada no comércio online, prevista inicialmente para o primeiro semestre de 2021”, destaca Jonas Martins, gerente comercial da MMV.
Jonas conta que a MMV atende originalmente adegas, lojas, restaurantes e hotéis, com sua equipe visitando e inserindo os produtos em cartas de vinhos destes locais, e que esta prática continuará. Já o e-commerce será destinado ao público final.
“Com a loja online, nosso objetivo é atingir o público final que não tem acesso a lojas e restaurantes. Não seremos concorrentes dos nossos clientes, mas queremos gerar mais negócios a eles evidenciando ainda mais os nossos produtos”, enfatiza o gerente comercial..
A MMV atende todo o Brasil e como a distribuição dos vinhos para o consumidor final já estava prevista em seu planejamento, a adaptação da logística será simples, como prevê Jonas Martins: “Atendemos demandas de todo o Brasil, e com o e-commerce não será diferente. Temos o estoque em Curitiba embalado adequadamente para distribuição, trabalho que já fazemos há 15 anos. Para a região de Curitiba utilizaremos transportadores parceiras e para o restante do Brasil vamos iniciar uma parceria com o Correios. Um site é uma nova empresa, os próximos meses serão de aprendizado, novas contratações e muito desenvolvimento”.
O e-commerce já estava em plena expansão no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão para 2020 era de um faturamento na ordem de R$ 106 bilhões, 18% a mais que 2019, com uma média de 342 milhões de pedidos de quase 68 milhões de consumidores. Mas, todos esses números foram previstos antes do Coronavírus.
A estimativa é que em 12 meses a MMV possa contar com 50% de suas vendas vindas do universo online.
O site da loja virtual da MMV é: https://www.mmvinhos.shop/