Por: Thais Hannuch
A Stella Barros, uma das mais tradicionais agências de viagens do Brasil, vem reinventando seu modelo de negócios diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. A empresa tem investido em ações específicas que buscam contribuir com a retomada do crescimento e a sustentação do segmento de turismo.
Ainda que o cenário do mercado aponte para números preocupantes, com vendas em queda e prejuízos grandes para companhias aéreas, hotéis e pequenas agências de turismo, a Stella Barros inova ao oferecer, em condições especiais, a possibilidade de novas franquias. A ação vem dando bons resultados e, nos primeiros quinze dias de abertura deste novo modelo, já se registrou um aumento de mais de 35% no número de agências franqueadas.
“Como a prioridade eh manter o caixa, não faz sentido desembolsar quantias que, muitas vezes, representam o faturamento do mês todo para investir em uma franquia; por isso criamos condições muito especiais de pagamento da taxa de franqueado e também, a partir da assinatura do contrato, oferecemos a estes entrantes toda a nossa bagagem de comunicação e de ferramentas, para que eles aqueçam seus negócios”, diz Marcelo Barone, Head Comercial e Vendas da Stella Barros.
Os franqueados atuais também têm recebido atenção especial. “Intensificamos nosso apoio aos já franqueados, disponibilizando materiais que podem ajudá-los a manter a consistência para a retomada nas vendas e, principalmente, a manutenção da base de clientes para que, em um futuro breve, voltem a trabalhar dentro de um patamar de maior normalidade”, completa Barone.
O executivo frisa que nesse momento não se trata somente de uma oportunidade de negócios para a Stella Barros, mas, sim, uma evolução de paradigmas, onde todos estendem as mãos uns aos outros para que se resgatem de um cenário de crise. “Faz parte do DNA e dos valores da Stella Barros colaborar com o crescimento e fortalecimento do turismo, o que significa criar condições para que todos se mantenham firmes e possam retomar suas atividades o mais breve possível. Todos ganham com essa operação, ainda mais contando com uma marca que tem mais de 60 anos de mercado”, reflete o executivo.
“Sabemos que o mercado de agências de turismo tem muitos players, que diante de um colapso como o que estamos vivendo não têm folego financeiro e nem experiência para lidar como tal situação de exceção; desse modo, decidimos criar estratégias de adesão para que se tornem franqueadas Stella Barros e, com isso, ampliem sua estrutura de produtos e de comunicação, além de poderem gerenciar melhor a base de clientes, oferecendo pacotes especiais e exclusivos, o que as tornará mais competitivas “, explica.
A Stella Barros, marca consolidada no mercado, conta com o suporte do Grupo Águia – o mais diversificado grupo de turismo do Brasil – e entende que, nesse momento, é imprescindível que haja cooperação entre grandes, médios e pequenos negócios do setor, para que os impactos da crise sejam minimizados.