POR: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Projeto cultural da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto traz nesta quinta-feira (16/7), um bate-papo com Nego Júnior, fotógrafo, designer e produtor, e Sheila Brandão, fotógrafa ribeirão-pretana. A atividade terá início às 19h no Instagram da entidade. No sábado (18), acontece mais um encontro do Clube do Livro, coordenado pela curadora Gabriela Pedrão
Ribeirão Preto (SP), 14 de julho de 2020 – “A arte de fotografar” será o tema do encontro online que a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove nesta quinta-feira (16/7), através de seu projeto 40tena Cultural. O bate-papo será com Nego Júnior, fotógrafo, designer e produtor, mediado pela fotógrafa ribeirão-pretana, Sheila Brandão, às 19 horas. A transmissão acontecerá pelo Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp).
Voltado para amantes da fotografia ou mesmo para quem deseja se aventurar neste universo, o encontro promete um bate-papo sobre a arte de eternizar os momentos através de um simples clique ou mesmo como fazer imagens incríveis com o próprio celular. Nego Júnior é fotógrafo, designer e produtor. Trabalhou em diversas agências de publicidade como diretor de arte digital até ingressar em carreira solo e posteriormente na fotografia, sua grande paixão. É fundador e agente de diversos coletivos socioculturais.
Mais atividades
No sábado (18), às 16h, acontece mais uma edição do Clube do Livro. A obra escolhida para o mês de julho é “Noites das mil e uma noites”, de Naguib Mahfouz. O encontro é mediado pela bibliotecária e curadora do clube, Gabriela Pedrão. A obra que será discutida neste sábado é uma coleção de histórias e contos populares originárias do Médio Oriente e do sul da Ásia com personagens que criam uma fábula moderna. A ação se desenrola na Idade Média, em uma cidade islâmica indeterminada. Neste livro, o contador de histórias Mahfouz faz uma crítica convincente da sociedade em que viveu – as seitas religiosas que descreve lembram os atuais movimentos fundamentalistas islâmicos -, além de oferecer ao leitor um romance encantador e multicolorido. Os interessados em participar do encontro deverão acessar o link que está disponibilizado para a plataforma de reuniões ZOOM, no Instagram da Fundação.
40tena cultural
Durante três meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já realizou 45 atividades e interagiu com mais de 15 mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Semanalmente são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Em 2020, a Feira entraria na 20ª edição e tornaria-se internacional. Por isso recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para 2021, devido à pandemia de Coronavírus.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.