Elaborado pela ROIT, levantamento inclui potencial de receita do mercado, perfil e orientações para o setor
POR: Engenharia de Comunicação
“Mercado Contábil no Brasil” é o título de um estudo exclusivo elaborado pela ROIT Consultoria e Contabilidade, e que apresenta diagnóstico e projeções para o setor. O levantamento, feito a partir de dados públicos da Receita Federal, está disponível para ser baixado gratuitamente pelo site da empresa, que tem sede em Curitiba, com unidades em São Paulo e Brasília.
O estudo traz, por exemplo, informações sobre o potencial de receita para profissionais e escritórios de contabilidade do país. Com base no total de empresas que demandam por serviços contábeis – um total de 18 milhões em todo o território nacional – e no preço médio cobrado no mercado, o levantamento da ROIT calcula que o potencial de receita anual é de R$ 158,3 bilhões.
Desse total, R$ 100 bilhões vêm de um nicho bem específico: as empresas enquadradas no regime tributário do Lucro Real. De acordo com o sócio-fundador e CEO da ROIT, Lucas Ribeiro, embora as organizações nesse enquadramento representem apenas 3% do total de 18 milhões de empresas apuradas pelo estudo, elas respondem, portanto, por incríveis 62% do potencial de receita para o mercado contábil.
“Engana-se quem pensa que aí [nas empresas enquadradas em Lucro Real] não há mercado para contabilidade”, frisa Lucas Ribeiro, lembrando que, se hoje o percentual dessas organizações em relação ao total seja pequeno, existem perspectivas concretas de que, com a reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, muitas empresas do Simples Nacional ou do regime Lucro Presumido migrem para o Lucro Real. Além disso, é um nicho com preço médio superior, pela complexidade do serviço prestado e que tem grande demanda de empresas com contabilidade interna, que pretendem terceirizar nos próximos anos.
De acordo com o estudo, 23% das 18 milhões de empresas apuradas estão hoje no Simples Nacional, e 19% no Lucro Presumido. Há ainda 55% que se referem a Microempreendedores Individuais (MEIs). “Há um mar de oportunidades. Há muitas grandes e gigantes empresas que contratam escritórios, terceirizando o serviço. Há muito tempo isso tem mudado, de 15, 20 anos para cá. E, na base da pirâmide, entre os MEIs existem pessoais físicas informais que caminham para a formalização. Então, temos que olhar o mercado com atenção”, ressalta o CEO da ROIT.
MERCADO DE ESPECIALISTAS
Lucas Ribeiro explica que, tanto empreendedores MEIs e como informais, geralmente têm pouca “familiaridade” com aspectos contábeis, uma vez que costumam se preocupar com a atividade fim do negócio. “É por isso que precisam muito do auxílio do especialista, ainda que de forma online”, frisa o executivo. Da mesma forma, empresas do Simples Nacional e do Lucro Presumido, cuja área contábil é menos complexa, ao migrarem para o Lucro Real (tendência no cenário pós-reforma tributária) necessitarão de um trabalho mais profundo e especializado.
“O profissional ou o escritório de contabilidade terá que comprovar a vantagem da migração de regime com números, com estratégia e planejamento. É um trabalho mais complexo, que exige muita dedicação, conhecimento e tecnologia. Porém, a remuneração do serviço aumenta significativamente”, expõe Lucas Ribeiro, sublinhando que a ROIT optou por se especializar em atender o nicho de empresas do Lucro Real.
PERFIL DOS ESCRITÓRIOS
O levantamento da ROIT apresenta ainda um perfil dos escritórios de contabilidade no Brasil. Segundo o estudo, são mais de 70,4 mil registrados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A maior parte (60%) tem mais de cinco anos de existência. Outra característica é a forte concentração em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, onde estão 57,5% do total de escritórios brasileiros.
“Os dados mostram que os escritórios permanecem abertos por muito tempo. Há um número representativo de escritórios com mais de 50 anos, por exemplo. Ou seja, é um mercado duradouro. Muitas vezes não com crescimento, mas com estabilização. Os profissionais montam uma carteira e conseguem mantê-la”, observa Lucas Ribeiro.
NOMES MAIS COMUNS
O estudo traz uma curiosidade: os nomes de escritórios mais recorrentes. “Real Contabilidade” lidera a lista: são 239 escritórios de contabilidade, em 24 estados, com esse nome. Chama a atenção também a quantidade de nomes que agregam a palavra “online”, reafirmando o processo de automatização do setor: são 53, com idade média de existência de 4 anos. Dos 70,4 mil escritórios de contabilidade brasileiros, 26% são MEIs e 59% estão no Simples Nacional, “indicando que são pequenos, mas com grande potencial de crescimento”, conforme assinala o CEO da ROIT.
ORIENTAÇÕES PARA O SETOR
Por fim, a publicação lista orientações para o setor. Automatizar, profissionalizar a gestão, capacitar os profissionais para serem analistas e estrategistas e investir na difusão da marca (em marketing, por exemplo) estão entre as recomendações. A formação de redes, fusões, aquisições e outras providências de concentração são apontadas por Lucas Ribeiro como um processo já em curso.
“Há um processo intenso de transformação do setor contábil no Brasil, com dois lados, um da redução brutal de honorários, com ofertas online e outro, de extrema qualificação e valorização das soluções e do conhecimento contábil”, conclui Lucas Ribeiro.
MAIS INFORMAÇÕES
• O estudo completo pode ser acessado e baixado gratuitamente por meio deste link: https://mundo.roit.ai/pt-br/ebook-estudo-mercado-contabil-brasil