Autores do livro Marketing Digital para celebridades, Publicitário Roberto Ferreres e Jornalista Roberto Rodrigues explicam sua visão profissional sobre a campanha da Natura.
Uma ação comercial sobre o “Dia dos Pais” movimentou toda a mídia e a opinião pública pelo fato do ator Thammy Miranda, filho trans da cantora Gretchen e do policial Silva Neto ter sido convidado a posar ao lado do filho Bento e da esposa Andressa Ferreira.
A igreja evangélica representada pelo pastor Silas Malafaia manifestou-se contra e sugeriu um boicote à marca em ações em redes sociais, atitude que foi condenada pelo público que demonstrou apoio ao projeto da Natura e abraçaram a causa a favor da presença de Thammy ao lado de outros pais famosos. O pastor Malafaia foi acionado por orgãos ligados ao movimento LGBT por “transfobia” e com sua atitude reacionária aumentou a popularidade não só de Thammy, mas no sucesso da campanha e projeção da marca.
Após todo o sucesso da campanha “Meu pai presente” da marca Natura com o ator Thammy Miranda, perguntamos para ele qual a sua conexão com essa propaganda e a repercussão nas redes sociais e mídia nacional.
“Eu acredito que o bem vai sempre prevalecer, mesmo que o mal faça muito barulho o bem sempre vai prevalecer. E com certeza muita gente está apoiando a Natura, porque entendeu o propósito do que é a representativa que nós estamos querendo. Essa representatividade não é só do homem transexual. Essa representatividade são de 12 milhões mulheres que são mães solteiras, é de 5,5 milhões de crianças que não são tem o pai na certidão de nascimento. Essa representatividade vai além, o que eu quero com isso é um pai presente, pai dedicado, pai atencioso é isso que quero passar com essa propaganda”. diz Thammy Miranda.
A Natura junto com a agência DPZ&T, lançaram essa semana a campanha #MeuPaiPresente para o dia dos pais nas redes sociais e em veiculação de canais de tv. O critério da escolha dos 14 influenciadores participantes, são de pais presentes e ativos, entre eles o ator Thammy Miranda, segundo o presidente da agência de publicidade.
Esse tipo de ação de marketing inclusivo que aposta em diversidade, as marcas escolhem personalidades públicas e artistas que representem uma causa social e tenham relevância e conexão real com os consumidores e também com determinada parcela da sociedade, nessa ação o público-alvo são as mulheres consumidoras da marca.
Quando essa estratégia é feita corretamente e tem uma narrativa com apelo emocional, aquela que toca o coração do consumidor.
A Natura conseguiu o sucesso de chamar atenção para a reflexão das novas famílias e o real sentido da importância de ser um Pai Presente na vida de qualquer ser humano.
Como profissionais de comunicação, planejamos e executamos ações em diversas campanhas com celebridades, influenciadores e personalidades públicas, entendemos quando trabalha-se com um ser humano em qualquer campanha de marketing, ele representa uma história e uma comunidade, muito além do produto ou serviço que está divulgando, podendo extrapolar os limites do mercado de consumo quando representa uma causa social muito importante para o consumidor.
Quando bem executada essa campanha de marketing gera conexão e aumento de valor da marca, causando o fenômeno que eu acho maravilhoso, que é o fenômeno da viralização positiva, que é o sonho de sucesso de todo comunicador em suas campanhas de marketing digital.
Esse é um sucesso de estratégias bem executadas como desde o entendimento do público alvo, escolha de influenciadores, ações de marketing inclusivo, economia criativa de uma equipe multidisciplinar de comunicação, veiculação e gerenciamento de crise durante a campanha.
Marcas e empresas entendam seus valores, entendam que a sociedade mudou e não tenham medo de acreditar em causas sociais que façam sentido para o bem estar das pessoas e da sociedade. É hora dos comunicadores e as marcas grandes não comunicarem apenas para vender produtos e serviços, podemos juntos apoiar causas sociais e lutar contra preconceitos, fazendo do mundo e das redes sociais um lugar melhor para todos!
Roberto Ferreres (publicitário) e Roberto Rodrigues (Jornalista e Assessor de imprensa), autores do livro “Marketing para celebridades, influencers e personalidades públicas’.
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