A pesquisa, realizada pela FecomercioSP em parceria com a Bit|Nielsen apontou alta de 23% e empresas do setor, e empresas como Tatix Full Commerce confirmam o dado
POR: HochMuller
De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE), o e-commerce do Estado de São Paulo faturou R﹩ 6,87 bilhões no 3º trimestre de 2020, R﹩ 1,3 bilhão a mais do que no ano anterior. O aumento foi puxado pelo setor de bens duráveis, que apresentaram faturamento de R﹩ 4,9 bilhões no período – alta de 36,5% em relação a 2019.
A Tatix Full Commerce, uma das principais empresas do setor no país, também cresceu impulsionado pelas vendas no estado. Segundo Giordano Magalhães Afonso, Vice Presidente da empresa, mais de 37% dos novos usuários são de São Paulo.
“Fretes cada vez mais rápidos e baratos e infraestrutura de conectividade já vinham acelerando o desenvolvimento do e-commerce em São Paulo, mas a pandemia estimulou ainda mais esse processo, trazendo novos usuários. Muitos romperam a barreira da desconfiança digital em prol da segurança física e passaram a aproveitar a conveniência do e-commerce. A grande surpresa para nós está no segmento de Grocery que avançou demais em 2020 e já representa 30% da nossa carteira de clientes,” fala.
E outra data que também foi responsável pelo crescimento contínuo foi a Black Friday. A empresa teve um aumento de vendas em 147% e mais de 80% de consumidores novos, ou seja, que nunca haviam comprado através das lojas online que a Tatix operacionaliza.
Esse número reflete o bom momento da empresa que cresceu mais de 200% nos últimos meses. O executivo explica que a necessidade das empresas migrarem de forma rápida para o digital, impactou positivamente os negócios da companhia, que tem mais de 7 anos de experiência, e apresentou crescimento de 207% em 2020.