A fintech aproxima grandes empresas, fornecedores e instituições financeiras em uma só rede
POR: pineapplehub
O tempo prolongado que existe entre a venda de um produto e o recebimento de seu valor pode levar pequenas e médias empresas à falência. Atenta a essa realidade de mercado, a Monkey Exchange , maior marketplace de recebíveis da América Latina, criou uma solução que aproxima grandes empresas, fornecedores e instituições financeiras em uma só rede.
Fundada em 2016 pelos empreendedores Gustavo Muller, Bruno Oliveira e Felipe Adorno, a startup democratiza o acesso ao crédito para as PMEs com taxas mais acessíveis do que as cobradas no mercado. A fintech melhora o relacionamento entre os fornecedores, seus clientes e as instituições financeiras, criando um ambiente propício para o crescimento, com uma série de vantagens para todos.
“Nossa solução conecta os melhores compradores (bancos) aos melhores vendedores (empresas) e recebíveis (fornecedores). De forma rápida, simples e segura, garantimos o acesso aos custos de financiamento mais competitivos do mercado e atuamos com controle de processo, leilão reverso com vantagens, white label funcional e supply chain finance (cadeia de suprimentos financeira)”, explica Gustavo Muller, CEO da empresa.
Segundo o empreendedor, por meio da plataforma, a antecipação de recebíveis acontece de forma 100% digital e os cliente tem total controle e pode escolher quais recebíveis eles querem antecipar. “Temos um sistema inteligente e atuamos com 22 bancos e instituições financeiras. Os fornecedores das empresas que são conectadas à Monkey, recebem à vista a prestação que iriam receber a prazo e a taxa cobrada é 30% menor do que um empréstimo convencional”, ressalta Gustavo.
Expansão e crescimento do negócio
Desde sua fundação, a Monkey já transacionou cerca de R﹩ 5,7 bilhões e espera fechar o ano de 2020 com volume entre R﹩ 8 e R﹩ 10 bilhões. “A busca por nosso produto cresce a cada dia. Esse aumento se deve alta procura do lado dos fornecedores e uma melhor compreensão dos clientes ao entender os benefícios de ter plataforma multi-bancos, principalmente em momentos de pandemia, onde os produtos e soluções tradicionais não conseguem atender a necessidades desses mercado”, explica o CEO.
Com cerca de 60 clientes, incluindo grandes empresas como Gerdau, Usiminas, Fiat Chrysler e M. Dias Branco, a Monkey Exchange triplicou a equipe e espera crescer ainda mais, principalmente após sua expansão para a América Latina, programada para o início de 2021.
Sobre a Monkey Exchange:
Maior marketplace de recebíveis da América Latina, a Monkey Exchange foi criada em 2016 por Gustavo Muller (CEO), Bruno Oliveira (COO) e Felipe Adorno (CTO). Tem como investidores a Wayra, hub de inovação aberta do grupo Telefónica/Vivo e anjos. A startup atua com controle de processo, leilão reverso com vantagens, white label funcional e supply chain finance e tem como clientes mais de 55 grandes empresas, incluindo Fiat Chrysler, Gerdau, Saint-Gobain, GRSA e Usiminas. Para saber mais, acesse: https://www.monkey.exchange/