O profissional entediado acaba entrando em um círculo vicioso de ansiedade; confira algumas dicas para se sentir mais motivado
POR: digitaltrix
Muito já se falou sobre a síndrome de Burnout – um distúrbio mental causado pela exaustão extrema devido ao excesso de trabalho. Porém, poucas pessoas conhecem o termo síndrome de Boreout, que pode ser traduzido como tédio no trabalho. O transtorno é relacionado a um estado de apatia e desinteresse com as atividades cotidianas. Com a tendência cada vez mais crescente do home office e, principalmente, devido à pandemia, que reduziu a interação dos colaboradores uns com os outros, o tédio passou a ocupar a agenda de muita gente.
“O trabalhador entediado acaba se sentindo desvalorizado, começa a acreditar que sua função na empresa é ineficaz, que poderia ser facilmente substituído, o que o leva a cometer erros e a desacreditar do seu potencial e de suas habilidades profissionais”, comenta Uranio Bonoldi, consultor em gestão, governança corporativa e planejamento estratégico. Sem incentivo positivo para realizar suas atividades, o tédio pode ser tão prejudicial para o trabalhador quanto a exaustão – ambos prejudicam seu rendimento e sua saúde mental.
O tédio pode levar à ansiedade, que por sua vez acaba desencadeando comportamentos viciosos, como dependência das redes sociais para se distrair – um círculo perigoso para quem está de home office e precisa organizar sua própria rotina. “Não podemos esquecer que um pouco de tédio é completamente normal, e inclusive, saudável para arejar a mente, porém, quando é algo crônico, constante e afeta negativamente a vida, é preciso procurar uma saída”, explica Uranio.
Evitar a procrastinação, adiantar tarefas e fazer pequenas pausas durante o expediente pode ajudar. “Vale, inclusive, conversar com os superiores para assumir outras funções. Novos desafios são ótimos recursos para vencer o tédio e se sentir valorizado, aumentando a motivação e o desempenho profissional”, completa o especialista. Com pequenas mudanças de prática, a motivação no trabalho deixa de ser apenas um longínquo objetivo para tornar-se uma meta alcançável e com sucesso.
Sobre o autor
Uranio Bonoldi atua como executivo e também como professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, é palestrante e escritor. Possui longa experiência executiva em cargos de alta gestão, especialista em tomada de decisão, carreira e negócios. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão. https://www.uraniobonoldi.com.br
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