A startup usa inteligência artificial para ajudar as empresas identificarem o estado emocional dos colaboradores e sugere soluções assertivas
POR: pineapplehub
Com uma solução que ajuda as empresas identificarem o estado emocional de todo time, a Hisnëk vem sendo reconhecida como um verdadeiro funil da saúde mental nas organizações. A startup ajudou a Pearson, multinacional do segmento de educação, a identificar possíveis problemas que seus colaboradores estavam tendo em relação a saúde e a criar ações efetivas para ajudar a organização como um todo.
A empresa, que possui mais de 650 funcionários, disponibilizou a solução para todos os seus colaboradores. “Queríamos implementar a solução da Hisnëk há muito tempo e, agora, no período de pandemia, encontramos a oportunidade perfeita. Estamos tendo feedbacks muito positivos por parte do time e percebemos que as pessoas que tinham algum incômodo emocional encontraram um apoio na solução”, afirma Maíra Oliveira, Gerente de RH da Pearson.
A Ivi, nome dado a solução desenvolvida pela healthtech, atua na prevenção de transtornos mentais. Funciona assim: o colaborador responde algumas perguntas e a Inteligência Artificial identifica o perfil de cada um, apresentando soluções personalizadas, como, por exemplo, práticas de exercícios de respiração e mindfulness, dicas de alimentação de acordo com o sentimento relatado e indicação de psicólogos para os colaboradores que entrarem em grupo de risco de saúde mental.
Segundo Maíra Oliveira, a solução da Hisnëk tem ajudando o RH tomar decisões mais assertivas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. “Nosso time está espalhado por diversas regiões do país e encontramos na Ivi a solução para um acompanhamento mais próximo. A tecnologia apresenta um relatório que mostra a condição mental da equipe de forma totalmente anônima e, com isso, conseguimos criar ações efetivas e direcionadas para os grupos que mais precisam”, conta Oliveira.
A parceria com a Hisnëk vem dando resultado. Com uma interação crescente mês a mês, o engajamento dos colaboradores com a Ivi já ultrapassou a casa dos 30%. A saúde mental dessas pessoas está melhorando, como mostra o índice de bem-estar que vai de 0 (pior) a 1 (melhor). Em julho, índice estava em 0,48, subiu 33% e chegou a 0,64 em agosto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que depressão e ansiedade já causam perdas anuais de mais de US$ 1 trilhão para a economia global, por isso, a fundadora da Hisnëk reforça a importância das organizações olharem para a saúde mental de seus funcionários com mais atenção.
“Além do impacto na economia, trabalhar com um time desmotivado e com a saúde mental abalada pode trazer diversas perdas para as organizações como um todo. Desde que criamos a Hisnëk, enxergamos quais eram as dores dos líderes de RH e criamos uma solução capaz de mapear e orientar o melhor caminho a seguir, além de ajudar as equipes com conteúdos que abrangem diversas áreas que podem influenciar diretamente na saúde mental e física”, destaca Carolina Dassie, fundadora e CEO da healthtech.
Hoje, a Hisnëk cobre mais de 80 mil vidas e, além da Pearson, atende clientes como Alelo, Fip, Rede Alcantara, Oncológica do Brasil e Hemomed.
Sobre a Hisnëk:
A Hisnëk funciona como um funil de saúde mental para empresas. Fundada em 2014 pela economista Carol Dassie, a startup criou a Ivi, a Inteligência Artificial Interativa, capaz de compreender o estado psicológico dos colaboradores e assim fazer uma prevenção a doenças mentais de maneira ativa. Além disso, a tecnologia gera um relatório que apresenta aos RHs a condição emocional dos grupos de funcionários sem identificá-los. Assim, a Hisnëk ajuda empresas a prevenir doenças de forma assertiva e personalizada.
Sobre a Pearson:
Criada como uma empresa de construção inglesa em 1844, a Pearson mudou de área para se tornar uma das maiores empresas de educação do mundo. A multinacional tem como objetivo ajudar as pessoas a progredir, crescer e alcançar novas oportunidades por meio da educação. São desenvolvidas diferentes tipos de aprendizagem para as diferentes pessoas, entregando conhecimento de maneira personalizada. Com coragem, uso de novas tecnologias e respeito às variadas culturas, a Pearson pretende expandir o acesso à educação no mundo.