O setor de franquias é o que mais se destacou na pandemia, com crescimento de 6,9% em 2020
POR: ATNZO
Investir em franquias sempre foi a melhor opção para quem busca por investimento de segurança. De uma forma simples e resumida, o franchising é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado) para que ele possa replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.
As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos ; alimentação, saúde beleza e bem estar, serviços e outros negócios, moda, hotelaria e turismos, serviços educacionais, casa e construção, serviços automotivos, comunicação informática e eletrônicos, entretenimento e lazer, limpeza e conservação são alguns do segmentos.
Mesmo em meio a toda desconfiança do mercado nos últimos anos, o franchising continua crescendo a todo vapor no Brasil. Só no ano de 2018, o setor aumentou seu faturamento mais de 7% , atingindo os R﹩ 174,8 bilhões.
Nunca tivemos tantas opções no franchising como tivemos no ano de 2020, pelo fato de ter sido um ano complexo e desafiador, as franquias tiveram de se reinventar, criando, assim, novos projetos, e um olhar ainda mais amplo diante o mercado. Assim como outras áreas da economia brasileira, esse segmento vem passando por transformações e tendo que se adaptar a um mercado totalmente novo. Setores como alimentação, saúde e vendas via e-commerce, por exemplo, devem continuar em alta e registrar crescimento logo nos primeiros meses de 2021.
Este é o caso da holding de franquias Grupo Atnzo, que durante a pandemia desenvolveu a hamburgueria Poppys Smash Burger, especializada em fastfood, e já soma mais de 160 contratos firmados. Em 2020 a marca estava só no estado de São Paulo, já no final do ano passado e início de 2021, a rede expandiu por mais de 14 estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Rondônia, Ceará e Bahia. A expectativa da hamburgueria é chegar a 200 contratos até o final deste ano. Em menos de um ano, as unidades em funcionamento já alcançaram R﹩75 mil de faturamento bruto e a rede já bateu R﹩2 milhões.
Atanazio explica que ao criar a Poppys ele pensou em abranger todos os nichos de mercado, atingindo amplamente todos os consumidores. “O motivo principal foi o de resgatar o hambúrguer tradicional, pois a “onda da gourmetização” já tinha saturado os consumidores e viabilizei o ticket médio reduzido que faz com que o modelo de negócio não pertença a um nicho exclusivo de compras, mas se torna viável a todos, com um lanche saboroso e de baixo custo”.
Pela marca ter sido criada no meio de uma pandemia mundial, o modelo de negócio foi pensado para resistir a qualquer instabilidade que o mercado apresentar. Devido ao isolamento social, as pessoas estão pedindo muito mais comida no conforto de suas casas, o que favorece o delivery. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) estima que o delivery movimenta, por ano, R﹩ 11 bilhões. Ou seja, a lucratividade é uma das maiores vantagens para se investir em uma franquia de delivery, ainda mais se ela for de alimentação, até porque quando se fala em delivery as pessoas já ligam à alimentação.
A Poppys associa suas operações entre presenciais e entregas, com isso, em menos de um ano chegou a R﹩ 2 milhões de faturamento.
Cynthia Mazzuia, advogada e empreendedora, comprou uma franquia Poppys, que faturou R﹩ 75 mil, em meio à pandemia. Ela conta que não se arrepende e recomenda esse tipo de investimento.
“Minha tomada de decisão foi muito rápida, por que eu acreditei na marca desde o início, fui muito bem recepcionada pela equipe do Grupo Atnzo, e recebi todo apoio com orientações e suporte. A equipe me acompanhou na inauguração da minha unidade, e estou muito feliz com a operação que tenho. A pandemia não afetou o meu modelo de negócio, pois estamos atuando normalmente, com uma boa lucratividade”, contou Cynthia.
A empresária teve a veia de empreendedorismo despertada desde a infância e nunca mais parou. Cynthia não fica parada, corre atrás do que é preciso para alcançar seus objetivos, por isso tem muito sucesso em tudo que coloca a mão. Com muita garra e coragem, teve a iniciativa de investir em uma franquia em meio à pandemia do coronavírus e está fazendo sucesso em Penha/SC.
As franquias conseguiram resistir à crise e os empresários passaram a enxergar possibilidades de sucesso mesmo diante do atual cenário.
Mas é importante enfatizar que não basta ter o dinheiro do investimento para ter uma franquia. De acordo com o Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 15% das redes fecham as portas antes de completar dez anos. E é por isso que conhecer a fundo a empresa e escolher a franquia que melhor se encaixa no seu perfil é essencial.
“Durante o entusiasmo inicial é comum que detalhes passem despercebidos, por isso o Grupo Atnzo oferece o apoio de especialistas para identificar situações que podem fugir do seu planejado, além de ajudar a ter cuidado e desenvolver sua franquia com tranquilidade. Com cautela e sabedoria, o mercado é promissor e vale muito mais do que a pena”, ressaltou o CEO do Grupo.