O que esperar das escolas em 2021. Acredito que assim como a ave fênix renasce das cinzas, isso está acontecendo com as escolas nesse ano.
Acredito que todos, temos consciência que vivemos um ano atípico, diferente de tudo o que já passamos, fomos obrigados a passar um longo tempo distante de nossa rotina, de pessoas queridas, cerceados de fazer coisas pequenas que não dávamos valor.
O ano de 2020, foi o ano que todas as escolas, seja pequena, media ou grande, particular ou publica tiveram que se reinventar. Reinventar no modo de passar conhecimento, de valorizar pequenos gestos, desconstruir sem perder toda afetividade que uma escola tem que ter, todos os valores construídos junto aos alunos, como trocas, valorizar o coletivo e não o individual, reinventar essas posturas será o ponto que manterá a sobrevivência das escolas, mas cabe a nós coordenadores, professores e toda a equipe escolar deixar claro para as crianças e adolescentes que isso será passageiro, e que logo em breve tudo voltará ao normal.
E nós professores, nós nos ressignificamos, voltamos a ter valor, a ser olhados, nos reinventamos, entramos diariamente na casa das famílias de uma forma diferente, observamos além das dificuldades que já estávamos acostumados, participamos de momentos íntimos das famílias, assim como as famílias também entraram nas nossas casas.
Parafraseando Paulo Freire, a educação vive um momento de esperançar, mas esperançar do verbo esperança e não do verbo esperar, temos que iluminar o caminho de nossos alunos, que passaram por momentos de escuridão durante o isolamento, tantas perdas, mas tantos ganhos, para a criança foi um turbilhão de emoções e aprendizagens em todas as áreas, socioemocional, cognitiva, mas para muitas famílias acima de tudo tiveram um ano de se conhecer novamente, pois, a muito tempo não tinham tanto tempo um com o outro.
Agora é hora de se preparar para um reencontro, com todo cuidado, com todo carinho, esperançando que nossas vidas tenham sido tocadas pelo lado bom de todo esse momento que vivemos, vamos esperançar, dar e ter esperança de um ano muito melhor.