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Marketing

Marketing da everis se aprimora ao reforçar sua plataforma de comunicação on-line: everisTalks

6 Mins read
POR: Market21 Comunicação & Marketing
Consultoria, cujos negócios são focados em B2B, tinha seu planejamento de Marketing e Comunicação focado na participação de eventos e em iniciativas presenciais. Agora, ferramentas digitais reunidas na plataforma everisTalks ganham força e contribuem para impulsionar as relações com diferentes stakeholders

A pandemia provocou uma revolução nas operações das empresas, que tiveram de se adaptar em tempo recorde para colocar a maioria de seus colaboradores para trabalhar remotamente e atender aos clientes e parceiros da melhor forma possível. Na everis Brasil, consultoria de negócios e TI do Grupo NTT Data, a situação não foi diferente. Todas as áreas da empresa se reinventaram para seguir prestando serviços no novo cenário. Não foi diferente para a área de Marketing e Comunicação que se viu diante do desafio de estabelecer novas formas de comunicação mais eficientes e interativas com seus diversos públicos -mercado, clientes, parceiros e colaboradores em tempo recorde.

“Nós tínhamos um marketing ativo, com participação em diferentes eventos de mercado, como o CIAB, por exemplo, e realização de eventos próprios, menores e mais focados em diferentes temas e públicos, além de já termos alguns canais de comunicação on-line – como o blog Medium, o everisTalks webinars e os podcasts”, explica Flávia Zannier, diretora de Marketing e Comunicação da everis Brasil. Segundo ela, com a quarentena, os eventos presenciais foram imediatamente cancelados e era preciso adequar todo o planejamento de marketing e comunicação, focando em ações e canais digitais. No início, foi tudo muito intenso, pois primeiramente tiveram de se adaptar para responder rapidamente a uma nova realidade. Na sequência foi necessário rever toda a estratégia para só então renovar a forma de interagir com seus interlocutores.

O primeiro passo da equipe de Marketing e Comunicação da consultoria foi reforçar a presença da everis nos canais digitais existentes, com webinars e podcasts, abordando temas relacionados às necessidades imediatas dos negócios e tecnologia naquele momento. “Antes nós tínhamos um webinar mensal, agora fazemos um por semana para mantermos contato direto com clientes, parceiros e talentos, com conteúdos de negócios e tecnologia a respeito de diferentes demandas e tendências de mercado, como IA para a comunicação empresarial: Revolucionando a estratégia de atendimento aos clientes, e A jornada para nuvem: Saiba quais são as principais tendências Cloud, entre outros temas”, detalha Flávia.

A produção e divulgação de podcasts também foi ampliada de 28 episódios no ano de 2019 para 46 no período de abril a dezembro de 2020, contando com a colaboração de profissionais da everis, de clientes e de parceiros, que conquistaram a audiência de 3.042 ouvintes em 2020, um crescimento de 41% no número de ouvintes em relação ao ano passado.

Simultaneamente, foram realizadas diversas ações de comunicação interna para informar e tranquilizar os colaboradores, como comunicados via e-mail, e outras plataformas, como o everisyou, aplicativo interno, que acabou de completar três anos. “Colocamos em prática também um programa de relacionamento on-line para apresentar e estreitar a relação do nosso CEO, Ricardo Neves, que entrou na empresa em abril, no início da pandemia, com nossos stakeholders, que incluiu cafés da manhã, happy hours, pizzadas e até uma grande festa junina com participação de mais de 1.300 colaboradores on-line. Em dezembro, fizemos ainda uma retrospectiva da empresa, gravada em estúdio no formato um programa de TV, que foi transmitido para toda a empresa”, ressalta a diretora de Marketing e Comunicação da everis Brasil.

Em abril, o novo planejamento de comunicação para 2020 estava estruturado, tendo como principal iniciativa o reforço da plataforma de marketing e comunicação digital: everisTalks. O marco foi a criação da primeira conferência anual digital – everis Talks: Digital Conference Brasil, que ocorreu de 15 a 23 de julho, tendo como tema principal Road to the Next Normal. “Contamos nesse evento com a participação de clientes importantes, como Vivo, Itaú, Sulamérica, entre outros, e de parceiros, como Microsoft, Salesforce etc., que trouxeram visões e tendências interessantes de seus respectivos setores. Além disso, aproveitamos para apresentar uma pesquisa exclusiva sobre a importância dos trabalhadores informais para o crescimento dos negócios e da economia”, pontua Flávia. O sucesso do evento brasileiro deu origem a uma iniciativa latino-americana, no mesmo formato, e o tornou perene. A partir de 2021, haverá todo ano um grande evento digital latino-americano, com a participação dos principais clientes e parceiros da região, discutindo tendências, demandas de mercado e desafios futuros.

A excelente receptividade da conferência digital motivou também a everis a desenvolver uma série de eventos direcionados para discussões executivas sobre todo o processo de transformação digital pelo qual as empresas estão passando, chamado everisTalks round table. Essa iniciativa recebe mensalmente, executivos de grandes empresas, especialistas da everis e do mercado. No final de 2020, a everis também iniciou alguns formatos híbridos de mesas redondas, nos quais, além do conteúdo de negócios, a consultoria começou a trazer convidados especiais, como chefs gourmet para proporcionar experiências exclusivas aos clientes em lives interativas, produzidas em estúdios devidamente preparados.

A primeira conferência digital deu origem a everisTalks Magazine, que levou aos clientes reportagens sobre todos os temas abordados no evento, além de uma visão do novo CEO da everis sobre as perspectivas da consultoria e do mercado para os próximos anos, no chamado novo normal. A consultoria adaptou ainda meetups, encontros presenciais direcionados para as comunidades de inovação, startups, universidades e estudantes de cursos técnicos e de negócios, que antes eram realizados presencialmente na sede em São Paulo, para o modelo virtual everisTalks Meetup,

“Acreditamos que a grande adesão às nossas iniciativas digitais, em especial no primeiro quadrimestre da quarentena, se deve ao fato de termos utilizado diversas opções de ferramentas para ganhar a atenção dos participantes, como realidade aumentada, mesas redondas com convidados e experiências híbridas”, ressalta Flávia. De acordo com a executiva da everis, a participação só nos eventos digitais cresceu 350% nos nove meses de 2020 em comparação com todo o ano fiscal de 2019. “Isso significa que conseguimos ir muito além de apenas nos mantermos conectados com o mercado e com os clientes”, comemora a executiva. Todo o conteúdo produzido está disponível na plataforma everisTalks para ser conhecido pelo público corporativo em geral.

A everis acredita que a transformação digital chegou definitivamente e que a atuação das áreas de Marketing e Comunicação das empresas dos mais diversos setores está vivendo uma nova revolução. “Mesmo com o início da vacinação, o processo de retomada de eventos presenciais não ocorrerá este ano e os eventos e ações digitais e híbridos, continuarão ganhando força nos planejamentos das empresas. Isso porque as pessoas vivem hoje em um novo ritmo, que exige que a informação e as iniciativas cheguem a elas onde estiverem, na hora e na quantidade certa, de maneira cada vez mais personalizada”, avalia a diretora da everis Brasil.

Por essa razão, o planejamento de Marketing e Comunicação da everis para 2021 conta com diversas ações e experiências virtuais para seus diferentes públicos, investimentos ainda mais consistentes em mídias sociais e programáticas, assim como em marketing de conteúdo. “É claro que pretendemos desenvolver eventos e encontros presenciais, a partir do momento em que a pandemia estiver controlada, pois as pessoas gostam e precisam do contato pessoal, mas certamente não faremos isso na mesma proporção de antes da pandemia. O Marketing e as Comunicações tendem a ser cada vez mais híbridos, com estratégias alinhadas para garantir que as pessoas interajam nas vidas real e virtual e nossa plataforma everisTalks será parte essencial da estratégia de relacionamento para 2021”, conclui a executiva.

Sobre a everis

A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, telecomunicações e saúde, obteve um faturamento de 1.5 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 27.00 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 17 países. https://www.everis.com.br

A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização. Para mais informações, visite https://www.nttdata.com .
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