Rodrigo Bucollo explica o que é Matriz de Eisenhower
Você conseguiria entrar em uma casa de câmbio e trocar alguns dólares por tempo? Conseguiria comprar mais duas horas em algum comércio por alguns reais? Impossível! O tempo é nosso maior ativo. Nossa moeda mais valiosa.
Entretanto, mesmo sabendo de todo este valor, ainda temos dificuldade em administrar nosso tempo e principalmente em usá-lo da melhor maneira para tomarmos decisões.
Palestrante e mentor de negócios, Rodrigo Bucollo conta que há alguns anos conheceu uma ferramenta que tem o ajudado muito neste cenário decisivo: A Matriz de Eisenhower.
“É uma ferramenta extremamente poderosa que nos permite ter uma visão clara do que é realmente importante para ser feito, delegado e até eliminado em nosso dia. Como líder de equipe, pude utilizar esta ferramenta como forma de gestão para que meu time tivesse mais clareza em suas tarefas e resultados esperados pela cia”, disse o empresário.
Rodrigo explica como funciona a Matriz de Eisenhower
“Dividi em quadrantes, a Matriz permite que você coloque todas as tarefas que habitualmente estão dentro da sua rotina e dessa forma permite que você tome as decisões (explicação abaixo) de acordo com a importância e relevância no resultado esperado”.
Como os quadrantes são divididos?
• Quadrante 1: tarefas urgentes e importantes – Faça agora
• Quadrante 2: tarefas não urgentes, mas importantes – Planeje e Agende
• Quadrante 3: tarefas urgentes e não importantes – Delegue
• Quadrante 4: tarefas não urgentes e não importantes – Elimine
Rodrigo, basicamente, diz que sua tarefa inicial é separar dentro dos quadrantes todas as suas tarefas! No início, pode parecer desafiador, mas com o passar do tempo esta tarefa inicial se torna automática.
“Novamente afirmo a importância de você ter muito bem definido o resultado esperado para que possa de forma assertiva determinar onde cada tarefa se enquadra”, afirma.
Urgente versus importante
“O que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante”. Como presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, conhecia bem as limitações de tempo. Ele usou isso a seu favor. Então, faça o mesmo.
Rodrigo pontua que urgente são as tarefas que como bombeiros temos que resolver. Tarefas que muitas vezes não geram um resultado de longo prazo para a empresa ou você mas que precisam de uma atenção imediata! Aquele telefonema que você precisa atender do nada. Aquela remessa que deveria chegar e não chegou.
“Em algumas consultorias que já fiz, muitas pessoas diziam estar extremamente atarefadas e sempre “apagando um incêndio”. Nestas consultorias a Matriz e outras ferramentas demonstram que não apenas as pessoas não sabiam dividir tarefas, mas também a liderança era fraca”, explica.
“Já as tarefas importantes são aquelas que contribuem para os seus valores, missão e visão em longo prazo. Tarefas que estão conectadas com o resultado final, com a jornada empreendedora de todas as empresas. Tarefas que conectam os participantes em “algo a mais”.Parece simples, mas quando se trata do cotidiano, com o monte de atribuições que caem sobre a nossa cabeça, aí fica um pouco mais difícil separar as coisas”, conclui.