BR Mania e LOCAL iniciam parceria para explorar mercado de conveniência por meio de franquias e de lojas próprias na rede de postos BR e com lojas de rua
POR: InPress Porter Novelli
A BR Distribuidora e a Lojas Americanas anunciam nesta quinta-feira (25/02) que fecharam parceria para a integração das lojas de conveniência BR Mania e Local, que será efetivada por meio da criação de uma nova sociedade, cujo capital social será detido pelas duas companhias. Ambas terão participações de 50% na nova empresa a ser constituída, que contará com estrutura profissional e de governança corporativa próprias.
Para a criação dessa sociedade, foi considerado um Enterprise Value de até R$ 995 milhões, que considera o aporte da Rede de Franquias BR Mania e das lojas Local. Além disso, a transação inclui um pagamento pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, com base em metas de performance. O objetivo é maximizar o desempenho operacional e financeiro dos negócios de conveniência Local e BR Mania, com base em metas de performance.
O modelo de operação, por sua vez, prevê tanto lojas franqueadas como operação própria dos pontos de venda. Atualmente a BR Distribuidora conta com aproximadamente 1.200 lojas no formato BR Mania, operadas por franqueados, e a Lojas Americanas possui 55 lojas próprias Local.
Com o negócio celebrado entre BR Distribuidora e Americanas será possível oferecer uma nova proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes das lojas. A BR Distribuidora e a Americanas têm ativos e competências muito complementares para liderarem um ciclo de forte geração de valor e crescimento no segmento de conveniência e proximidade em lojas de rua.
A nova empresa já nascerá unindo a competência da BR Distribuidora como franqueadora e gestora da maior rede de postos do Brasil com a expertise e liderança da Americanas no varejo nacional. A parceria tem o potencial de capturar oportunidades nos cerca de oito mil postos da rede BR, presentes em todos os estados do país. Adicionalmente, poderá explorar o mercado de conveniência e proximidade em lojas de rua com ambição de oferecer mais opções e a melhor experiência do segmento para os consumidores.
Para os franqueados, a sinergia gerada pela parceria cria um leque de soluções e serviços que vão desde o sistema de compras, logística e abastecimento, gestão de categorias, estratégia promocional, inteligência de expansão, gestão e tecnologia que melhorará a proposta de valor e resultados em suas operações.
A formalização da parceria e fechamento da operação depende do cumprimento de condições usuais para transações desta natureza, incluindo a obtenção de autorização pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a BR Distribuidora possui estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país. A empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, nos segmentos de transporte, industrial e aviação dentre outros. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.
No mercado automotivo, a BR é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da BR para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Mais informações em: www.br.com.br
O Universo Americanas é composto por Lojas Americanas, B2W, Let’s, IF – Inovação e Futuro – e Ame Digital. Nele, as plataformas física, digital, de logística e distribuição e o motor de inovação são complementares entre si e todas as iniciativas são implementadas com o objetivo de potencializar a sinergia entre as frentes de negócio e oferecer ao cliente o melhor serviço. Com a integração cada vez mais intensa entre as plataformas, maior capilaridade e inserção digital no País, o Universo Americanas acredita que estará cada vez mais próximo do consumidor, oferecendo “Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar”.