[radio_player id="1"]
Viajar

Oportunidades para Engenheiros e Arquitetos Brasileiros para trabalho no exterior

3 Mins read
O evento online e gratuito que acontecerá entre os dias 4 e 7 de março. Participantes irão receber um mapa de como internacionalizar suas carreiras e negócios

POR: Carolina Lara 

Enquanto no Brasil a crise acumulada em conjunto com a pandemia castigam o setor de construção fazendo com que profissionais com extrema qualificação tenham que buscar outros ramos ou até mesmo gerar o sustento em empregos de aplicativo, no exterior países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Irlanda estão em busca de tais profissionais para ocuparem posições na indústria da infraestrutura, habitação e expansão industrial.

Embora a pandemia de Covid-19 esteja dificultando um pouco o processo de imigração, quem pretende internacionalizar sua vida profissional tem oportunidade de se capacitar neste período para estar preparado no momento da abertura.

O ICI Group – International Construction Industry Group, entidade que promove eventos, networking e cursos que visam qualificar os profissionais de língua portuguesa que buscam explorar oportunidades de trabalho e negócios no Indústria da Construção e Mercado Imobiliário nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, vai realizar entre os dias 4 e 7 de março o 2º workshop on-line Engenheiros e Arquitetos no Exterior, que tem como pilares as três chaves que abrem a porta do mercado internacional: V2E (Visa, English, Expertise ou Visto, Inglês e Habilidades).

O engenheiro civil Alex Lira, fundador e presidente do ICI Group, ressalta que o workshop, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de orientar os participantes a avaliarem os riscos e como fazer um projeto de sucesso para que a carreira e os negócios deem certo no exterior.

Lira salienta que a forma de atuação dos engenheiros e arquitetos nos Estados Unidos é um pouco diferente do modelo de trabalho no Brasil por exemplo. “A estrutura laboral no território americano é diferente. A função dos atores no mercado, as formas de reconhecimento, de licenciamento e até mesmo as funções que cada profissional ocupa exigem diferentes caminhos. Nem sempre é necessário um reconhecimento formal para atuar em alto nível na sua profissão”, detalha.

Com mais de 20 anos de experiência, já atua no exterior 8 anos no exterior — trabalhou inicialmente na Irlanda, depois atuou em um projeto pela ONU na Dinamarca e há cinco anos trabalha nos Estados Unidos —, Lira comenta que os principais pontos a serem abordados no primeiro dia de evento são viabilidade migratória, quais são os melhores destinos, como conseguir um visto de trabalho, qual é a legalidade, como demonstrar as habilidades exigidas para o visto, entre outras questões.

No segundo dia será dado destaque a importância do idioma inglês, que nível de fluência é suficiente aos diferentes tipos de trabalho, bem como o conhecimento da cultura e do funcionamento da Industria da Construção em inglês.

O terceiro dia de workshop é específico sobre “expertise”. Como traduzir e/ou complementar a experiência profissional para ser atrativo para o mercado internacional.

E o último dia será um bate-papo com experts em carreira no exterior e profissionais atuantes no mercado, com larga experiência no desenvolvimento de carreira internacional, além de engenheiros que vão contar suas experiências pessoais.

Entre os convidados estão o engenheiro civil brasileiro Rodrigo Fernandes, que participou da primeira edição do workshop e ingressou no mercado de trabalho americano como gerente de projetos há seis meses em Nova Iorque. A engenheira de projetos Marcela Peregrino também vai dar seu depoimento durante o evento sobre como conquistou seu primeiro emprego nos Estados Unidos, em Miami, como project engineer. “Sou muito grata por ter encontrado os programas do ICI e toda ajuda do engenheiro Alex Lira nesse período. Foi fundamental para me fazer sair da frustração que passei durante dois anos sem conseguir a minha colocação no mercado até o meu primeiro emprego na minha área nos EUA”, atesta.

A estrategista de carreira internacional Tana Storani, que há oito anos ajuda profissionais a se colocarem em países como: Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Portugal e Estados Unidos, é uma das atrações do bate-papo com Alex Lira.

 

Evento:

Workshop On-line Engenheiros e Arquitetos no Exterior

De 4 a 7 de março de 2021

Inscrições gratuitas: https://v2e.eventbrite.com

 

 

Sobre Alex Lira (Instagram: @alexslira)

Alex Lira, BEng, PMP é um engenheiro e empreendedor brasileiro, vivendo e atuando no exterior há oito anos, sendo três na Europa e cinco nos EUA. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Instalações Prediais, MBA em Gestão de Projetos e alumni da University of Oxford onde cursou o Programa Executivo em Advanced Project Management. É engenheiro civil reconhecido no Brasil (CREA) e Reino Unido (ICE).

Em suas experiências internacionais já atuou em três continentes e ministrou cursos para audiência da América Latina, África, Europa, Oriente Médio e Ásia. Alex Lira também fez parte do time internacional de Project Management and Infrastructure da ONU – Organização das Nações Unidas (UNOPS) na Dinamarca e Brasil.

Atualmente está entre Nova Iorque e Miami onde é CEO da consultoria LIRX Group e fundador do ICI Group (International Construction Industry Group) onde promove networking e educação para profissionais e empresários que querem atuar na indústria da Construção nos Estados Unidos.

Related posts
DestaquesTurismo S/AViajar

Vantagens e o conforto de viajar de ônibus entre São Paulo e Curitiba

2 Mins read
Curitiba, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, é o oitavo mais populoso e tem a sexta maior economia dentre os municípios…
EventosTurismo S/AViajar

Baby na Disney: 11 dicas para você ir e não passar perrengue, nem perrengue chique

4 Mins read
A última é a mais importante de todas Ir para Orlando se tornou minha paixão desde 2016. Da primeira visita, em junho,…
DestaquesViajar

 Descubra as maneiras de ir para Ushuaia partindo de São Paulo 

5 Mins read
Além do aéreo, o transporte terrestre também é alternativa para conhecer o “fim do mundo”  Conhecida como o “fim do mundo”, Ushuaia…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.