POR: sherlockcomms
Março de 2021 marca um ano desde que o Brasil iniciou oficialmente as medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. De uma hora para outra, empresas e consumidores tiveram que reestruturar grande parte de seu dia a dia e operações. Até mesmo uma tarefa simples, como fazer supermercado, foi reconsiderada através de aplicativos. A pandemia acelerou os processos de migração dos micro e pequenos empreendedores para os meios digitais.
De acordo com levantamento do Sebrae, 22% dos pequenos e médios empreendedores adotaram plataformas online pela primeira vez em 2020 e 60%, que já utilizavam os meios digitais, intensificaram suas operações virtuais. A migração para o digital, embora seja essencial para a sobrevivência das PMEs, também traz novos desafios. Para ajudar no gerenciamento, líderes no mercado indicam dicas para PMEs prosperarem na pandemia:
1. Imagens com as quais o público se identifique
A pesquisa Visual GPS da Getty Images, com 5 mil pessoas ao redor do mundo, mostrou que quase 80% das pessoas pelo mundo afirmam que não é suficiente ver pessoas de várias etnias, origens e aparências na publicidade. Elas esperam que as empresas façam um trabalho melhor em capturar o verdadeiro estilo de vida e cultura das pessoas. Ou seja, as empresas, principalmente as menores, que não estão consolidadas no mercado, têm que focar no uso de imagens menos estereotipadas e mais inclusivas.
Com isso, é importante procurar bancos de imagens que tenham esse tipo de conteúdo em um valor condizente com o bolso. A iStock é uma dessas empresas que tem se renovado e focado nesse tipo de conteúdo.
2. Campanhas omnichannel
De acordo com pesquisa realizada pela Criteo, a digitalização dos processos de negócios e o dimensionamento da presença online são prioridades essenciais para 2021, e isso envolve uma intensa estratégia omnichannel.
Em vez de centralizar as vendas em um canal específico, o objetivo é usar todos os dados (online e offline) da PME para encontrar o consumidor em diversos pontos de contato. Omnishopping não só permite ao negócio aumentar sua receita, mas também cria uma experiência consistente e unificada para os consumidores. A Criteo é uma das líderes no segmento, trabalhando ao lado de grandes varejistas no Brasil.
3. Plataformas unificadas de trabalho
O trabalho pode ser remoto ou no escritório. Pode começar em um dispositivo e terminar em outro, podendo também necessitar de mais de um aplicativo para a realização de uma tarefa. Com todas as novas necessidades das empresas, as ferramentas que você coloca em sua empresa precisam atender as demandas a fim de que os processos sejam eficientes na realização das tarefas, otimizando tempo e poupando dinheiro. Por isso, investir em serviços de gestão empresarial unificados, de um único fornecedor, faz a diferença.
Com versões gratuitas e preços ideais para PMEs, a Zoho, empresa global de softwares empresariais, possui mais de 45 aplicativos de gestão que trabalham de forma unificada. Do RH ao Financeiro, CRM, atendimento ao cliente e gestão de equipes, a Zoho possui aplicativos online de e-mail, plataforma de reuniões e chat profissional. A Zoho também conta com o Workplace, um conjunto de aplicativos que incluem ‘Writer’, para edição de textos, ‘Sheet’ para gestão de planilhas e ‘Show’ para apresentações, sendo possível armazenar, compartilhar e colaborar de forma online, independentemente de sua localização e da quantidade de colaboradores envolvidos no projeto.
4. Mantenha um gerenciamento financeiro satisfatório
Muitos empreendedores não imaginam, mas manter o gerenciamento financeiro de sua empresa – por menor que seja – não é uma tarefa nada simples. Com isso em mente, é importante encontrar uma maneira simples e eficaz de manter todas as suas contas e prazos em um fácil acesso.
É interessante ter o auxílio de um contador para que consiga se organizar facilmente e não perca muito tempo fazendo contas e calculando prazos. No entanto, há algumas maneiras que não necessitam de terceiros. O aplicativo Expensify é uma delas. Apesar de estar em inglês, os ícones no app permitem que ele seja de fácil entendimento. Nele, é possível que os recibos sejam digitalizados, haja uma importação dos registros bancários, sincronize os gastos no cartão de crédito e até crie categorias de despesas.
5. Atendimento ao cliente
Com os brasileiros passando mais tempo em casa, um atendimento ao cliente remoto eficaz se tornou indispensável. Ter um perfil do seu negócio nas redes sociais é importante, mas é indispensável ter uma boa comunicação com os clientes nas plataformas de vendas, e-mail e chats. Crie um padrão de atendimento, seja ágil nas respostas e ofereça soluções rápidas para seus clientes – este são alguns dos diferenciais no atendimento virtual.
Na plataforma de e-commerce Shopee, por exemplo, os vendedores podem acessar a função de chat ao vivo para interagir com seus clientes em tempo real.
Além desses tradicionais chatbots, um atendimento ao cliente que prioriza o celular ganhará mais popularidade. Para os clientes, obter assistência em trânsito por meio de seus canais de comunicação preferidos, como WhatsApp ou Facebook Messenger, ou usar o autoatendimento é a experiência de serviço ideal.