Sem perspectivas de contratações temporárias, a exemplo do que ocorreu no ano passado e com faturamento 47,80% menor do que em 2020, quando o comércio já sofreu fortemente os efeitos da pandemia, este ano os lojistas empenham-se em realizar as vendas pelo e-commerce. O Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) estima uma evolução positiva nas vendas digitais neste período, podendo atingir 20% acima do volume de 2020.
POR: Ateliê da Notícia
Em fevereiro de 2021, quando o comércio funcionava com horário reduzido, na Fase Laranja do Plano São Paulo, as perspectivas para as vendas no período da Páscoa projetavam um crescimento de 32,5% no faturamento, com vendas estimadas em R$ 175 milhões em Campinas e a R$ 354 milhões na Região Metropolitana. No entanto, com as Fases Vermelha e Emergencial, que proíbem o atendimento presencial no comércio classificado como “não essencial” e permitem apenas o funcionamento na modalidade delivery, as perspectivas de vendas em 2021, de acordo com o economista Laerte Martins, diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), são de uma evolução positiva nas vendas digitais neste período, podendo atingir 20% acima do volume de 2020.
Desta forma, o comércio deve faturar R$ 137 milhões em Campinas e R$ 278 milhões na RMC. Apesar de abaixo das expectativas de fevereiro, o faturamento ainda é 3,8% maior em Campinas e 4,1% nas 20 cidades que compõem a região, em comparação a 2020. O ticket médio deverá ficar em R$ 110,00, cerca de 10% acima do ano passado, apesar da perda do poder de compra e do impacto do dólar e da inflação em alta que elevaram o preço dos ovos de chocolate e das matérias primas em torno de 7,9%.
À medida que o mercado demanda novas soluções para os empreendedores, a ACIC tem buscado soluções para auxiliá-los. Este mês, por exemplo, foi lançada uma plataforma de conteúdos – a ACIC+ – na qual serão abordados temas que devem contribuir para solucionar os problemas das empresas relacionados à gestão, tendências, qualificação, técnicas de venda, motivação de equipe, liderança e legislação vigente, entre outros.
Por meio da plataforma, serão realizadas lives com os principais nomes do mercado para auxiliar os comerciantes a enfrentar e vencer os desafios na gestão de suas empresas e oferecidos conteúdos rápidos, mas fundamentais para qualquer negócio, e que podem ser aplicados no dia a dia, além de programas de capacitação para gestores. Ainda para o primeiro semestre de 2021, a ACIC pretende oferecer uma solução para o aprimoramento da logística de entregas do comércio.
Programação de abril
A ACIC permanece, em abril, com programação voltada a levar importantes informações e orientações aos seus associados por meio do universo online. Pelo menos seis lives serão realizadas, quatro das quais pelo programa ACNetworking, um dos principais programas da Associação voltado para a geração de negócios em Campinas. A partir de abril, todas as lives passam a ser realizadas pelo Instagram.
Lives no Instagram @acicampinas
06/04 – às 11h – O primeiro passo para fechar uma negociação comercial – Lucas Conti
27/04 – às 11h – Score para reduzir a inadimplência – Camila Oliveira
Lives Instagram @acnetworking
07/04 – As etapas da persuasão – Nicole Guimarães
14/04 – Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking
22/04 – Reduza seus custos operacionais e utilize melhor seu dinheiro – Com especialista da área
28/04 – Bate papo sobre etapas da persuasão com membro do AC Networking
Confira os horários e outras informações no sympla https://www.sympla.com.br/produtor/acicampinas