Tem medo ou dúvidas na hora de investir por causa da pandemia? Entenda porque a crise traz oportunidades
POR: ATNZO
O que mais se ouviu no mundo dos negócios nessa pandemia foi que a crise traz oportunidades e, pode não parecer à primeira vista, mas uma crise pode trazer condições comerciais favoráveis para comprar um negócio.
O cenário pode até assustar o mundo, mas as franqueadoras não deixaram de se reinventar para continuar trabalhando para que sonhos não se perdessem. Novas ideias surgiram, novos produtos, novos canais de vendas e tudo que foi necessário para vencer o cenário ruim foram acelerados dentro das redes de franquias.
Acordo nos alugueis é uma das vantagens de se investir na crise
O fechamento do comércio e serviços por conta da pandemia do coronavírus já fez muita gente perder renda ou o emprego. Um gasto relevante que pode sofrer impacto nesse cenário é o aluguel.
O cenário para a negociação é delicado. Por conta dessa característica, o aluguel não é visto como uma relação de consumo, e é regido pela Lei do Inquilinato. A lei, em seu artigo 68, prevê que o contrato possa ser revisado. Contudo, deixa claro que o acordo deve satisfazer ambas as partes. O papel da franqueadora nessa situação é conseguir a melhor negociação de aluguel do ponto comercial para o franqueado.
Para Isac Azael executivo de expansão do Grupo Atnzo, há muitos pontos positivos para iniciar um investimento neste período de pandemia. Um deles é o aluguel de pontos comerciais. “Temos conseguido propostas muito melhores nesse período, porque os proprietários dos imóveis não estão conseguindo alugar com a frequência de antes da pandemia devido à insegurança que muitos investidores têm tido na hora de investir. Proprietários de imóveis estão fazendo acordo bem melhores para nós, facilitando assim para nossos franqueados de iniciar um negócio”, disse.
De acordo com Pedro Rodrigues sócio proprietário da franquia Me Salva Tudo Para Celulares!, quando tratamos de negócios nem sempre temos que ter a mão no coração, às vezes temos que trabalhar com a realidade e aproveitar as oportunidades que a pandemia nos dá. “A realidade é que muitos empresários fecharam as portas com a pandemia, não adianta tapar o sol com a peneira”.
O lado positivo que Pedro enxerga diante deste cenário é que, hoje, existem pontos à disposição que antes não estavam e dificilmente surgiria oportunidade de alugá-los, o que abre um leque de melhores escolhas. “Além do mais, para garantir a locação do imóvel, estão surgindo margens de negociação como, por exemplo, isenção na luva de shoppings. Redução de 70% em cima do valor do aluguel, para o ponto não ficar parado”.
Conheça vantagens de se investir em franquia Home Based
O trabalho home based é uma tendência crescente no Brasil, e com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus se tornou uma opção de investimento ainda mais favorável. Trabalhadores utilizam a opção remota para produzir e poupar gastos das empresas, como o transporte.
Com muitos comércios sendo fechados por causa da pandemia, trabalhar em casa tem sido a saída para muitos empreendedores. O modelo de trabalho home based ou home office traz, além de economia de tempo e recursos no deslocamento, a sensação de ser dono de seus próprios horários, tirando as pessoas do estresse e da pressão que um ambiente empresarial cria.
Quem investe em uma franquia home based não tem que mexer na estrutura, não precisa buscar ponto comercial, não tem custo operacional elevado e o investimento é baixo. O que facilita demais no início da operação.
E o mais importante: trabalhando em casa, as pessoas se expõem muito menos ao risco de contrair o novo coronavírus.
Franquias Home Based
Sunlar – A franquia Sunlar Energia Solar foi criada de acordo com as necessidades de mercado, suprindo as carências para que o franqueado obtenha sucesso nas vendas e instalações. A marca trabalha com a melhor tecnologia trazendo uma forma descomplicada de operação, além de alta lucratividade no segmento que mais cresce no país.
Deliber – Significa deliberação sobre o que é melhor para sua família, e o que nos move é a liberdade que podemos dar aos planos de nossos franqueados e consumidores finais. Opera com as principais seguradoras do país para oferecer aos clientes as melhores opções em produtos e coberturas com condições comerciais competitivas. Com uma trajetória ilibada, a estimativa da Deliber é de fechar 2021 com 250 franquias.
Me Salva – É uma rede de franquias especializada em acessórios para smartphones e tablets em geral. Nasceu do desejo do Grupo Atnzo de ajudar pequenos e médios empreendedores a terem seu próprio negócio, oferecendo excelência em produtos, serviços e atendimento. O objetivo da marca é ocupar um espaço significativo no segmento de comunicação, informática e eletrônicos, dentro do mercado de franchising, tornando-se referência no ramo. Proporciona ao franqueado um suporte que possibilita alcançar o melhor desempenho comercial, operacional e financeiro.
SNS – A Sapatilha Na Sacola nasceu da aptidão empreendedora de sua sócia-fundadora Letícia Penna. Sua veia empreendedora nata, comum nos criadores de grandes ideias, pulsava forte sempre que enxergava algo inovador com que pudesse trabalhar. Em tudo que faz sempre busca a excelência, e foi assim quando identificou o nicho de mercado em que as pessoas almejavam por um atendimento primoroso, exclusivo e em horários alternativos. Buscando este diferencial, investiu em um negócio promissor, onde suas clientes poderiam comprar modelos exclusivos de sapatilhas no conforto de suas casas. O sucesso foi inevitável.
AEgípcia – Já imaginou investir em uma marca completa de baixo custo e alta lucratividade, além de contar com todo suporte e treinamentos? A Egípcia foi desenvolvida pelo Grupo Atnzo para realizar esse sonho. Oferecendo transformações, autoestima e poder para todas as mulheres serem donas do seu próprio negócio. Uma marca de maquiagens de alta qualidade com produtos qualificados, e que se preocupa com a qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Delivery trouxe grande oportunidade para setor de alimentação
Muitas autoridades começaram a decretar medidas protetivas, como o isolamento social e o fechamento do comércio, para diminuir a transmissão da Covid-19. Porém, o setor que menos sofreu os impactos causados por essa pandemia foi o de alimentação com a grande ajuda do delivery que manteve as vendas.
Um estudo realizado pela Corebiz, empresa de inteligência para marcas do varejo, mostra que as vendas online no segmento alimentício cresceram 330% em março de 2020 no comparativo com o mês de fevereiro do mesmo ano. A alavancagem no setor teve início no dia 16 de março, quando a campanha pela quarentena contra o coronavírus ganhou força no Brasil.
“Alimentação nunca para e o Grupo Atnzo tem as melhores negociações com os maiores aplicativos de delivery. Uma das marcas do grupo, a Galo Zé franquia de frango no box, teve fila de espera de quase 3 horas. A pessoa fazia o pedido ciente da demora, ou seja, as vendas tiveram uma crescente incrível dentro da pandemia. Não só por causa da pandemia. Os aplicativos de delivery se destacam muito e estão em evolução constante”, disse Pedro Rodrigues.
Quem investir hoje, amanhã estará sólido
Investidores que abrirem seu negócio agora, lá na frente já vão ser grandes, consolidados e com mais chances de crescimento quando retomarmos à rotina de antes da pandemia.
Há aquela velha expressão que “todo mundo come”, com isso, todo mundo acha que é muito fácil abrir um negócio de alimentação, mas não é, afirma Lucas Atanazio CEO da holding de franquias Atnzo.
O mercado como um todo é uma cadeia de produção. O grupo Atnzo emprega, direta e indiretamente. Além dos próprios franqueados, há empregabilidade para funcionários de franqueados, a cadeia se estende a fornecedores, funcionários de fornecedores.
“Ajudamos a movimentar o mercado de forma geral, porque ele não pode parar completamente. Obviamente que temos nossas responsabilidades. A partir do momento que foi anunciada a pandemia mundial, mobilizamos toda a equipe para dar consultoria para empresários do grupo e empresários externos, para que pudessem aprender a performar no delivery”, diz Atanazio.
As pessoas procuram franquia porque são inseguras e franquia é sinônimo de segurança. Uma pessoa que investe 10 mil tem a mesma insegurança da pessoa que investe 5 milhões, pois ambos vão adentrar a um mercado que não conhecem.
No ramo de franquias também existem aventureiros. O Grupo Atnzo possui mais de 30 marcas. “E sem falar apenas em números, temos perfis diferentes de investidores, nem só o dinheiro movimenta o mercado, ideias também são de extrema importância. Não é apenas capital com capital, é visão, gestão e regionalidade”.
A pandemia causa insegurança, mas aí fica a pergunta: quantas crises o Brasil já passou? Cada uma diferente da outra, cada qual com sua gravidade, mas TUDO ISSO VAI PASSAR.