Funcionalidade permite que empreendedores recebam por suas vendas forma segura nas redes sociais e Apps de comunicação
POR: NR-7 Comunicação
A forma como o empreendedor se comunica com seus clientes faz parte da construção de imagem de uma marca que quer ter um relacionamento próximo aos seus clientes. Por isso, é importante ter uma consistência na estratégia durante toda jornada de compra e canais de contato com o cliente e as redes sociais passaram a fazer parte dessa jornada. Inicialmente utilizadas como canais de comunicação, essas mídias passaram a ser utilizadas como vitrine de produtos e promoções, canais de comunicação e, principalmente, como fonte de informações, sobre o vendedor e produto, para o consumidor na busca .
De modo geral, para o consumidor, a experiência de compra onde ele se sente confortável, precisa ser completa, desde a negociação até o momento de realizar o pagamento. E direcioná-lo a outro ambiente, ou outro canal, muitas vezes pode interromper o fluxo natural da venda. Ou seja, até no momento do pagamento, é preciso ter uma funcionalidade que mantenha uma boa experiência e principalmente segurança, por se tratar de um ambiente livre, onde o vendedor lida diretamente com o comprador.
Ampliar as estratégias de vendas além de um E-commerce e somar os esforços desses dois canais também tem sido uma estratégia para quem já vende por meio de uma loja própria e deseja ampliar vendas. Como é o caso da Luciana Prado Camara Rodrigues, CEO e fundadora da Maria Maria Enfance – loja online do segmento de bebês – que decidiu além do e-commerce fazer vendas por Instagram e WhatsApp. Hoje ela tem mais de 400 mil seguidores na rede social e disponibiliza um número de celular para todos que escolherem fazer as compras diretamente por lá. O crescimento da loja, no período de pandemia, somando seus canais digitais e seu e-commerce foi de 33,5%.
Por fim, escolher boas formas de pagamento é extremamente importante. Por meio das redes, é possível finalizar a venda enviando ao cliente um link de pagamento com os principais métodos de pagamento como cartão de crédito, boleto ou transferência eletrônica. Tanto a loja Maria Maria Enfance quanto outros clientes, utilizam o link de pagamento da Yapay, unidade de negócios do Grupo Locaweb, que ajuda, simplifica e dá segurança tanto a quem vende quanto a quem está realizando a compra. Principalmente porque o consumidor ao observar que o pagamento está sendo feito por uma empresa especializada ganha uma confiança para realizar a transação e, em contrapartida, o vendedor se protege contra tentativas de fraudes.
“Com o link de pagamentos o empreendedor que está começando a vender online não precisa ter uma loja virtual, ele pode iniciar vendas pelas mídias sociais, App´s de comunicação, oferecendo um meio de pagamento igual ao de um e-commerce de grande porte. Mas, isso não afasta a necessidade dele ter uma visão de crescimento e escalar até ter um e-commerce próprio. E também, é possível que aquele que já possui uma loja própria use a mesma funcionalidade para ampliar seus canais de venda para as redes sociais, é uma solução que oferece versatilidade”, explica Natália Tukoff, diretora comercial e de marketing da Yapay.
“É importante que o varejista saiba que existe uma gama de métodos de pagamentos que ele pode oferecer para o cliente, dentro do mesmo link. Tudo vai depender da maneira que ele achar mais conveniente e benéfica tanto para o seu negócio quanto para o seu consumidor, mas sempre lembrando que quanto mais métodos oferecidos, maior a chance da conversão do cliente final, com segurança”, completa a diretora.
Sobre a Yapay
A Yapay é uma plataforma de pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb – com mais de 10 anos de atuação no segmento de pagamentos, e oferece produtos com funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos. Para mais informações, acesse:www.yapay.com.br