O consumo por indulgência ganha destaque no comportamento do consumidor em um período tão difícil
POR: APPROACH COMUNICAÇÃO
O crescimento do consumo por indulgência vem crescendo desde que a pandemia se instalou em nosso país. O número de ocasiões que incrementou mais sobremesas dentro de casa, considerando o almoço e o jantar, foi de 4,7 milhões se comparado aos anos anteriores, de acordo com novo estudo da Consumer Insights, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
A pesquisa divulgada em abril revela que o brasileiro morador das regiões metropolitanas se tornou mais indulgente, isso quer dizer que ele – além de consumir algo pelo gosto e sabor -, está valorizando também a satisfação de qualidade e prazer que podem estar relacionadas ao produto. A pesquisa mostra ainda que os alimentos doces tiveram um crescimento desde o terceiro trimestre de 2020, ganhando mais participações durante ou após as refeições, estando em 62% delas.
E entre as sobremesas industrializadas mais escolhidas pelos entrevistados estão, em primeiro lugar, o chocolate, seguido pelas gelatinas. E com mais de 250 itens em seu portfólio, incluindo marshmallows e balas de gelatina, a Docile Alimentos percebeu esse aumento no mercado de indulgência e viu suas vendas crescerem, principalmente no e-Commerce.
O resultado da empresa de Lajeado-RS reflete uma realidade também revelada pela pesquisa do Kantar, que destaca o impulsionamento de compras dentro dos lares por meio do e-Commerce de pessoas que receberam o auxílio emergencial, além da procura por marcas premium. O benefício permitiu maiores gastos nesse momento, fazendo com que ¼ dos domicílios entrevistados contassem que estão investindo mais em si e em marcas que mais apreciam.
De acordo com a Docile, o faturamento de compras feitas pelo site da empresa cresceu 47% se comparados os meses de março de 2020 e 2021. Já em 2019 e 2020, este crescimento foi ainda maior: de 202%, representando uma evolução considerável, jamais vista antes pela fabricante de guloseimas. Segundo Ricardo Heineck, sócio-diretor da marca, seis entre os dez itens mais vendidos de janeiro até abril de 2021 eram da linha de marshmallows recheados.
“A Docile carrega em sua essência o propósito de criar um mundo mais doce. E num momento tão difícil como a pandemia, foi preciso buscar alternativas para seguir levando nossas guloseimas aos consumidores mesmo com as grandes lojas fechadas durante um bom tempo. Assim, usamos nossa criatividade para encantar as pessoas com campanhas e kits exclusivos oferecidos no nosso e-Commerce, permitindo que elas pudessem ter momentos de alegria e conforto apesar das dificuldades”, destaca Heineck.
Sobre a Docile Alimentos
A Docile Alimentos, marca 100% brasileira, está no mercado há 30 anos. Nascida pelo empreendedorismo familiar, a empresa tem em seu portfólio mais de 250 itens divididos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó. Confeccionados em equipamentos modernos, por profissionais especializados e um sistema de produção automatizado, a infraestrutura conta com dois parques fabris localizados em Lajeado/RS e Vitória de Santo Antão/PE. Todos os processos e produtos são certificados pela British Standards Institution Brasil (BSI Brasil) com o selo ISO 9001. Além disso, a Docile foi a primeira empresa de seu segmento a conquistar e ter renovada a reconhecida certificação internacional de segurança de alimentos FSSC22000. Produzindo mais de 2,6 milhões de quilos de guloseimas por mês, a companhia está presente no Brasil e em mais de 50 países.
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