Com entregas realizadas por bicicletas em quatro capitais brasileiras, companhia deixou de emitir cerca de 1 tonelada de CO2 somente no primeiro mês de realização
POR: FSB Comunicação
Comprometida em alcançar o impacto social neutro e zerar a emissão líquida de gases de efeito estufa de todas as operações até 2050, a Nestlé anuncia a entrega sustentável dos produtos NESCAFÉ Dolce Gusto para quatro capitais brasileiras. As compras realizadas no e-commerce da marca apresentam a entrega com o uso de bicicletas entre as opções de frete. Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo são as primeiras cidades a receberem a iniciativa, que conta com a transportadora Sequoia Green como parceira e responsável pelas entregas.
Durante o primeiro mês no ar, com mais de 400 pedidos selecionados para ‘entrega verde’, cerca de 1 tonelada de CO2 deixou de ser emitida, o equivalente ao que 210 árvores necessitariam sequestrar ao longo de um ano.
A iniciativa vem para somar ao compromisso de sustentabilidade da marca que realiza ações junto aos consumidores e às cooperativas de reciclagem desde 2019, quando passou a oferecer para o consumidor que adquire cápsulas via e-commerce da marca, uma sacola reciclável colorida para o descarte do material. Com a sacola, o consumidor pode dispensar as embalagens no sistema de coleta seletiva residencial ou em um dos mais de 40 pontos de descarte, e as cooperativas parceiras, treinadas para identificar e separar as cápsulas, vendem o material que posteriormente é transformado em diferentes objetos (porta-cápsulas, estojo, vaso, lixeira, etc).
“Logística sustentável é um grande desafio em um país com grandes questões de infraestrutura como é o Brasil. Nosso papel é promover e estimular mudanças em toda cadeia, trazendo junto nossos fornecedores e várias partes da sociedade para evoluírem conosco, chegando até o consumidor com uma entrega de produto com qualidade e sustentabilidade. Os primeiros resultados dessa iniciativa são surpreendentes”, comenta Tiago Buischi, gerente executivo de marketing de NESCAFÉ Dolce Gusto.
Descarte consciente
Em janeiro de 2020, NESCAFÉ Dolce Gusto iniciou a distribuição de sacolas de descarte para as cápsulas adquiridas via e-commerce em algumas regiões do País. Para reforçar a entrega sustentável, o consumidor que optar pela entrega de bicicleta nas quatro capitais participantes da iniciativa, receberá também uma sacola reciclável colorida para o descarte do material, que pode ser encaminhado para coleta seletiva ou entregue em um dos 40 pontos de descarte de cápsulas. Além disso, a Nestlé conta com uma parceria com o Cataki, aplicativo que reúne catadores para a retirada de material reciclável na residência do consumidor.
Iniciativa RE
A iniciativa RE (REduzir, REpensar, REcriar) tem como objetivo trazer mais transparência às ações que a companhia vem realizando em suas operações nos últimos anos em busca de maior eficiência e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, tendo também o grande papel de educar e abrir uma plataforma de diálogo com os consumidores, trazendo mais conscientização e ainda mais apoio ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular. Saiba mais: www.nestle.com.br/re.
Sobre a Nestlé
A Nestlé completa 100 anos no Brasil em janeiro de 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.