Setor vem passando por transformação digital; Grupo IRKO, há quase 65 anos no mercado, se destaca por aposta em soluções digitais e treinamento executivo de colaboradores
POR: betini comunicacao
A figura do contador como um profissional associado a questões meramente burocráticas, que em breve se tornará obsoleto graças à tecnologia, está ultrapassada. A exemplo de muitos outros no país, o setor de contabilidade tem se valido das inovações para acelerar seu processo de transformação. E, com as soluções digitais como aliadas, o contador vem assumindo função estratégica nas empresas.
“A tecnologia garante um serviço mais ágil e de excelência, e permite que o contador assuma um papel consultivo, oferecendo uma visão estratégica do negócio”, afirma Eduardo Luque, sócio do Grupo IRKO, boutique de serviços profissionais há quase 65 anos no mercado.
“Esse perfil de profissional ganha ainda mais importância em um momento desafiador como este para as empresas brasileiras. Com conhecimento contábil, fiscal e financeiro, ele possui uma visão abrangente do negócio e pode ajudar a companhia a melhorar sua performance e cortar custos”, diz.
A IRKO vem apostando na transformação digital e tem se destacado nesse processo. Nos últimos três anos, comprou duas fintechs, investiu na criação de soluções e softwares próprios, e tem diversificado suas atividades.
Além disso, criou um programa de treinamento interno, a Universidade IRKO, para preparar os profissionais para atuar de maneira mais estratégica. Em 2020, foram oferecidas centenas de horas em capacitação para o quadro de colaboradores da empresa, em todas as áreas de especialização técnica do Grupo IRKO: fiscal, contábil, trabalhista, financeiro, auditoria e consultoria.
A companhia também se voltou ao treinamento dos profissionais que ocupam cargos de gestão, para que estejam cada vez mais habilitados a atuar auxiliando seus parceiros a alavancarem suas operações e expandir seus negócios.
“O papel do contador é muito mais amplo e de valor agregado. Ele precisa, porém, se posicionar frente às empresas e aos seus pares – dizer a que veio e mostrar como pode ser útil para ajudar os negócios a prosperarem”, diz Edson Teixer, sócio à frente das operações da IRKO no Rio de Janeiro.
O Guia Salarial 2021, relatório produzido pela consultoria norte-americana Robert Half, corrobora com o posicionamento do grupo. De acordo com o documento, os profissionais de Contabilidade e Finanças estarão entre os destaques do mercado de trabalho neste ano. Eles “devem gastar menos tempo na operacionalização de informações e mais tempo em análises estratégicas”, diz o texto.
Essa evolução não é apenas uma tática de sobrevivência do profissional de contabilidade. É também mais lucrativa para os negócios, como indica uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), segundo a qual 61% dos clientes pagariam mais se o contador passasse a prestar um serviço de consultoria.
E os números da IRKO confirmam esses indicadores: desde que essas soluções começaram a ser implementadas, em 2018, o faturamento do grupo cresceu 65%.
Sobre o Grupo IRKO
Há quase 65 anos no mercado, o Grupo IRKO alia experiência e inovação para oferecer um amplo leque de serviços em assessoria contábil, fiscal e trabalhista, consultoria e auditoria. O grupo possui uma sólida carteira de clientes – de pequenas companhias a grandes multinacionais – e se diferencia da concorrência pela combinação entre equipes altamente especializadas e atendimento personalizado.