Com organização de Amâncio Jorge de Oliveira, coordenador do Caeni-USP, do Instituto de Relações Internacionais, e vice-diretor do Museu do Ipiranga-USP, o livro terá lançamento digital em webinário nesta semana; publicação é desdobramento do curso oferecido pelo Museu em março deste ano, com o mesmo tema
POR: Conteúdo Comunicação
No dia 26 de maio, quarta-feira, a partir das 18h, acontece o lançamento digital do livro Negociações Internacionais – Conceitos, Técnicas e Casos (Edusp, 2021). A publicação reúne resultados do trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni), núcleo de apoio à pesquisa da USP, e já está disponível no site da editora. Com a presença do organizador Amâncio Jorge de Oliveira, coordenador do Caeni-USP e vice-diretor do Museu do Ipiranga-USP, o evento que marca o lançamento do livro acontecerá via Zoom, mediante inscrição. Para se inscrever, acesse http://bit.ly/livro-caeni.
Ainda neste ano, em março, o Museu do Ipiranga, pertencente à Universidade de São Paulo, ofereceu o Curso de Capacitação em Negociações Internacionais, como um prenúncio do lançamento que ocorre agora. Com isso, foi possível testar em sala de aula os conceitos em uma linguagem mais acessível a leitores não especializados, sem perder o rigor teórico necessário a profissionais que atuam no campo das negociações, seja na área acadêmica, privada ou governamental.
Resultado de extenso trabalho de pesquisa, o livro traz reflexões sobre a melhor forma de superar os conflitos. Com base em conceitos, técnicas e estudos de casos, a publicação abre caminho para se pensar novos espaços que ampliem o diálogo entre os atores e levem a uma maior cooperação. A proposta não é oferecer um conhecimento aprofundado em cada uma das abordagens discutidas, mas apresentar uma visão de conjunto e um guia, com vistas a contribuir para a formação de analistas, pesquisadores e negociadores globais.
Sobre o Caeni-USP
Criado na Universidade de São Paulo em 2005, o Caeni reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diversas áreas do conhecimento, especialmente ciência política, relações internacionais e economia política internacional. Desde sua fundação, o centro vem se dedicando ao ensino de negociações internacionais na graduação, na pós-graduação e em cursos de extensão universitária para representantes do setor privado e do setor governamental.
Sobre Amâncio Jorge de Oliveira
Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pelo Instituto de Relações Internacionais da USP. É pesquisador CNPq-nível 2, coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-IRI). Foi secretário executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (2009 a 2012) e presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI-USP (2009 a 2013) Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negociações internacionais, política externa e empresariado. Desde 2020, é o vice-diretor do Museu Paulista da USP.
SERVIÇO
Lançamento do livro Negociações Internacionais – Conceitos, técnicas e Casos
Amâncio Jorge de Oliveira (org.)
26 de maio, quarta-feira, via Zoom: https://zoom.us/j/99619949826
18h – Abertura
Antonio Carlos Hernandes, Vice-Reitor e Coordenador do PIPLDE
Carlos Brandão, Presidente da EDUSP
Valéria de Marco, Vice-Presidente da Comissão Editorial EDUSP
18h30 – Apresentação do Livro
Amâncio Jorge de Oliveira, coordenador do Caeni-USP
Museu do Ipiranga – USP
Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br.
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.
Patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Banco Safra, Honda, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler e Novalis.