Na semana do meio ambiente, empresas anunciam investimentos em iniciativas em favor de uma economia mais verde, uma preocupação que pauta a trajetória de empresas como o Grupo Sabin, que atua amparada nos seus pilares ESG
POR: FSB
Celebrado neste sábado, 05, o Dia Mundial do Meio Ambiente provoca o mundo corporativo global a somar esforços para se encaixar à uma necessidade cada vez mais latente do mercado: um olhar mais atento ao planeta.
Esse cuidado é tão relevante que nos últimos anos o termo que identifica as práticas socioambientais implementadas nas empresas, ESG (Environmental Social Governance – em português, Ambiental, Social e Governança), se tornou uma dos mais pesquisadas dos sites de buscas. São companhias dos mais diversos portes tentando entender a complexidade das questões socioambientais e se encaixar diante de uma nova realidade, que exige das lideranças um pensamento mais ativo em práticas e soluções sustentáveis, por meio de um plano tangível e uma atuação que garanta geração de valor a longo prazo.
A aceleração, que provocou a consciência sobre os impactos das empresas no meio ambiente e na sociedade, foi impulsionada por fatores como mudanças climáticas, desigualdade social e os reflexos da pandemia. Apontado como aliado da pauta ambiental global, o termo ESG não é novo – ele foi apresentado em 2005, no relatório “Who Cares Wins”, do IFC com o Pacto Global – mas é hoje o catalisador das condutas e iniciativas das empresas e norteador de investimentos.
Referência em medicina diagnóstica, o Grupo Sabin tem nos conceitos de ESG os pilares estratégicos de sua atuação. Há mais de três décadas no mercado, a empresa reitera continuamente seu compromisso como com a redução dos impactos ambientais de suas práticas, investimentos contínuos em sustentabilidade social, além de uma governança corporativa que influencia um contexto empresarial mais ético e positivo. “O compromisso com a sustentabilidade há anos norteia nossa estratégia empresarial e é o foco de investimentos, contribuindo para ampliação dos impactos positivos nos ecossistemas que participamos”, declarou a Presidente da empresa, Lídia Abdalla, em encontro virtual que reuniu gestores de diversos setores para debater o tema.